civil-war-II-4Não é novidade para nenhum fã de quadrinhos que Guerra Civil II está chegando em maio de 2016, uma das maiores e melhores mega-sagas não só apenas da Marvel Comics, mas de todas as editoras de quadrinhos. Apesar de ser muito cedo para dizer se vai ser bom ou não, a Impulso HQ fará uma estimativa sobre o que pode dar certo ou não sobre essa saga.

Vamos começar então pela sinopse:

civil-war-II-1“Um misterioso novo personagem da Marvel, que tem o poder de calcular exatamente o resultado de eventos futuros com muita precisão, chama a atenção do mundo. Esse poder divide os heróis da Marvel em sobre qual o melhor uso para essa habilidade, com a Capitã Marvel liderando a equipe que concorda em prender bandidos antes de cometerem crimes e evitar ataques futuros e o Homem de Ferro adotando o posicionamento de que punições não podem vir antes do crime”.

O enredo parece ser promissor quando olhamos os heróis de cada time. A favor da Capitã Marvel, com a ideia de prender bandidos antes dos crimes temos: Espectro, Homem-Formiga, Mulher-Hulk, Soldado Invernal, Gavião Arqueiro, Marvel Azul, Medusa, Visão, Capitão América, Máquina de Combate e Homem-Aranha.

Se pararmos pra analisar, boa parte do time da Capitã Marvel tiveram consequências muito fortes causadas pelos bandidos. Como exemplo, morte do Tio Bem (Peter) ou a Segunda Guerra Mundial (Soldado Invernal e Capitão América). Brian Michael Bendis, o roteirista, pode trabalhar bem essa questão utilizando do passado dos personagens como impulso pra que isso não aconteça com outras pessoas. Por exemplo, se o Peter soubesse que aquele ladrão iria matar o tio dele, iria se comportar de maneira diferente e realmente prender o bandido. E isso afetaria algumas vidas apenas. Usando esse mesmo parâmetro para saber quem Hitler se tornaria, milhões de vidas seriam poupadas.

civil-war-II-2Em contraparte, do lado do Homem de Ferro temos: Deadpool, Viúva Negra, Hulk, Hércules, Falcão, Pantera Negra, Luke Cage, Thor, Miss América, Senhor das Estrelas e Demolidor. Nesse grupo, o argumento de Minority Report pode ser explorado. Culpar um assassino por um crime não cometido é paradoxal e causa a prisão de um inocente, afinal, ele ainda não havia cometido nada. E como o futuro é algo mutável, como a Teoria do Caos mostra, uma leve alteração poderia impedir esse crime.

A partir daqui, considerações sobre a obra:

Comercialização
A ideia de Guerra Civil II é mais comercial do que qualquer outra. Lançando no mesmo ano que o filme Guerra Civil, e, além disso, com a Capitã Marvel, que futuramente terá um filme, liderando um dos times. Se bem trabalhada, vai ficar muito boa, mas o apelo comercial é visível. Uma das maiores provas disso é Deadpool no time do Homem de Ferro. Sendo sincero, por que um mercenário criado pra alivio cômico tomaria algum partido em uma guerra desse nível senão porque o filme dele fez muito sucesso?

civil-war-II-3O Escritor
Brian Michael Bendis, roteirista de Guerra Civil, é o escritor de Dinastia M, Vingadores – A Queda, Vingadores vs X-Men e o escritor da fase atual dos X-Men, que saiu em encadernado agora pela editora Panini. Essas quatro histórias, principalmente Dinastia M, são muito boas. E ele prova que consegue escrever conflitos de uma maneira que fique visível que até mesmo uma super-heroína com poderes de alterar a realidade tem problemas (“Chega de Mutantes”).

Vai fazer sucesso?
Pode ser que Guerra Civil II não cative o público tanto quanto Guerra Civil I. Qual o super-herói favorito de grande parte do publico, tanto Marvel quanto DC? Homem Aranha. E por quê? Porque ele é o personagem que é mais parecido conosco. Basta tirar a mascara e todos os problemas da vida real se mostram presentes na vida de Peter Parker. Hoje em dia não tanto quanto antes, mas ainda assim é a melhor representação de “um humano entre super-heróis”.

Guerra Civil I tinha um motivo crível: política. Era algo que dava pra trazer pra realidade, cortando algumas partes. Guerra Civil II possui muito mais ficção na sinopse do que a antecessora. Na primeira, nós poderíamos pensar em coisas sobre como o governo quer controlar tudo e este tipo de coisa. Pela sinopse apresentada, esse novo embate não terá tanta margem para discussão política, abrindo espaço para a filosófica.

civil-war-II-5Mas então porque pode não cativar o público?
Porque foge da realidade mais do que a primeira. Usando o exemplo do Homem-Aranha, qual herói você fica mais à vontade lendo? Homem-Aranha ou Demolidor? Muitas pessoas pensarão Homem-Aranha, e o motivo é porque ele se assemelha com a nossa realidade. Não estou dizendo que vai ser ruim, mas que pode ser que mesmo melhor em questões técnicas, não cative tanto o publico.

Dilema Filosófico mais profundo Guerra Civil I tinha dois lados: registrar ou não registrar. Foi algo mais simples de ser escolhido, tanto que hoje em dia, todos os que esperam o filme dizem “existem dois tipos de pessoas: as #teamCap e as que não leram”. Parando pra pensar, a maioria esmagadora foi time Capitão América. Nesta, entretanto, temos questões maiores. Deixar pessoas morrerem ou prender inocentes? Nenhuma das escolhas é visivelmente a melhor. O que trará vários conflitos para o leitor saber pra quem está torcendo.

civil-war-II-6Considerações Finais
Eu particularmente estou bem dividido nessa disputa, mas como na Guerra Civil I, torci a favor do Capitão América, admito que estou pendendo ao time Danvers. Mas algo que eu aconselho a todos é ler a primeira Guerra Civil. Se possível, não apenas os 7 principais, nem os encadernados da editora Panini ou da Salvat, mas sim todas as HQs que mostram as decisões e consequências de tudo.

Vale ou não a pena dar uma chance pra Guerra Civil II? Você que está se perguntando isso, o que você acha? Aparentemente terá pontos fortes e fracos nela como em qualquer outra saga das HQs. Gostou da premissa? Dos personagens? Já escolheu seu lado?

Conte aqui pra nós do Impulso HQ.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/03/civil-war-II.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/03/civil-war-II-300x300.jpgMatheus ZucaartigosBrian Michael Bendis,Carol Danvers,Guerra Civil II,Marvel ComicsNão é novidade para nenhum fã de quadrinhos que Guerra Civil II está chegando em maio de 2016, uma das maiores e melhores mega-sagas não só apenas da Marvel Comics, mas de todas as editoras de quadrinhos. Apesar de ser muito cedo para dizer se vai ser bom ou...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe