Mystery-in-Space-A-TERRA-FALSA-DC-Comics-Era-de-Prata-1Nem só de super-heróis vivia a Era de Prata. Afinal, a grande base para essa época era a ficção científica (que, porventura, acabou dando o tom aos novos super-heróis, enfim…). Muitos dos conceitos surgidos nessas histórias, mesmo que discretamente, futuramente seriam utilizados em revistas de linha.

A Marvel Comics, por exemplo, usou muito de suas histórias curtas de ficção científica para pegar elementos a serem incorporado a seu universo de heróis. Mas a Era de Prata transbordava de histórias curtas e criativas com autores que se tornariam notórios. É o caso de “A Terra Falsa”, escrita por Otto Binder e desenhada pela lenda Joe Kubert, publicada na revista Mystery in Space #35 pela DC Comics.

Tudo começa quando dois exploradores espaciais (em um futuro que nunca era definido e o segredo disso era o charme dessas histórias) descobrem que haverá uma invasão alienígena contra a Terra. A intenção dos invasores é roubar todos os recursos naturais da Terra e levar para seu agora árido planeta. É claro que não fariam isso de forma lá muito discreta. A ideia é roubar verdadeiros “nacos” do planeta, levando embora continentes inteiros e depois levar todo o oceano. Ou seja, queriam fazer um verdadeiro guisado de planeta Terra.

Os espiões terráqueos são descobertos e presos. Mas um guarda alienígena pra lá de pateta acaba adormecendo e os dois espiões fogem. O guarda se mostra tão pateta que até tropeça e bate a cabeça, deixando seus prisioneiros fugirem facilmente. Aí é que se pergunta: seria possível a Terra ser invadida por uma raça tão incompetente? Ou será que não eram tão incompetentes assim? Na verdade, sem que os espiões saibam, o guarda recebeu ordens para adormecer e deixá-los fugir (o que, agora sim, sabemos que fez com extrema competência). Isso para que pudessem auxiliar em desbaratar uma defesa da Terra que era, no mínimo, peculiar.

A defesa da Terra contra invasões consistia em “simplesmente” criar uma cópia holográfica do planeta inteiro. A “cópia” na verdade era uma armadilha já que, ao entrar nela, uma frota poderia explodir com uma descarga atômica. No caso da frota alienígena, as explosões ainda teriam uma reação em cadeia que destruiria todas as naves.

Mystery-in-Space-A-TERRA-FALSA-DC-Comics-Era-de-PrataO único senão nesse grande plano é que não tiveram tempo de combinar nada com os espiões. E os alienígenas não eram tão idiotas assim (como podemos ver). Apesar dessa defesa da Terra ser apenas 50% eficiente (sim, pois essa era a chance de escolher o planeta “errado”), se os espiões fossem para a falsa Terra, explodiriam e os alienígenas seguiriam para a outra, que é a verdadeira. E se os espiões seguissem para a verdadeira… bem, os alienígenas saberiam que aquela era a verdadeira.

Os espiões, sem saída, acabam entrando em uma das Terras… e os alienígenas veem sua nave explodir. Daí partem para a outra Terra, mas descobrem que ela não é verdadeira, explodindo toda a frota. Quando os espiões chegam à Terra verdadeira, revelam que simularam uma explosão da nave com as baterias das naves. E, para descobrirem qual era a Terra verdadeira, observaram um pequeno detalhe na cópia:

“Bem, como dinheiro falso, ela deveria ter uma falha. Felizmente, não esquecemos algo feito pelo homem, que é visível do espaço. Desconhecendo a história da Terra, os inimigos não sabiam o que faltava no planeta falso. Há mais de um século, antes das viagens espaciais, os astrônomos da Terra previram que este monumento seria visível até mesmo do espaço… a grande muralha da China.”

Com isso aprendemos que os terráqueos são uma raça marota, que mesmo com 50% dá pra dar um jeitinho de aumentar suas chances (mesmo contra alienígenas), um pouco sobre conhecimentos gerais… e que todos os terráqueos devem consultar um oftalmologista regularmente… pra ter uma visão muito, mas muito boa mesmo a ponto de enxergar, afinal, a muralha da China do espaço e em uma cópia “não tão” perfeita de todo o planeta Terra!

Mystery in Space 35
Marvel Comics – Janeiro de 1957
Escrita por Ott Binder | Desenhada por Joe Kubert
Publicada no Brasil pela Ebal, em Superman n° 11

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/11/Mystery-in-Space-A-TERRA-FALSA-DC-Comics-Era-de-Prata-2.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/11/Mystery-in-Space-A-TERRA-FALSA-DC-Comics-Era-de-Prata-2-300x300.jpgMarcos Darkprata da casaA Terra Falsa,Era de Prata,Joe Kubert,Mystery in Space,Otto BinderNem só de super-heróis vivia a Era de Prata. Afinal, a grande base para essa época era a ficção científica (que, porventura, acabou dando o tom aos novos super-heróis, enfim...). Muitos dos conceitos surgidos nessas histórias, mesmo que discretamente, futuramente seriam utilizados em revistas de linha. A Marvel Comics, por...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe