A mais recente polêmica do BR é que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional o ensino público religioso confessional, ou seja, ligado a uma crença específica. Para quem não entendeu a dimensão do que foi julgado, vale destacar que a corte autorizou que escolas públicas de todo o País instituam para seus alunos e alunas ensino religioso confessional – isto é, com crença religiosa.

Com isso, um ensino confessional teria oração, costumes e tudo o que está ligada à determinada religião. No Brasil, de imensa maioria cristã, é possível imaginar quais religiões serão professadas.

Sendo assim, listamos as religiões de alguns super-heróis das HQs para mostrar a diversidade e oportunidade que perderemos ensinando uma única religião e todos seus dogmas, ao invés de explorar todas, mostrar suas diferenças, abrir barreiras e acabar com o fanatismo e intolerância religiosa.

Metodista

Super-Homem

Antes de 86, o Homem de Aço seguia uma religião kryptoniana, cultuando deus Rao que foi citado várias vezes na HQ. No entanto, com o retcon de John Byrne o Super-Homem ia à igreja Metodista com Martha aos domingos, mas quando seus poderes passaram a se manifestar, ele deixou de ir, pois conseguia ouvir as mentiras das pessoas, e se continuasse comparecendo aos encontros perderia a fé. Ainda assim, quando ele precisa de um aconselhamento, visita o ministro de sua religião.
Outros personagens: Supergirl e Superboy

Judaísmo

Erik Lensherr (Magneto)

Um dos mais conhecidos personagens judeus, inclusive, essa parte importante de sua história foi representada no primeiro filme da franquia, onde ele é mantido em um campo de concentração nazista.

Outros personagens: Coisa (Quarteto Fantástico), Silhouette (Watchmen) e Lince Negra (X-Men).

Catolicismo

O Noturno dos X-men é retratado como um católico muito fervoroso, que chegou a estudar para se tornar padre (também representado no filme X-Men). Hellboy, o 'garoto do inferno', quase sempre aparece segurando um terço católico. O Demolidor, apesar de seu nome original ser Daredevil, é muito católico, optando inclusive por não matar por ir contra os ensinamento de sua religião, essa situação aparece em várias vezes na série do Netflix.
Outros personagens: Gambit, Mulher Gato e Justiceiro.

Budismo

Wolverine

Devido a seu temperamento e atitudes, é estranho de se imaginar o Carcaju sendo budista, mas durante a sua fase no Japão ele estudou artes marciais, filosofia e religião, além de aparecer várias vezes em templos budistas e xintoístas, participando de diversas cerimônias budistas.

Hindus

Poucos heróis são retratados como seguidores desta religião, mas podemos citar Sentinela Ômega e Desafiador (Deadman).

Muçulmanos

Também não são muitos os praticantes dessa religião, mas os mais famosos são Pó, do “X-Men” (criada depois dos atentados de 11 de Setembro, e inclusive sofre certo preconceito por parte de alguns mutantes) e Naif al-Sheikh, que é um agente secreto e líder da Liga da Justiça Elite.

A nova Ms. Marvel também segue a religião e luta para não ser definida por ela. Filha de imigrantes paquistaneses, Kamala Khan, estuda o Alcorão, frequenta mesquistas e possui um irmão extremista.

Wicca

Zatanna

Na revista “Zatanna: Come Together”, a crenças da personagem foram expostas mostrando-a como praticante Wicca em um convento de São Francisco. Mesmo assim, ela prefere manter-se distante da fé afirmando "Qualquer crença que seja mantida muito firme irá destruir aquele que crê. Até mesmo a crença na mágica."
Antes disso ela era vista como eclética religiosa, pois tem contato com diversas vertentes do ocultismo, catolicismo e budismo.

Cristianismo Ortodoxo Russo

Viúva Negra

Foi representada diversas vezes em confessionários e frequentando igrejas ortodoxas, mesmo não praticando o que sua religião prega. Alguns autores acreditam que esse comportamento aconteça, pois Natasha Romanoff sente a necessidade de livrar-se de seus pecados, não por realmente acreditar.

Mitológicos

Alguns heróis têm seus poderes advindos das religiões politeístas, como a amazona Mulher Maravilha (Mitologia Greco-Romana), além de Aquaman, que é o Rei do mundo submarino de Atantlis (Mitologia Greco-Romana) e o deus do trovão Thor, da mitologia nórdica.

Protestante

Flash, Homem Aranha, Lanterna Verde, Ciclope e claro, o herói que melhor representa o estilo de vida americano, Capitão América.

Ateu

Batman

Embora tenha crescido em um lar anglicano, Bruce Wayne se afastou das ideologias da religião de seus pais conforme foi conhecendo outras crenças como o budismo. O Cavaleiro das Trevas é adepto da meditação, mas não acredita em um ser superior.

Outros ateus: Lex Luthor (principal vilão do Superman), que é ateu e segue a filosofia de Nietzsche e Colossus.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/10/religiao-super-herois.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/10/religiao-super-herois-150x150.jpgMarina CiconeliartigosAquaman,Batman,Capitão América,Demolidor,hellboy,Magneto,mulher maravilha,Noturno,Super-Homem,Thor,Viúva Negra,Wolverine,ZatannaA mais recente polêmica do BR é que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional o ensino público religioso confessional, ou seja, ligado a uma crença específica. Para quem não entendeu a dimensão do que foi julgado, vale destacar que a corte autorizou que escolas públicas de todo o...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe