Batman-Vs-Superman-2Um dos filmes mais aguardados da história das adaptações finalmente chega às telonas! Batman Vs Superman – A Origem da Justiça estreou na última quinta-feira, dia 24 de março e esse texto irá relatar (COM SPOILERS) sobre as qualidades e defeitos do filme.

No começo o filme acerta focando em uma ideia excelente: todas as consequências criadas pelo Super-Homem no seu filme anterior pelo ponto de vista dos civis. Isso remete bastante a Marvels, série em quadrinhos de Kurt Busiek e ilustrada por Alex Ross, que mostra exatamente isso. Um civil em um mundo de super-heróis. Claro que Bruce Wayne não pode ser considerado exatamente um civil, mas até o posicionamento das câmeras mostra a fragilidade das pessoas em relação ao que estava acontecendo.

Batman-Vs-Superman-1Após essa sequência começa uma narrativa que pode confundir muitas pessoas. Por quê? Porque ela não é linear, não conta uma única historia nem por um único ponto de vista. São mostradas ao mesmo tempo, em cortes, diversas conversas, cada uma fazendo parte de uma ideia diferente. Não é garantido que todos irão entender, pois à primeira vista, parecem apenas conversas aleatórias jogadas na tela, porém, acreditem, todas fazem sentido e isso vai se mostrando com o passar do tempo do filme.

A sensação é que no começo fosse jogado um gigantesco quebra-cabeça nas mãos dos espectadores e com o passar do filme, as dicas eram dadas para que nós montássemos. Se isso é algo bom ou não, vai da interpretação de cada um.
O enredo vai além do que foi mostrado nos trailers, e acreditem, não, os trailers não contaram tudo sobre o filme. Foco para o personagem de Jesse Einsenberg, Lex Luthor, pois graças a ele o roteiro se desenvolve. Henry Cavill voltou como Super-Homem e desta vez os conflitos morais estão muito visíveis. Ele sabe que fez para salvar o mundo, mas que a humanidade não deixará passar as muitas vidas que foram perdidas com a destruição de Metropolis. E entre essas muitas vidas estão várias das quais Bruce Wayne se importava, o que serve de motivação para a guerra começar.

Batman-Vs-Superman-3Ben Affleck apresenta um Batman que consegue equilibrar o lado detetive com o lutador, e como prometido, O Cavaleiro das Trevas está mais sádico e agressivo do que nunca. Alfred, interpretado por Jeremy Irons, mesmo aparecendo pouco, demonstrou sua preocupação com o “Patrão Bruce”, embora já esteja bem mais acostumado à suas ações do que as outras versões.

Lex Luthor foi, em minha opinião, o personagem mais bem explorado do filme, junto com Batman. A personalidade dele pode não ser a que estamos acostumados. Einsenberg procurou trazer seu lado “Mark Zuckerberg” adicionando um ego gigantesco e planos que deixam as pessoas maravilhadas e furiosas com sua megalomania. As pessoas que não gostaram do personagem, em sua maioria, são aquelas que viram uma má adaptação, entretanto esse é o começo do Universo Cinematográfico DC e ainda tem muito mais por vir, incluindo uma abordagem mais seria para ele.

Batman-Vs-Superman-4Gal Gadot pode ser considerada a grande surpresa dessa produção. Ovacionada em todas as cenas que apareceu, a atriz deu um show tanto como Diana quanto na luta final como Mulher Maravilha.

No filme inteiro há diversas referencias de quadrinhos, o que é um gigantesco ponto positivo. Como adaptação de varias HQs, o filme está de parabéns. E as aparições de Ciborgue, Flash e Aquaman, embora curtíssimas, deixaram um gostinho de quero mais do que está por vir.

Porém, o maior contraponto é justamente o qual o filme inteiro foi vendido. O titulo do filme é “Batman Vs Superman”, os trailers mostraram muita porradaria entre os dois, até mesmo Lex Luthor disse “a maior luta de gladiadores de todos os tempos”. E a luta entre os dois foi curta até demais e deixa a sensação de “já acabou?”, devido às subtramas que estavam convergindo naquele exato momento. Não desmerecerei Zack Snyder, porém ele tinha em suas mãos um conteúdo pra fazer um filme nota 12 e fez um filme nota 9.

Batman-Vs-Superman-5Curiosamente, a crítica está se dividindo entre as opiniões dos fãs contra as dos críticos e entendedores de cinema e quadrinhos. Será que o filme é tão ruim que não dá para assistir como algumas críticas estão apontando. Não é bem assim. Para dar uma visão diferente à esse texto abaixo coloco o texto de alguém que não acompanha de perto essas questões.

“A visão de uma leiga que nunca leu uma HQ da Liga da Justiça, mas que assistia o desenho animado no SBT durante o almoço.” – Texto de Aline Dias.

“Muitas pessoas quando vão ver um filme de super-herói já leram as HQs e já sabem o que esperar. Eu definitivamente não sou uma dessas pessoas. Tudo é extrema novidade para mim. Claro que isso faz eu me sentir deslocada quando meus amigos dizem “mas não é assim na HQ!”, afinal eu não li os quadrinhos, logo tenho uma visão completamente diferente.

Batman-Vs-Superman-7Assisti Batman Vs Superman sem fazer ideia de como a história seria. Fiquei feliz pelo filme ter algumas referências ao filme anterior do Superman (sinto que eles pensaram nos fãs leigos como eu <3). Um personagem que realmente me cativou (e eu não esperava que fosse gostar) foi o Lex. Seus traços de personalidade e modo de se expressar exauriu uma característica tão psicopática que eu não pude deixar de me cativar por ele.

O romance de Clark e Lois se fez bastante presente, mas, além disso, também há o drama (Batman e os outros cidadãos se virando contra o Superman o chamando de “Falso Deus”), emoção (a luta tem curta duração, porém grande impacto emocional… Eu chorei), ação (principalmente pela Diana, minha diva, heroína, que PQP é forte pra cacete).

Batman-Vs-Superman-6Quando a gente acha que tudo está de boa chega o Apocalipse e TCHARAM você tem mais 1 hora de trama, aparições de outros heróis (porém sem uma participação efetiva), e diversas outras emoções que podem ser vivenciadas em cada minuto das 2hrs e meia de filme.”

***

O filme é muito bom sim, mas confuso no começo e arrastado em algumas partes. No geral, vale sim e muito a pena assistir e as críticas negativas são válidas para Snyder, desde que coerentes. A crítica está pesando em argumentos repetidos como “o filme está muito próximo dos quadrinhos” e “o filme todo é épico, o que torna nenhuma cena memorável” como posições negativas.

Apesar de esperar mais sobre BvS, o filme construiu o alicerce para a expansão do Universo Compartilhado Cinematográfico DC, e isso já pode ser considerado um grande mérito.

Trailer:

Batman vs Superman: A Origem da Justiça
Direção: Zack Snyder
Roteiro: Chris Terrio, David S. Goyer
Duração: 2h33min
Trilha Sonora: Hans Zimmer e Junkie XL
Elenco: Ben Affleck, Henry Cavill, Gal Gadot, Jesse Eisenberg, Amy Adams, Lawrence Fishburne, Diane Lane, Jason Momoa, Ezra Miller, Michael Shannon, Jeremy Irons, Holly Hunter
Distribuidora: Warner Bros.
Classificação Indicativa: 12 anos

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/03/Batman-Vs-Superman.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/03/Batman-Vs-Superman-300x281.jpgMatheus ZucacinemaNós assistimosA Origem da Justiça,Amy Adams,Batman,Ben Affleck,DC,Diane Lane,Ezra Miller,Gal Gadot,Henry Cavill,Holly Hunter,Jason Momoa,Jeremy Irons,Jesse Eisenberg,Lawrence Fishburne,Michael Shannon,Superman,Warner Bros,Zack SnyderUm dos filmes mais aguardados da história das adaptações finalmente chega às telonas! Batman Vs Superman – A Origem da Justiça estreou na última quinta-feira, dia 24 de março e esse texto irá relatar (COM SPOILERS) sobre as qualidades e defeitos do filme. No começo o filme acerta focando em...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe