xmen-apocalypsePara você que acompanha a cultura pop, sabe da polêmica gigantesca envolvendo a nossa não tão amada produtora de filmes, a 20th Fox. Um outdoor exposto nas cidades de Los Angeles e Nova York promovendo o novo filme X-Men Apocalipse foi alvo de diversas críticas de feministas, incluindo a atriz Rose McGowan, que reclamou diretamente com a Fox e nas redes sociais alegando que a peça publicitária causava “apologia à violência contra a mulher”.

Algumas semanas depois, a Fox pediu desculpas e retirou de circulação o outdoor, mas o estrago já estava feito. Imagens da campanha circularam pelas redes sociais, o que intensificou a polêmica. Muitas pessoas alegam que é “apenas o vilão contra a protagonista”, pois o outdoor mostra Apocalipse enforcando a Mística, já desfalecida. Porém, abaixo tentarei mostrar o que mais o outdoor tem de errado.

Exemplos recentes de cartazes que expõem o antagonismo dos personagens
Exemplos recentes de cartazes que expõem o antagonismo dos personagens

Vamos começar com uma comparação com outros materiais promocionais. Em todos os materiais publicitários que mostram os vilões contra os heróis, eles estão se encarando. São mínimos os que demonstram o herói apanhando como esse.

O ponto forte de essa publicidade ter saído pela culatra foi a frase “Apenas os fortes sobreviverão” com Apocalipse enforcando a Mística, como se demonstrasse que os homens sobreviverão perante as mulheres devido a serem o sexo frágil.

Agora, vamos aos contra-argumentos:

“Ah, mas Apocalipse é um Deus e Mística é um transmorfo. Nenhum deles tem sexo”.

Sinceramente duvido encontrar alguém que não conheça os personagens e que não veja um homem enforcando uma mulher. E não podemos esquecer o fato de que Apocalipse foi interpretado por Oscar Isaac e Mística por Jennifer Lawrence.

Visivelmente um homem e uma mulher são o foco da publicidade e temos que reconhecer que a propaganda vai atingir todos os públicos, inclusive aquele que não conhece o material, aqui no caso, toda a trajetória dos X-men.

“Mas é só uma cena de um herói sendo subjugado pelo vilão. Não tem nada demais.”

Como eu disse anteriormente, a publicidade tem como foco mostrar o filme para o povo que não conhece. Um bom material publicitário não precisa de NENHUM conhecimento prévio para ser entendido E novamente falando, a frase foi o ponto chave para isso “Apenas os fortes sobreviverão”. Com uma mulher desfalecida sendo enforcada por um homem, causa sim impressão dúbia.

“Mas não foi pra tanto escândalo.”

A partir do momento em que alguém se sente ofendido devido a algo, isso deve ser revisto. E para você que pensa que a geração atual está muito ofendida com tudo, pense como seria se você ouvisse que só os fortes sobreviverão no mundo enquanto vê uma foto de pessoas como você sendo “mortas”.

Para finalizar, toda essa polêmica deixou a FOX com uma tremenda dor de cabeça e por meio do site Entertainment Weekly, a produtora emitiu um pedido de desculpas por veicular a imagem.

“Nosso entusiasmo em mostrar a vilania do personagem Apocalipse, nós não reconhecemos imediatamente a conotação perturbadora desta imagem na forma impressa. Uma vez que percebemos o quão insensível ela é, rapidamente, nós tomamos medidas para remover esse material. Pedimos desculpas por nossas ações e nunca perdoaremos a violência contra a mulher”.

Ponto positivo para 20TH Fox por ter se desculpado e retirado o outdoor.

Vamos refletir? Deixe o seu comentário.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/06/xmen-apocalypse-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/06/xmen-apocalypse-1-300x300.jpgMatheus ZucaartigosApocalipse,FOX,x-menPara você que acompanha a cultura pop, sabe da polêmica gigantesca envolvendo a nossa não tão amada produtora de filmes, a 20th Fox. Um outdoor exposto nas cidades de Los Angeles e Nova York promovendo o novo filme X-Men Apocalipse foi alvo de diversas críticas de feministas, incluindo a...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe