Se ainda estivesse vivo, Jack Kirby nesta semana completaria 100 anos e talvez seria conhecido como “o velhinho que aparece com Stan Lee no universo cinematográfico da Marvel”. Por que talvez? Bem, os dois por algumas divergências já se meteram em “grandes aventuras e em altas confusões”. Foi ao lado de Stan Lee e um panteão de grandes talentos da indústria de quadrinhos que Kirby fundou as bases dos maiores super-heróis e como os conhecemos hoje.

Para alguns Jacob Kurtzberg ou simplesmente Jack Kirby é o maior criador de personagens icônicos de todos os tempos da Terra, da Zona Negativa e até do Quarto Mundo. A prova é que seu legado que é reverenciado até os dias atuais. É difícil elencar, mas fizemos uma lista com os 5 maiores personagens criados pelo rei da nona arte.

5 - Senhor Milagre II

Sua primeira aparição foi em "Mister Miracle" n° 1, de abril de 1971. A publicação fez parte de uma série conhecida como “O Quarto Mundo de Jack Kirby”. O poder do herói é escapar de qualquer armadilha.

Em sua origem, o Senhor Milagre, chega a Terra após fugir do planeta Apokolips (lar de Darkseid) e escapar das masmorras da Vovó Bondade. Aqui chegando, ele é protegido e escondido por um artista de circo escapista chamado Thaddeus Brown, o primeiro Sr. Milagre. Thaddeus acaba morrendo e Scott Free assume sua identidade e vira o novo mestre das fugas.

4 - Quarteto Fantástico

Stan Lee e Jack Kirby discordaram de como os personagens surgiram. Kirby afirma que o grupo é baseada em uma HQ anterior dele, chamada de “Os desafiadores do desconhecido”. Lee conta que a ideia partiu do dono da editora Marvel, Martin Goodman. De acordo com a versão de Lee, Goodman estava jogando golfe com alguém ligado a DC Comics que estava se gabando da Liga da Justiça, e Goodman delegou a Lee, seu editor na época, que criasse um gibi semelhante.

A equipe já teve outros membros, mas consiste dos quatro amigos originais:

- Senhor Fantástico (Reed Richards), líder do quarteto, tem o poder de esticar o corpo;
- Mulher Invisível (Susan Storm Richards), esposa de Reed, se torna invisível e cria campo de força em qualquer formato;
- Tocha Humana (Johnny Store), irmão de Sue, tem o poder de envolver seu corpo em chamas e voar;
- O Coisa (Ben Grimm), o amigo dos Richards, possui super-força e seu corpo é feito de rocha alaranjada.

3 - OMAC

De um futuro distante, OMAC é uma corporação de um homem só chamada Buddy Blank, que é alterado através de uma "operação hormônio-computadorizada feita por controle remoto" por um satélite de inteligência artificial chamado Irmão Olho para a super-poderosa One-Man Army Corps (OMAC).

OMAC (exército de um homem só) foi criado em 1974 e publicada pela DC Comics. O personagem foi criado no final do contrato de Kirby com a editora, após o cancelamento dos Novos Deuses de Kirby.

2 - Capitão América

Sua primeira aparição foi na revista "Captain America Comics" nº 1, de 1941 (mas a revista chegou nas bancas antes, em 20 de dezembro de 1940).

Steve Rogers era um jovem com muita vontade de auxiliar seu país durante a 2º Guerra. Por ser muito magro e não conseguir se alistar, aceitou participar do experimento do soro do supersoldado do Dr. Abraham Erskine que, em conjunto com os raios vita, resultou na sua transformação no Capitão América.

Hoje o personagem é um símbolo norte-americano e foco de várias polêmicas que envolvem desde associações políticas até casamento.

1 - Surfista Prateado

O Surfista foi uma idealização de Jack Kirby, mas que foi aperfeiçoado por Stan Lee e John Buscema, o que causou um atrito entre a dupla Kirby e Lee. Lee havia observado que Kirby havia colocado um ser careca numa prancha na edição de Fantastic Four nº48 de 1961, ao questionar Kirby sobre o desenho, ele falou que Galactus precisava de um assistente que anunciasse sua chegada. Mas Stan Lee estava pensando em dar outra origem ao personagem.

A origem idealizada por Lee era que o personagem Norrin Radd, do planeta Zenn-La que seria devorado por Galactus, faz um pacto para salvar seu planeta e sua amada Shalla-Bal, e se torna o Surfista Prateado, um ser que é o arauto de Galactus, buscando planetas inabitados para que o gigante os consumisse.

Em sua aventura inicial, após chegar a Terra, Galactus estava sedento de energia e não queria esperar para devorar outro planeta, mas o Quarteto Fantástico com a ajuda do Vigia, obtiveram uma arma, o Nulificador Total, a única arma temida por Galactus. O Surfista acabou passando para o lado do Quarteto, e Galactus se sentindo traído colocou uma barreira invisível na Terra que impedia a saída do Surfista Prateado do planeta.

Kirby enciumado com o rumo que o personagem que criou havia tomado acabou saindo da Marvel e indo para a concorrente, a DC Comics.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/09/Jack-Kirby_art-of-jack-kirby_wyman-skaar-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/09/Jack-Kirby_art-of-jack-kirby_wyman-skaar-1-150x150.jpgDenis RonanartigosCapitão América,DC Comics,Jack Kirby,Marvel,OMAC,Quarteto Fantástico,Senhor Milagre,Surfista PrateadoSe ainda estivesse vivo, Jack Kirby nesta semana completaria 100 anos e talvez seria conhecido como “o velhinho que aparece com Stan Lee no universo cinematográfico da Marvel”. Por que talvez? Bem, os dois por algumas divergências já se meteram em “grandes aventuras e...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe