Como resumir Homem-Aranha: De Volta ao Lar numa única frase? “Este não é o Homem-Aranha de seus pais”.

A premissa do filme é simples: após sua participação na Guerra Civil, Peter Parker está ansioso e quer mais missões, porém seu mecenas (o Homem de Ferro) acha que ele ainda não está pronto. Enquanto espera uma ligação de Tony Stark, Peter vai levando sua vidinha de adolescente. Quando o Abutre, vilão que rouba tecnologias alienígenas cruza seu caminho, o jovem encontra uma ocasião perfeita para provar seus méritos, o que acaba não agradando Stark.

Apesar da premissa que lembra as clássicas aventuras do Aranha, o filme te pergunta: o que aconteceria se Stan Lee e Steve Ditko tivessem criado o Homem-Aranha em 2017?

O mundo mudou e “Homem-Aranha: de volta ao lar” é uma selfie deste novo momento. Eles atualizam a essência dos personagens deixando-as críveis para a nova geração sem ofender os fãs mais antigos. Quer exemplos?

As relações estudantis e interpessoais mudaram? O mundo exige representatividade? O elenco não só é multicultural como beira o politicamente correto a ponto de transformar o Bully Flash Thompson (Tony Revolori) num colega chato que sempre repete a mesma piada infantil, Ned Leeds (Jacob Batalon) num alívio cômico rotundo samoano ou peruano e Liz Allan (Laura Harrier) numa mulata.

Os novos velhos não entregam a idade? A Tia italiana gata do Peter Parker (Tom Holland) usa óculos, tem suas mãos envelhecidas mostradas em muitas cenas, mas nunca perde o glamour; como o Abutre Bad Ass interpretado pelo Michael Keaton também não aparenta a idade que tem, ninguém vai pensar que esta é a história de um adolescente que troca tapas com um idoso de ceroulas.

Transformar o Abutre num ladrão de lixo exotecnológico que comercializa armas confeccionadas pelo Consertador (Michael Chernus) foi uma sacada de gênio, afinal, abutres se alimentam de restos. As asas tecnológicas e a roupa de aviador com detalhes que lembravam o pássaro também deram um tom mais realista ao personagem.

Outra possível polêmica evitada seria um possível triangulo amoroso entre dois adultos e um adolescente. Como Ned Leeds e Betty Brant agora são colegas de colégio de Peter, eles poderão se envolver sem culpa. Nos quadrinhos, os dois trabalham no Clarim e são bem mais velhos que Peter. Betty, aliás, é a loirinha que todos diziam ser a nova Gwen Stacy.

Sentiu falta de Gwen Stacy, Harry Osborne e Mary Jane Watson? Eles não existiam nessa fase do personagem e seus interesses românticos eram Liz Allan e Betty Brant. Trazer esta fase do personagem para os cinemas deu o descanso merecido para a imagem destes personagens icônicos que podem retornar noutro momento.

A suposta onipresença de Tony Stark (Robert Downey Jr) comprometeu o filme? Ele até apareceu bastante, mas quem realmente esteve o tempo todo ao lado do Aranha foi Happy Hogan (Jon Favreau), um dos personagens que voltaram do limbo neste filme.

A dinâmica de Peter com os personagens do núcleo Stark é interessante, principalmente porque eles não levam o novato muito a sério e chegam a tratá-lo como incômodo em alguns momentos, o que afeta diretamente a baixa autoestima do personagem.
Tem easter eggs e cenas pós-créditos? Sim.

Temos referências a uma cena clássica desenhada por Steve Ditko, aparições de vilões que anunciam o filme do sexteto sinistro, o Gatuno fala sobre seu sobrinho que nos quadrinhos é o Aranha Ultimate. E tem duas cenas pós-créditos. Enquanto a primeira anuncia o Sexteto Sinistro, a segunda é uma (divertida) bobagem sem tamanho.

O filme merece uma nota dez? Não, mas ganha um nove que também é boa. Ele dá umas derrapadas. Uma delas é a Michelle, personagem interpretado pela atriz Zendaya, que foi falsamente apresentada como o par romântico de Peter. A suposta MJ é praticamente uma figurante com falas que aparece em pouquíssimas cenas.

O CGI do Abutre também poderia ter sido um pouco melhor, e há cenas em que os efeitos do amigão da vizinhança também falham, mas nada que comprometa a sua diversão.

O filme é divertido, engraçado, com personagens bem escritos e você entende suas motivações e tem ótimas cenas de ação. Com certeza, pode-se dizer que a parceria Sony / Marvel Studios funcionou.

Confira. Vale o ingresso.

Trailer:

Homem-Aranha: De Volta ao Lar
Direção: Jon Watts
Roteiro: Jon Watts, John Francis Daley, Jonathan M. Goldstein, Christopher D. Ford, Erik Sommers, Chris McKenna
Diretor de fotografia: Salvatore Totino
Trilha Sonora: Michael Giacchino
Elenco: Tom Holland, Michael Keaton, Robert Downey Jr., Marisa Tomei, Jon Favreau, Gwyneth Paltrow, Zendaya, Donald Glover, Jacob Batalon, Laura Harrier, Bokeem Woodbine, Tony Revolori, Herman Schultz
Produção Executiva: Victoria Alonso, Louis D´Esposito, Jeremy Latcham, Stan Lee, Patricia Whitcher
Produção: Kevin Feige, Amy Pascal
Empresas envolvidas: Marvel Studios, Columbia Pictures, Pascal Pictures
Distribuição nacional: Sony Pictures

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/07/homem-aranha-de-volta-ao-lar-8.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/07/homem-aranha-de-volta-ao-lar-8-150x150.jpgAlexandre DassumpcaocinemaNós assistimosAmy Pascal,Bokeem Woodbine,Chris McKenna,Christopher D. Ford,Columbia Pictures,De Volta ao Lar,Donald Glover,Erik Sommers,Gwyneth Paltrow,Herman Schultz Produção Executiva: Victoria Alonso,Homem-Aranha,Jacob Batalon,Jeremy Latcham,John Francis Daley,Jon Favreau,Jon Watts,Jonathan M. Goldstein,Kevin Feige,Laura Harrier,Louis D'Esposito,Marisa Tomei,Marvel Studios,Michael Giacchino,Michael Keaton,Pascal Pictures,Patricia Whitcher,Robert Downey Jr.,Salvatore Totino,Sony Pictures,Stan Lee,Tom Holland,Tony Revolori,ZendayaComo resumir Homem-Aranha: De Volta ao Lar numa única frase? “Este não é o Homem-Aranha de seus pais”. A premissa do filme é simples: após sua participação na Guerra Civil, Peter Parker está ansioso e quer mais missões, porém seu mecenas (o Homem de Ferro) acha que ele ainda não...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe