hype-star-warsATENÇÃO! CONTÉM SPOILERS DOS SEIS PRIMEIROS FILMES DE STAR WARS, GAME OF THRONES E THE WALKING DEAD!

Star Wars não pode ser considerado moda. E isso é um elogio. Os sons de robôs, a respiração do vilão, os sabres de luz, as frases. Até mesmo os créditos iniciais da introdução subindo conforme a música de John Willians toca. Tudo em Star Wars é icônico.

Star Wars se tornou algo canônico na história dos filmes. George Lucas conseguiu trazer 3 filmes excelentes, e futuramente, uma nova trilogia contando mais a fundo sobre personagens não tão explorados na trilogia original. Pode ser confusa a numerologia de Star Wars, começando por 4,5, e 6 e seguindo para 1, 2 e 3, mas todos concordam que são 6 filmes que todo mundo deve ver (O̶k̶,̶ ̶n̶e̶m̶ ̶t̶o̶d̶o̶s̶ ̶a̶c̶h̶a̶m̶ ̶o̶ ̶1̶º̶ ̶f̶i̶l̶m̶e̶ ̶é n̶e̶c̶e̶s̶s̶ár̶i̶o̶ ̶d̶e̶ ̶s̶e̶r̶ ̶a̶s̶s̶i̶st̶i̶d̶o̶).̶

age-of-ultronComprada pela Disney, a Lucasfilm anunciou uma terceira trilogia após 38 anos do primeiro. E com isso começou algo que será a crítica deste artigo. Antes de tudo, deixarei uma coisa clara. A minha opinião a seguir é referente a propaganda exagerada, no inglês Hype, em relação ao Despertar da Força, e não sobre o filme. Para conferir a nossa resenha sobre o sétimo filme da franquia, clique aqui.

Uma das coisas mais revolucionarias em Star Wars é o chamado plot twist, ou em português, reviravolta. A famosa frase “Eu sou seu pai” passa batida diante de tantos anos e perdeu a eficácia, mas em sua estreia, a famosa frase foi uma das principais reviravoltas da história, tanto que hoje tornou-se clichê. E não apenas essa. No sexto filme, a revelação sobre a irmã de Luke Skywalker ou a Ordem 66 no Episódio Três. Cada uma dessas causou uma reviravolta incrível para todos que assistiam.

Atualmente, recebemos uma leva gigantesca de informações sobre roupas, atores no set, trailers que as vezes expõem demais. E isso acaba afetando muito a sensação cinematográfica. Muitos que assistiram “Vingadores: Era de Ultron” sentiram-se assim. Para os que não se sentiram assim, um exemplo com spoiler da trilogia antiga: Ben Kenobi morre no episódio IV. E então, aparece a notícia de que Alec Guinness, o ator que faz Ben, foi visto no set de gravação do Episódio V. Os fãs acabam especulando o que vai acontecer por ele ainda estar lá e se perguntarão o tempo todo se estavam certos ou não ao invés de curtir o filme.

the-walking-deadO Despertar da Força, entretanto, conseguiu evitar isso. Postou apenas coisas simples. Entrevistas sem revelar muito e apesar do trailer aparentar mostrar o enredo completo do filme, ao assistir o corte final do longa nos cinemas vi que estava MUITO errado. Os trailers apenas deixam um gosto de quero mais.

Mas então, se O Despertar da Força conseguiu evitar a quebra da imersão, porque estou comentando dele ao falar do Hype?

Porque toda propaganda gera vários rumores, e no caso, os rumores se espalham de uma maneira incontrolável, sendo quase impossível não vê-los. E quando um desses rumores se torna verdadeiro, a surpresa não é a mesma. E quando um rumor é bem construído, mas é falso, ficamos o filme inteiro procurando pistas pro mesmo. Em ambos os casos, a imersão é perdida por dúvidas.

game-of-thronesFinalizando, gostaria da opinião de vocês. O Hype ajuda muito na criação da atração do público, mas será que realmente é bom saber de todos os atores que pisam no set? Não seria uma surpresa maior se não soubéssemos quais atores estarão no set? Não seria mais divertido saber o paradeiro de Jon Snow se não soubéssemos que ele foi visto no set da nova temporada? Como aconteceu com Gleen em The Walking Dead, que teve até mesmo seu nome retirado dos créditos da abertura. P̶o̶r̶ ̶e̶n̶q̶u̶a̶n̶t̶o̶,̶ ̶N̶e̶g̶a̶n̶ ̶t̶a̶ ̶c̶h̶e̶g̶a̶n̶d̶o̶.̶

Em minha opinião pessoal, O Despertar da Força é muito bom, porém não é o melhor filme da Septalogia e ainda fica na posição de segundo melhor filme do ano, Mad Max foi superior. O que prejudicou a minha imersão foi este Hype, a propaganda. Talvez fosse o melhor filme do ano, o melhor dos sete Episódios. Talvez.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/12/hype.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/12/hype-300x277.jpgMatheus ZucaartigosGame of Thrones,George Lucas,Lucasfilm,Star Wars,The Walking DeadATENÇÃO! CONTÉM SPOILERS DOS SEIS PRIMEIROS FILMES DE STAR WARS, GAME OF THRONES E THE WALKING DEAD! Star Wars não pode ser considerado moda. E isso é um elogio. Os sons de robôs, a respiração do vilão, os sabres de luz, as frases. Até mesmo os créditos iniciais da introdução...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe