O termo cultura pop é muito utilizado pelas pessoas, mas poucos sabem realmente o que ele significa. O conceito surgiu juntamente com Andy Warhol, na década de 60, através das artes plásticas, e foi uma tentativa de popularizar artes consideradas eruditas como a escultura e a pintura.

Ela acabou se expandindo para outras áreas, como a literatura, música e cinema, e atualmente o pop virou sinônimo de algo que se populariza muito rapidamente, e que permanece na memória das pessoas por muito tempo.

Mas quais são alguns dos filmes mais influentes na cultura pop? Confira alguns deles abaixo.

Curtindo a vida adoidado

Esse filme é um dos maiores clássicos do cinema, e a história do garoto que queria matar aula com a namorada e com o melhor amigo acabou se tornando um ícone da cultura pop.

Um exemplo de como esse filme teve forte influência na época, e ela se reflete até hoje, é que a música Oh Yeah, da banda Yello, que é tocada quando o personagem principal rouba o carro do pai, virou um hit e foi utilizada em diversos comerciais e filmes.

Rocky

Um dos filmes mais influentes na cultura pop foi Rocky, que levou Sylvester Stallone ao sucesso. Ao todo foram 7 filmes da franquia, e o primeiro deles, chamado Rocky: Um Lutador, foi vencedor de 3 Oscars.

A influência do filme é tamanha que é possível encontrar jogos de vídeo game com o personagem principal, além de aplicativos e jogos de cassino, como o caça níquel com a temática.

De Volta Para o Futuro

Um filme que não poderia faltar nessa lista é De Volta Para o Futuro, em que um jovem chamado Marty, interpretado por Michael J. Fox, viaja em uma máquina do tempo construída por um cientista interpretado por Christopher Lloyd.

Até hoje ele inspira muitas produções, e uma das mais aguardadas é um musical do filme, que estreará no Reino Unido em 2020. Por enquanto o único ator confirmado é Olly Dobson, que interpretará Marty.

Star Wars

Não dá pra falar de filmes que influenciaram a cultura pop sem mencionar Star Wars e os grandes ícones dele que marcaram história, como Darth Vader, Stormtroppers, Princesa Leia, dentre outros.

Isso sem falar nas frases clássicas, como “em uma galáxia muito, muito distante”, “que a força esteja com você” e “Luke, eu sou seu pai”, que são muito utilizadas na publicidade.

Karate Kid

A história do garoto que começa a aprender a arte do karatê com o mestre Miyagi caiu nas graças do público assim que foi lançado, em 1984, e ganhou diversas sequências ao longo dos anos.

Recentemente o filme ganhou uma continuação em forma de série, e ela se chama Cobra Kai. O projeto do Youtube Red tem sido um sucesso, e recentemente foi renovado para a 2ª temporada.

***

Esses filmes são apenas alguns, dentre muitos outros que tiveram grande influência na cultura pop. Eles marcam gerações e seu legado cativa, inclusive, quem não tinha ainda nascido na época em que foram lançados.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/05/cultura-pop-filmes.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/05/cultura-pop-filmes-150x150.jpgDa Redaçãoartigoscultura pop,Curtindo a vida adoidado,de volta para o futuro,Karatê Kid,Rocky,Star WarsFacebook Twitter Instagram Youtube O termo cultura pop é muito utilizado pelas pessoas, mas poucos sabem realmente o que ele significa. O conceito surgiu juntamente com Andy Warhol, na década de 60, através das artes plásticas, e foi uma tentativa de popularizar artes consideradas eruditas como a escultura e a pintura. Ela acabou se...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe