Uma das animações de maior sucesso nos 1980 irá retornar de cara nova. ThunderCats Roar chega em 2019 e será a terceira série animada dos gatos de Thundera

Algumas animações da década de 80 marcaram época e ficaram na mente e no coração de muita gente. He-Man e Os Mestres do Universo, Caverna do Dragão, As Tartarugas Ninja, Transformers, Comandos em Ação, são apenas alguns exemplos dos desenhos animados de ação e aventura que passavam nos programas infantis da TV aberta no Brasil.

ThunderCats está entre essas animações e sempre aparece nas listas de maiores sucessos da época. Tanto que foi reprisada durante muitos anos, ganhando ainda mais fãs através das gerações. Recentemente foi anunciada a nova série animada dos gatos guerreiros e divulgadas as primeiras imagens, que geraram uma repercussão muito grande pela diferença no estilo da animação comparada à série original e ao reboot anterior, de 2011.

A Série Clássica

A série original dos ThunderCats estreou nos Estados Unidos em 1985, com os personagens criados por Tobin “Ted” Wolf e com Leonard Starr como principal roteirista. Não demorou muito até que o desenho chegasse ao Brasil, em 1986 ThunderCats fez sua estreia, na Rede Globo.

A história começa com os personagens principais fugindo de seu planeta natal, Thundera, que está à beira de um colapso. Com a destruição iminente eles fogem para um planeta chamado Terceiro Mundo, uma alusão a Terra, que sofreu mudanças com a chegada de seres alienígenas.

Os ThunderCats que chegam ao novo planeta são Lion-O, o jovem líder do grupo, Panthro, Tygra, Cheetara, WilyKat, WilyKit e Snarf, além de Jaga, mentor de Lion (que aparecia como um Obi-Wan Kenobi na trilogia clássica de Star Wars).

Além dos heróis, a animação contava com um elenco cheio de vilões como Escamoso, Abutre, Simiano, Chacal e Mumm-Ra, “o de vida eterna”, um dos personagens mais conhecidos dos desenhos animados da época.

ThunderCats foi um grande sucesso e rapidamente ganhou outras mídias e muitos produtos. Já em 1986 foi produzido ThunderCats-Ho: The Movie, que sairia nos cinemas mas, devido ao fracasso de bilheteria de algumas animações no mesmo período, foi transmitido como um especial em duas partes e posteriormente dividido em cinco episódios na segunda temporada.

Os bonecos da série foram um grande sucesso nos anos 1980. A linha teve mais de 30 miniaturas diferentes e foi produzida e comercializada pela LJN Toys, de 1985 a 1987.

Em maio de 1986 a Editora Abril lançou o primeiro volume da HQ dos ThunderCats, publicada até 1989 com 30 edições mais dois especiais.

Posteriormente, a editora Panini publicou uma nova série de 25 edições, de setembro de 2003 até setembro de 2004, além de três encadernados. Já em 2013, a Editora Online publicou duas edições com o traço da animação que foi ao ar em 2011 e tinha um estilo mais anime.

Ao todo, a animação original teve 4 temporadas que foram transmitidas em canais de TV aberta no Brasil durante muitos anos. A última foi pelo SBT, em 2012, no programa Sábado Animado.

Reboot de 2011

Em 2011 a Cartoon Network anunciou uma nova série dos personagens. A animação mostrava uma nova versão dos personagens clássicos, agora com um traço e com uma linguagem mais semelhante à dos animes.

Na nova história, os ThunderCats formaram um império no Terceiro Mundo e combatiam os répteis seguidores do seu inimigo Escamoso. Nessa versão, os ThunderCats são mostrados como um reino medieval e, quando Mumm-Ra retorna e se torna aliado dos lagartos, o reino de Thundera é destruído por armas superiores que o seu velho inimigo fornece ao exército de Escamoso.

A nova versão preservava elementos da série clássica, fazia algumas adaptações do contexto original e teve uma boa recepção por grande parte dos antigos fãs, mas acabou durando apenas uma temporada. A animação parece não ter alcançado o sucesso esperado pela emissora.

Muitos creditam a falta de audiência às frequentes trocas de horários de exibição do desenho animado nos Estados Unidos, o que dificultou a criação de um público espectador recorrente.

ThunderCats Roar

Em 2019 os gatos de Thundera terão uma nova chance no Cartoon Network. ThunderCats Roar será mais um reboot dos personagens, dessa vez num traço mais próximo ao de animações que fazem sucesso atualmente como Steven Universe e Hora de Aventura.
A sinopse oficial divulgada foi:

Se mantendo fiel a premissa da série original, Lion-O e os ThunderCats — Tygra, Panthro, Cheetara, WilyKat and WilyKit — mal escaparam da destruição de seu planeta natal, Thundera, e caíram no misterioso e exótico Terceiro Mundo. Lion-O, o recém nomeado líder dos ThunderCats, tenta guiar o grupo enquanto se estabelecem no seu novo lar. Criaturas e vilões bizarros entram no seu caminho, incluindo o maligno Mumm-Ra, que não deixará que nada fique no caminho do seu império tirânico.

A repercussão após a divulgação das primeiras imagens foi muito grande e dividiu opiniões. Muitos fãs ficaram indignados e reclamaram muito da nova versão por considerar muito diferente do material original. A cara mais “infantil” também foi um ponto muito criticado.

Há também quem entendeu a mudança como uma forma de trazer os personagens de volta dentro de uma abordagem semelhante ao que o público consome hoje.

No vídeo de divulgação da nova série o produtor Victor Courtright comenta que a série terá uma abordagem mais cômica, mas não perderá a ação e aventura, características que marcaram a série original. Resta aguardar a estreia para conferir a nova versão.

Independente da forma, é muito bom ter os ThunderCats de volta.

Thunder, Thunder, ThunderCats-Hooooo!

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/05/ThunderCats.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/05/ThunderCats-150x150.jpgPedro FariaartigosCartoon Network,Leonard Starr,Lion-O,Thundercats,ThunderCats Roar,Tobin Wolf,Victor CourtrightFacebook Twitter Instagram Youtube Uma das animações de maior sucesso nos 1980 irá retornar de cara nova. ThunderCats Roar chega em 2019 e será a terceira série animada dos gatos de Thundera Algumas animações da década de 80 marcaram época e ficaram na mente e no coração...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe