11-de-setembro

Há 16 anos acontecia um dos maiores, senão o maior, ataque terrorista de todos os tempos, o ataque ao World Trade Center, as famosas Torres Gêmeas. Muitos acordaram, ligaram a TV e não enterram muito bem o que havia acontecido. Ainda não estávamos acostumados a termos como "homem bomba", "lobo solitário" e "carros bomba".

O impacto dessa tragédia não passou em branco nas páginas da nona arte e de lá pra cá, muitas foram as histórias que retrataram o fato que marcou a humanidade. Acompanhe a nossa lista com algumas HQs que tem ou citam o ataque terrorista que também mexeu e muito com autores e até mesmo na própria indústria dos quadrinhos.

Capitão América - O Novo Pacto

O Capitão América, um herói que tem as suas aventuras inspiradas no mundo real, retratou em suas páginas os fatos acontecidos em 11 de setembro na história “O Novo Pacto” com Rogers ajudando na captura de sobreviventes nos escombros. No decorrer da trama, o Capitão também combate um grupo terrorista.

Escrita por John Ney Rieber e com desenhos de John Cassaday, a história também questiona as motivações do terrorismo, que ainda estava muito confuso naquela época.

Capitão América - O Novo Pacto pode ser encontrada na coleção Salvat de capa preta.

Emergência - A Serviço da Vida

Essa HQ da Marvel Comics mostra a rotina de um corpo de bombeiros, e, no decorrer da história eles relembram o 11 de setembro. A história serve como uma homenagem aos profissionais que trabalham socorrendo e salvando pessoas.

Durante as páginas, eles se deparam com uma garota misteriosa que aparece nos locais de incêndio avisando que um grande desastre estava pra acontecer. Mas o desfecho não tem relação com os atentados.

Com roteiros de Chuck Austin e Bruce Jones e desenhos de David Finch e Danijel Zezelj, a série é composta por 5 edições.

Homem Aranha - Em Memória da Tragédia de 11 de Setembro

A HQ mais curta da lista, mas uma das mais importantes.

A edição é uma homenagem a quem trabalhou no resgate das vítimas desta tragédia. Mostra os heróis unidos para ajudar na busca e no salvamento de sobreviventes. Rolam lágrimas do Doutor Destino e outros vilões também aparecem. A capa é uma boa sacada e demonstra o luto sofrido pelos americanos após o desastre.

Com roteiros de J. Michael Strackzynski e desenhos do Romitinha a leitura da HQ é altamente recomendada para quem é mais jovem.

A Sombra das Torres Ausentes

De autoria de Art Spiegelman, a obra conta como foi viver no caos que se instalou em Nova York por conta do ataque as Torres Gêmeas. O autor já tem a experiência de outra tragédia, seus pais são sobreviventes dos campos de concentração de Auschwitz, e ele transformou isso na premiada obra em quadrinhos Maus.

Sombra das Torres Ausentes tem um formato especial (em forma de primeira página de jornal), e conta como foi a experiência do autor no dia do atentado. Art estava próximo às torres porque tinha que buscar a filha Nadja na escola. Enquanto algumas pessoas contemplavam o desastre ele queria apenas sumir dali, mas deu pra escutar a hora em que uma das torres caiu.

A HQ também conta com um suplemento de quadrinhos e mostra um pouco do começo das HQs nos jornais através de alguns clássicos como Krazy Kat, Little Nemo, Happy Hooligan e Pafúncio.

No Brasil, a edição chegou às livrarias pela Cia. das Letras em 2004 e ainda pode ser encontrada à venda.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/09/11-de-setembro.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/09/11-de-setembro-150x150.jpgDenis Ronanartigos11 de Setembro,A Sombra das Torres Ausentes,Art Spiegelman,Capitão América,Em Memória da Tragédia,Emergência,Homem-Aranha,O Novo Pacto,World Trade CenterHá 16 anos acontecia um dos maiores, senão o maior, ataque terrorista de todos os tempos, o ataque ao World Trade Center, as famosas Torres Gêmeas. Muitos acordaram, ligaram a TV e não enterram muito bem o que havia acontecido. Ainda não estávamos acostumados a termos como 'homem bomba',...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe