Um reconhecimento artístico aos quadrinhos através do nome do Prof. Waldomiro Vergueiro

Pela primeira vez o Prêmio IBAC Escola da Cidade edição 2011 que contempla Arquitetura, Cinema, Música e Artes Plásticas outorga na categoria de Artes as Histórias em Quadrinhos. Premiação ocorreu na quarta-feira, dia 23 de novembro, às 19h na Aliança Francesa do centro de São Paulo.

Uma honra muito grande e mais um reconhecimento da importância HQ, linguagem seminal, dentro do rol artístico. tanto o é, que eu fui convidado anos atrás a escrever uma coluna biográfica acerca das histórias em quadrinhos, o qual faço até hoje. Para conferir, clique aqui.

Para tal premiação houve uma comissão consultora, da qual também participei, e dos quatro nomes indicados a cada categoria, ficaram para a de artes plásticas a Editora Noovha America pela publicação das séries “Contando a Arte” (vencedora da categoria), Elvira Vernaschi e Sara Goldman-Beltz pelo livro “Exercícios da Emoção”, e Waldomiro Vergueiro pelos “muitos anos dedicados à pesquisa das histórias em Quadrinhos”.

Estes dois últimos receberam a menção honrosa e Waldomiro proferiu algumas palavras esclarecendo que só o fato de terem sido indicadas, as HQ agradecem o reconhecimento de tal importante premiação em prol à cultura brasileira (e mundial)!

O ator Milton Gonçalves que pela segunda vez é convidado de cerimônia da premiação, após a fala de Waldomiro ainda se sentiu impulsionado a dizer que as HQ tiveram suma importância em sua formação na infância e juventude, numa época em que a cabeça das pessoas era mais limpa, segundo sua fala, citando alguns clássicos dos quadrinhos do século passado, como Tereré e Príncipe Valente, o que também veio demonstrar a força e influência que as HQ tiveram na formação mental e cultural educativa na maioria dos brasileiros, não importando sua raça, credo e formação atual profissional!

É assim que esse importante evento vem somar outros que cada vez mais dialogam e trazem os valores importantes da Nona Arte, que demorou muito a ter tais talentos reconhecidos e agora começa a colher uma justa recompensa!

Parabéns a todos que trabalham os quadrinhos e também ao Professor Waldomiro Vergueiro cujo reconhecimento espelha os quadrinhos e todos que respeitam essa belíssima arte, como o ilustríssimo ator Milton Gonçalves!

Gazy Andrausconsciência e quadrinhosIBAC,Milton Gonçalves,Waldomiro VergueiroUm reconhecimento artístico aos quadrinhos através do nome do Prof. Waldomiro Vergueiro Pela primeira vez o Prêmio IBAC Escola da Cidade edição 2011 que contempla Arquitetura, Cinema, Música e Artes Plásticas outorga na categoria de Artes as Histórias em Quadrinhos. Premiação ocorreu na quarta-feira, dia 23 de novembro, às...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe