Adaptação da HQ desenhada pelo brasileiro Mateus Santolouco é uma das melhores surpresas da temporada

Quando o editor do Impulso HQ me enviou um sms perguntando se eu poderia comparecer a exibição para imprensa do filme Dose Dupla que entrou em cartaz na última sexta-feira, 13 de setembro, eu não sabia nada a respeito, mas topei. E foi a melhor coisa que eu fiz!

Dizer que eu não sabia nada é exagero, afinal, sabia que o filme é adaptação de uma história em quadrinhos desenhada pelo brasileiro Mateus Santolouco, e é estrelado por Denzel Washington e Mark Wahlberg, dois atores que gosto muito. Fora isso não sabia mais nada, até porque o quadrinho é inédito aqui no Brasil.

Nada disso me impediu de curtir um dos melhores filmes da temporada. A trama é bem interessante: imagine dois agentes infiltrados numa quadrilha de traficantes de drogas, Robert Trench (Denzel Washington) e Michael Stigman (Mark Wahlberg), o primeiro, agente da narcóticos, o outro da inteligência da marinha, porém, apesar de serem parceiros no crime, nenhum tem conhecimento da origem do outro, ou seja, para cada um deles o companheiro não passa de um criminoso desprezível, e descartável.

Após um golpe mal sucedido um deles trai o parceiro, porém, o pior ainda está por vir. O traidor também é traído pelos mandantes do crime dando início a uma espiral de traições envolvendo não só o cartel do tráfico, mas também a CIA, o departamento de narcóticos e oficiais corruptos da marinha. A única saída para os dois agentes é unir forças para tentar esclarecer o caso e, é lógico, limpar seus nomes.

Nesse ponto a história pode até não parecer tão original assim, mas é justamente a quantidade de reviravoltas do roteiro que surpreende e mantém a atenção do espectador.

Tanto Denzel Washington quanto Mark Wahlberg seguram bem o filme, fazendo a linha tira bom e tira mau, com destaque para Wahlberg, que faz os músculos da dupla, interpretando de forma exemplar o tipo de cara que não planeja quase nada, e acaba resolvendo tudo na porrada.

Já a atuação de Washington, apesar de ser boa, parece uma repetição de seu personagem no filme Dia de Treinamento. Por ser um excelente ator ele se sobressai, porém sua presença não chega a ofuscar Mark Wahlberg, que não se mostra nem um pouco intimidado por dividir a tela com um ganhador do Oscar.

O restante do elenco também não faz feio, aliás, os produtores escolheram muito bem os atores que dão apoio aos protagonistas com destaque especial para o veterano Edward James Olmos, que em alguns momentos rouba a cena como um chefão mexicano do tráfico de drogas. A novata Paula Patton, que tem poucos filmes no currículo, também não faz feio na função de algo que é quase um par romântico, mas que tem uma função essencial para o desfecho do enredo. Até o inexpressivo James Marsden se sai bem na pele de um vilão, um trabalho bem mais interessante que os heróis que ele costuma fazer nas telas.

O final não será revelado aqui, mas como se trata de um filme de Hollywood você já pode imaginar como termina, deixando até uma abertura para uma possível continuação. Pois é, o desfecho em parte é previsível, mas a forma como se chega nele é bem criativa, o que acrescenta um charme a mais a produção.

Talvez o único ponto negativo do filme seja os créditos, pois apenas o escritor da história em quadrinhos original, Steven Grant, foi citado. Simplesmente esqueceram do desenhista brasileiro Mateus Santolouco, como se o desenhista não tivesse nenhuma importância na criação da história.

É uma pena que nenhuma editora brasileira tenha se interessado em lançar a revista por aqui, assim poderíamos comparar a obra original com a adaptação, mesmo assim, vale a pena assistir o filme, que é diversão garantida!

Trailer:

Dose Dupla
Lançamento: setembro de 2013
Nacionalidade: Americana
Gênero: Ação
Duração: 1h 49min
Direção: Baltasar Kormákur
Roteiro: Blake Masters
Elenco: Denzel Washington, Mark Wahlberg, Paula Patton, Bill Paxton, Fred Ward, James Marsden, Edward James Olmos.

Fred TavarescinemaNós assistimosBaltasar Kormákur,Bill Paxton,Blake Masters,Denzel Washington,Dose Dupla,Edward James Olmos,Fred Ward,James Marsden,Mark Wahlberg,Mateus Santolouco,Paula Patton,Steven GrantAdaptação da HQ desenhada pelo brasileiro Mateus Santolouco é uma das melhores surpresas da temporada Quando o editor do Impulso HQ me enviou um sms perguntando se eu poderia comparecer a exibição para imprensa do filme Dose Dupla que entrou em cartaz na última sexta-feira, 13 de setembro, eu não...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe