O desenhista Jack Kirby é considerado um dos co-criadores dos principais heróis do Universo Marvel, juntamente com o escritor Stan Lee. E ele não ficava apenas com a responsabilidade dos heróis que ele desenhava regularmente, mas personagens como Homem de Ferro (desenhado por Don Heck) e Homem-Aranha (por Steve Ditko) que sempre tiveram a supervisão de Kirby em suas primeiras aventuras.

Há quem diga até que Kirby foi mais responsável do que Lee nessas criações, sendo que o escritor atuava mais como uma espécie de “administrador” desse então novo universo de personagens.

Polêmicas a parte, apesar dos anos de parceria e sucesso, a dupla viria a se separar em um momento que só pode ser interpretado como desentendimento artístico e criativo. O clima pouco amistoso dessa separação se destacou mais ainda pelo fato de Kirby ter ido trabalhar para a principal concorrente da Marvel, a DC Comics.

E o sentimento inamistoso se acirrou ainda mais porque Kirby dentro da DC criou outra grande leva de personagens com conceitos muito parecidos com o que havia criado na editora anterior ou mesmo desenvolvido ideias que na Marvel não encontrou o espaço e/ou liberdade suficientes.

Mas essa atitude de partir de uma editora a outra, levando na mala toda a criatividade e estilo que caracterizavam a obra de Jack Kirby (coroado pela indústria como o Rei dos Quadrinhos) também já seguiu o caminho inverso.

Kirby havia trabalhado na National Periodical (hoje conhecida como DC Comics) e ajudou a criar personagens cujos conceitos foram utilizados mais tarde na Marvel. Há quem diga que a Patrulha do Destino, conhecidamente criada por Arnold Drake e Bruno Premiani, teve muito de sua opinião, o que justifica as semelhanças conceituais no que seria, mais tarde, na Marvel, os X-Men, criados por Stan Lee e … Jack Kirby.

Mas, o caso mais gritante dessas semelhanças que seguem o autor talvez esteja em outro grupo, outro quarteto, por assim dizer…

Eram quatro aventureiros que sobrevivem a queda de seu avião e chegam a conclusão de que o acontecimento lhes deu uma nova chance e que, devido a seus conhecimentos únicos (capacidades), deveriam utilizar aquela nova chance para ajudar as pessoas. Estão reconhecendo quem são? De fato, se parece muito com a origem do Quarteto Fantástico da Marvel (criados por Kirby também), mas não são.

Essa descrição de origem trata-se dos heróis conhecidos como Desafiadores do Desconhecido, um grupo de aventureiros criados por Jack Kirby em Fevereiro de 1957, para a revista Showcase nº 7.

Tal qual o Quarteto da Marvel, os Desafiadores eram formados por pessoas aparentemente comuns e nem mesmo traziam o estilo de super-heróis, ou seja, não utilizavam uniformes vistosos e coloridos da mesma forma que o Quarteto Fantástico quando surgiu.

E as semelhanças não param por aí. Esse quarteto era formado pelo piloto de testes Ace Morgan, pelo boxeador Rocky Davis, pelo alpinista Red Ryan e pelo cientista Professor Haley. Posteriormente o grupo teria uma adição feminina, representada por June Robbins.

Apesar do sucesso inicial, que levou o grupo até mesmo a ter sua revista própria, a saída de Kirby do processo criativo e da editora (para ajudar Stan Lee a formar o Universo Marvel), mesmo dando certa longevidade a suas aventuras, levou esses heróis, com o perdão do trocadilho infame, a se tornar aquilo que desafiavam… desconhecidos!

Releituras ocasionais do grupo, inclusive utilizando personagens bem distintos dos originais (que são considerados envelhecidos na cronologia da DC Comics) ainda não engrenaram o suficiente para que os Desafiadores voltassem a atuar nos quadrinhos. Mas trata-se de uma criação do saudoso Kirby, que é constantemente homenageado e cujo “toque de Midas” ainda surte efeito até os dias de hoje, deixando seu rastro de grandes sucesso por onde passou.

Marcos Darkprata da casaDC Comics,Desafiadores do Desconhecido,Jack Kirby,National PeriodicalO desenhista Jack Kirby é considerado um dos co-criadores dos principais heróis do Universo Marvel, juntamente com o escritor Stan Lee. E ele não ficava apenas com a responsabilidade dos heróis que ele desenhava regularmente, mas personagens como Homem de Ferro (desenhado por Don Heck) e Homem-Aranha (por Steve...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe