20 anos depois ainda podemos nos sentir as voltas com a lendária Era de Ouro dos Quadrinhos, graças a Mulher-Estupenda, personagem nacional que é uma verdadeira ode ao clássico período, criada pelo publicitário e quadrinista João Marreiro.

Os anos 1990 poderiam ser facilmente lembrados como um tipo de Idade das Trevas das Histórias em Quadrinhos pelos motivos mais esdrúxulos: roteiros pouco inspirados ou efetivamente mequetrefes, personagens novos longe de originais (e com garras de aço em geral), desenhos anatomicamente apelativos, incontáveis sagas caça-níqueis interligando títulos – tudo isso acontecendo nas revistas das maiores editoras da época. Praticamente ninguém saiu ileso, por mais super ou dotado de fator de cura que fosse!

Se é verdade o chavão corporativo que diz que “épocas de crise são fartas em oportunidades”, a Mulher-Estupenda foi, de fato, um “achado” para o quadrinista João Marreiro, o JJ Marreiro (Manicomics, MSP +50 Artistas), que em 1998 já não tinha mais paciência para o que estava acontecendo nos quadrinhos.

Buscando histórias mais próximas daquelas que lia em sua infância, mais leves, simples e divertidas, ele encontrou na nostalgia sua musa inspiradora para a criação da Mulher-Estupenda, homenagem confessa à Era de Ouro, com todos seus clichês e estereótipos, que vão do estilo de desenho à diagramação e tipologia empregadas.

Tudo isso era reforçado pela ocasional presença de “anúncios” de produtos femininos típicos de revistas da época, como os que eram veiculados pela O Cruzeiro, publicação notável nas décadas 1950 e 1960.

O formato definido para as histórias – 4 páginas bem fechadas em que ela enfrenta monstros gigantes, vilões como gênios malignos e outras ameaças inusitadas – acabou se mostrando um trunfo para pulverização no meio independente das aventuras de Carol Rosa a.k.a Mulher-Estupenda, que tem poderes de voo, força e resistência oriundos de um amuleto transformador e misterioso que lhe fora entregue após sobreviver a um acidente com o ônibus da escola.

Nesses 20 anos, a Mulher-Estupenda viveu diversas histórias que incorporaram à sua mitologia elementos como um parceiro-mirim (ou sidekick se preferir) chamado Rapaz-Assombroso e vilões como o Maçarico, o cientista louco Dr. Diávolo, piratas extemporâneos e a sua contraparte maligna (a Mulher-Estupenda-Negativa). Todos elementos com apelo clássico, obviamente.

O autor JJ Marreiro, vencedor do Troféu HQMix pelo saudoso fanzine Manicomics, está de volta também ao mercado americano desenhando no melhor estilo em homenagem a Jack Kirby as capas da irreverente HQ The Incapable Trump, mas novidades para os fãs da Mulher-Estupenda podem estar mais próximas do que se imagina, principalmente se você, impulsivo leitor, é assinante do Social Comics.

Com grande orgulho encerramos esta homenagem com uma galeria da Mulher-Estupenda com desenhos produzidos por grandes artistas: Antonio Éder (O Gralha), Emerson Lopes (Alfredo O Vampiro), Fernando Lima (Fantasma Escarlate), Geraldo Borges (X-Men), Jean Okada (Kário), Laudo (Yeshuah, Tianinha), Lorde Lobo (Penitente), Luciano Félix (Wander, Mistiras), Omar Viñole (Coelho Nero), Valdo Alves (Feiticeiros) e Will Sideralman (Demétrius Dante).

Mulher-Estupenda-por-Antonio-Éder
Arte de Antonio Éder
Mulher-Estupenda-por-Laudo
Arte de Laudo Ferreira Jr.
Mulher-Estupenda-por-Jean-Okada
Arte de Jean Okada
Mulher-Estupenda-por-Emerson-Lopes
Arte de Emerson Lopes
Mulher-Estupenda-por-Lorde-Lobo
Arte de Lorde Lobo
Mulher-Estupenda-por-Valdo-Alves
Arte de Valdo Alves
Mulher-Estupenda-por-Fernando-Lima
Arte de Fernando Lima
Mulher-Estupenda-por-Luciano-Félix
Arte de Luciano Félix
Mulher-Estupenda-por-José-Carlos-Braga
Arte de José Carlos Braga
Mulher-Estupenda-por-Geraldo-Borges
Arte de Geraldo Borges
Mulher-Estupenda-por-Omar-Viñole
Arte de Omar Viñole
Mulher-Estupenda-por-Will
Arte de Will
http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/03/Mulher-Estupenda-abertura.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/03/Mulher-Estupenda-abertura-150x150.jpgDennis RodrigoartigosJoão Marreiro,Mulher-EstupendaFacebook Twitter Instagram Youtube 20 anos depois ainda podemos nos sentir as voltas com a lendária Era de Ouro dos Quadrinhos, graças a Mulher-Estupenda, personagem nacional que é uma verdadeira ode ao clássico período, criada pelo publicitário e quadrinista João Marreiro. Os anos 1990 poderiam ser facilmente lembrados como um tipo de Idade...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe