Atualmente, o Universo DC conta com a equipe dos Renegados, grupo “pró-ativo” em relação aos ataques e estratagemas dos supervilões. Com essa premissa, em que os heróis deixam de agir como “bombeiros” e passam a atuar como “caçadores”, figuras como Batman, Geoforça, Katana, Asa Noturna, Jade, Metamorfo, Arqueiro Verde, Caçador de Marte e outros empreendem voluntariosa batalha contra o crime…

Mas os primórdios da equipe e seu conceito foram forjados há quase três décadas pelo escritor Mike W.Barr (Camelot) e pelo desenhista Jim Aparo (Batman). Conheça agora, os Renegados originais.

Anos atrás o Barão Bedlam (não o vilão de Apokolips) invadiu e dominou a Markóvia, um pequeno reino na Europa oriental. As cidades foram tomadas pelo caos, vários estrangeiros foram capturados, entre eles Lucius Fox, alto executivo das empresas Wayne que havia sido enviado pelo próprio Bruce momentos antes da insurreição.Batman estava caçando um traficante quando tomou ciência da situação e imediatamente convocou uma reunião da antiga Liga da Justiça.

O Cavaleiro das Trevas propôs invadir a Markóvia, mas isso foi recusado pelo Superman, que temia uma piora da situação caso os membros da Liga viessem a interferir em assuntos internos de qualquer país. Batman, revoltado, abandona a equipe.

Esse momento é curioso e tenso. Curioso, pois vemos o anárquico Arqueiro Verde surpreender-se com a decisão de Batman… Já a “tensão” está presente quando o Morcego demonstra não ter papas na língua quanto a seus ideais, desafiando (e menosprezando) o Superman e qualquer outro que tentasse impedi-lo.

Melhores frases:
“Você fez isso. Eu não” cortando o Superman que acabara de falar que havia dado sua palavra a ONU de que ninguém da Liga iria interfeir. Segue um sonoro “Muito bem, nesse caso, a partir de agora eu estou fora da Liga”.

“Nunca quis que as pessoas me imitassem, apenas que me temessem” respondendo a afirmação da Mulher Maravilha de que a Trindade sempre foi um exemplo pros demais.

“Eu ouvi o grito dos moribundos, das vítimas do crime e da injustiça. Eu jurei que faria todo o possível para proteger as pessoas. Se alguém quiser me deter, vai ter que me matar” para um “mas” do Super.

____________________________

Em companhia do herói Raio Negro, Batman vai à Markóvia, onde encontra outros superseres em ação: Halo (uma garota sem memórias, capaz de voar e com poderes diferentes advindos de cada cor de sua aura), Katana (uma samurai em busca de vingança contra um general do exército de Bedlam) e Metamorfo (Rex Mason em busca da Doutora Helga Jace, cientista da Markóvia que em teoria era capaz de encontrar uma forma de reverter sua transmutação).

Nesse ínterim, o governo destituído toma suas próprias medidas para combater o usurpador, e concede super poderes ao príncipe Brion Markov, que vem a se tornar o Geoforça através de uma máquina criada pela Dra.Helga.

Sob a liderança de Batman, os meta-humanos derrotam Bedlam e fundam a equipe dos Renegados. Um dos momentos mais divertidos é forma como o grupo é batizado.

Batman identifica o potencial do time com a Liga antes das regras se tornarem mais importantes que as ações… Assim, o Cavaleiros da Trevas decide voltar a trabalhar numa equipe. Ele promete ajudar Halo a descobrir seu passado, ensiná-los a usar seus poderes… E quando está tudo “certo” para a recém-formada equipe, Metamorfo questiona: “Um bando de renegados como nós? Até que pode dar certo, mas como vamos nos chamar”. “Você já disse, os Renegados! O que acha, Batman?”… “Na falta de um nome melhor, acho que esse serve” responde a Geoforça.

Os desenhos de Jim Aparo dão um ar “clássico” a essas histórias de origem, garantindo seu lugar entre outras edições lendárias em que supergrupos unem força pela primeira vez.

Os Renegados tiveram sua base em Gotham City inicialmente. Ocorreram diversas aventuras em que se ergueram os principais inimigos do grupo, como o Quinteto Mortal e novos vilões concebidos pelo escritor Mike W. Barr. Houve ainda um crossover com os Novos Titãs de Marv Wolfman e George Pérez – e um ponto alto é Dick Grayson problematizando o fato de Bruce se quer ter revelado sua identidade para o grupo (fato que se estenderia cronologicamente por anos, até por volta do evento conhecido como Noite Final).

A equipe fez uma breve aparição no encerramento da saga titânica intitulada Contrato de Judas, e Brion Markov, o Geoforça foi “polpado” da verdade sobre os Atos de sua irmã, a traidora Terra.

Entre as aventuras do time cabe dizer que os Renegados lutaram no mega-evento-cósmico conhecido como Crise nas Infinitas Terras, sendo que o Geoforça foi um dos heróis recrutados pelo Monitor. Tempos depois Batman descobriu que Halo era uma alienígena que havia sido ferida mortalmente, buscando “refúgio” no corpo de Violet Harper, uma assassina.

Uma heroína pouco conhecida chamada Ventania veio a se unir as fileiras da equipe, mas não demorou para que começassem a acontecer conflitos ideológicos (e metodológicos) entre Batman e o restante do grupo. No melhor estilo, “a história se repete”, Bruce abandona a equipe. Como conseqüência, os demais membros se mudaram para Los Angeles, onde a Lia Biggs se torna a heroína Divina e se junta a eles – levando o grupo a se aventurar no reino subterrâneo da Abyssia, profundamente abaixo dos alpes suíços, e fazer novos e perigosos inimigos.

O último membro a integrar a superequipe foi o Cavaleiro Atômico, um ex-funcionário dos Laboratórios Delta que desenvolveu uma armadura impressionante. Jim Aparo desenhou os Renegados por cerca de quarenta edições, sendo substituído pelo talentoso Alan Daves.

Barr manteve-se constante em roteiros dinâmicos e abordagem inovadoras desde o início – Mike Barr foi o roteirista de revistas excelentes como Batman Ano II, Batman, o Filho do Demônio e o épico Camelot 3000.
Logo, graças a Geoforça, os Renegados passaram a ser financiados pelo governo da Markóvia, embora não precisassem prestar contas a seus dirigentes. Uma saga de grandes proporções veio marcar o fim do que seria entendido como o “primeiro volume” dos Renegados: Milênio. Eles foram traídos pela Dra. Helga Jace que na verdade era uma espiã infiltrada dos Caçadores Cósmicos. A consultora cientifica da equipe assassinou Metamorfo e morreu em seguida.

Enfrentando os Caçadores nos subterrâneos da Márkovia, Halo é seriamente ferida e entra estado de coma, sobrevivendo numa câmara hiperbárica e ficando sob os cuidados da amiga Katana. Divina reverte-se a seu estado original, a indefesa Lia Biggs. Tais fatos levam o grupo a se dissolver.

Raio Negro continuou a atuar esporadicamente nas ruas de Gotham. Com a morte de seu irmão, o príncipe Greg, Geoforça passa ajudar sua cunhada, a rainha Ilona, a governar a Markóvia. Embora Metamorfo tenha renascido misteriosamente graças à bomba meta-humana liberada pelos alienígenas Dominions durante a Invasão, os Renegados nunca mais se reuniram. Até a Markóvia ser invadida muitos anos depois por vampiros, dando início ao volume dois! Mas isso é uma outra história…

Dennis RodrigoartigosBatman,DC Comics,Jim Aparo,Mike W.Barr,outsiders,RenegadosAtualmente, o Universo DC conta com a equipe dos Renegados, grupo “pró-ativo” em relação aos ataques e estratagemas dos supervilões. Com essa premissa, em que os heróis deixam de agir como “bombeiros” e passam a atuar como “caçadores”, figuras como Batman, Geoforça, Katana, Asa Noturna, Jade, Metamorfo, Arqueiro Verde,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe