macbethMacbeth é simplesmente uma das obras tragédias mais marcantes de William Shakespeare, que inspirou mais de 50 de filmes desde 1898 e a ideia do diretor Justin Kurzel (Snowtown) era produzir em 2015 para o grande público uma nova versão cinematográfica de uma literatura de altíssimo nível, e para isso ele apostou em nomes de peso como Marion Cottilard e Michael Fassbender.

“Macbeth” é uma história épica de sangue, névoa e guerra. O protagonista é um homem consumido pela ambição e sede de poder, o general escocês Macbeth, quando em guerra, avista três bruxas de guerra que trazem uma profecia que mais parece um mau agouro: um dia ele se tornará o Rei da Escócia.

macbeth-2Esta previsão o deixa em frenesi.

Como reagir? O que fazer? Que decisões tomar?

Motivado por sua esposa, ele assassina o Rei Duncan e toma o trono para si, achando este ser o curso normal do seu destino, porém, a culpa começa a consumi-lo, e isto o leva a vários surtos psicóticos e divagações sobre seu futuro. Ele se torna um rei odiado, um líder tirano e impiedoso que se vê em um ciclo de assassinatos para se manter no poder e proteger sua família.

Macbeth acabou de retornar da guerra e ainda esta traumatizado pela violência que viu, isto sem esquecer de seu conturbado casamento com Lady Macbeth, que ainda não superou a perda do filho. Ela é ambiciosa e o usa como ferramenta para cometer atrocidades que ela mesma não poderia.

macbeth-4E não, tudo que eu disse até agora não pode ser considerado um spoiler, afinal, o diretor seguiu quase a risca a narrativa dessa tragédia shakespeariana.

O filme, cercado de traição e morte, conta com uma fotografia excelente, mas que ainda assim não prende, mas emociona. As cenas de batalha e a cena final são bem fortes, mas não levam as duas horas de filme, e se você não estiver no clima talvez você sinta um leve cansaço.

Ok, o elenco é impecável! A direção de arte também é muito boa e a francesa Marion Cottilard e o alemão Michael Fassbender vestem figurinos de época muito bem trabalhados. Mas adaptar Shakespeare para o cinema em pleno Século 21 não é fácil.

macbeth-3Macbeth dividiu opiniões em Cannes, muitos disseram que o filme passa longe da obra original chegando a mencionar que Kurzel não adaptou com qualidade o texto de um dos maiores dramaturgos da história mundial. Entre críticas e muitos aplausos, a ideia era adaptar um clássico rebuscado para um público jovem, de escola, que muitas vezes tem certos bloqueios para este tipo de leitura, e a impressão que fica é que o diretor acredita piamente que o filme vai cativar os espectadores.

“Macbeth é uma grande produção para as massas. A cada quatro horas, há uma produção da obra, numa parte qualquer do mundo. É uma peça muito apreciada. Shakespeare já escrevia peças deste tipo muito antes da série ‘Guerra dos Tronos’ existir. É fantástico encenar este texto para o cinema e mostrar as paisagens”, disse o realizador.

“Macbeth” chega a várias salas de cinema europeias e aqui no Brasil poderá ser conferido nas telonas a partir de 24 de dezembro e é o típico filme que ganha prêmios ao redor do mundo apenas pela ousadia de existir.

Trailer:

Macbeth: Ambição e Guerra
Direção: Justin Kurzel
Roteiro: Todd Louiso e Michael Lesslie
Autor do texto original: William Shakespeare
Elenco: Michael Fassbender, Marion Cotillard, David Thewlis, Paddy Considine, Jack Reynor, Sean Harris, Elizabeth Debicki, David Hayman
Duração: 113 minutos

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/12/macbeth-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/12/macbeth-1-300x300.jpgVini MoreiracinemaNós assistimosDavid Hayman,David Thewlis,Elizabeth Debicki,Jack Reynor,Justin Kurzel,Macbeth,Marion Cotillard,Michael Fassbender,Michael Lesslie,Paddy Considine,Sean Harris,Todd Louiso,William ShakespeareMacbeth é simplesmente uma das obras tragédias mais marcantes de William Shakespeare, que inspirou mais de 50 de filmes desde 1898 e a ideia do diretor Justin Kurzel (Snowtown) era produzir em 2015 para o grande público uma nova versão cinematográfica de uma literatura de altíssimo nível, e para...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe