SPOILERS À FRENTE

A nova temporada de Black Mirror foi lançada no finzinho de 2017 (29/12) e mais uma vez trouxe uma antologia de 6 capítulos falando sobre a relação do homem com a tecnologia. Um dos episódios, Arkangel, que inclusive é dirigido por Jodie Foster, é sobre uma mãe que implanta um chip na filha quando ela tem 3 anos. E esse episódio ERRA!

O chip permite que a mãe, Marie (Rosemarie DeWitt), monitore a filha Sara (Brenna Harding), através de um GPS e veja tudo através dos olhos da filha (24h/dia), além de monitorar suas funções corporais e filtrar imagens violentas e perturbadoras, deixando-as pixelizadas.

Apesar de todo controle isso não impede que Sara comece um relacionamento com outro adolescente, Trick (Owen Teague), aos 15 anos, ter relações sexuais e usar drogas. Além de ver tudo isso, a mãe descobre que a filha está grávida.

No que a diretora Jodie Foster chamou de “a maior invasão de todas”, Marie tenta interromper a gravidez da filha preparando-lhe uma vitamina misturada com uma pílula contraceptiva de emergência (PCE), também conhecida como “pílula do dia seguinte”.

Ao passar mal no banheiro da escola, Sara é levada a enfermaria onde é examinada e informada que seu mau estar era devido a uma pílula do dia seguinte. “PCE?”, pergunta Sara. “Pílula contraceptiva de emergência”, responde a enfermeira. “Para interromper sua gravidez”. Mais tarde, ela reitera a Sara: “Você não está mais gravida”. E é aí onde entra um tópico bem delicado:

Pílula do dia seguinte não é abortiva e não funciona depois da gravidez estabelecida.

Sabemos que a série se passa numa realidade distópica onde PCE pode significar algo completamente diferente, mas tendo toda uma equipe criativa responsável pelo episódio não poderiam ter então adotado um nome diferente para o remédio utilizado, evitando dessa forma qualquer possibilidade de equívoco/confusão?

A pílula do dia seguinte não é abortiva, ela apenas evita que a gravidez ocorra, isso se tomada até 72h após a relação sexual desprotegida. Além da diferença do objetivo, as medicações são completamente diferentes entre si, inclusive os efeitos colaterais.

No Brasil, as PCEs são comercializadas em farmácias e estão disponíveis na rede pública de saúde (SUS) sem receita médica. O mesmo não ocorre com pílulas abortivas. O País proíbe o aborto exceto em casos de gravidez decorrente de estupro e incesto, para salvar a vida da mãe e em casos de anencefalia fetal.

Confundir os dois medicamentos só espalha uma informação errada que pode prejudicar o público.

O Buzzfeed conversou com Daniel Grossman, professor de obstetrícia e ginecologia da Universidade da Califórnia, São Francisco (EUA). Ao usar informações incorretas, Grossman diz que a indústria do entretenimento perde a oportunidade de esclarecer o que é a contracepção de emergência.

“Muitas pessoas devem acreditar que a pílula do dia seguinte é abortiva porque não entendem a mecânica de como esses medicamentos funcionam e o impacto que eles têm”.

Ele também observou que os roteiristas poderiam ter divergido das restrições médicas e tecnológicas contemporâneas e reimaginado o aborto como algo completamente diferente da forma como ele é tratado.

“Ao confundi-las na trama, as pessoas podem não entender por que a PCE pode estar disponível sem receita médica nas farmácias”, diz Sisson.

“Há muita informação por aí do movimento antiaborto dizendo que a PCE causa aborto, quando na verdade, isso é mentira”, diz Sisson. “Então essa não é apenas uma questão de compreensão médica, também é um tema de discussão política”.

Até o momento, a Netflix não se manifestou sobre o caso.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/01/arkangel-black-mirro-netflix-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/01/arkangel-black-mirro-netflix-1-150x150.jpgRenato LebeauartigosArkangel,Black Mirror,Brenna Harding,Jodie Foster,Netflix,Owen Teague,Rosemarie DeWittSPOILERS À FRENTE A nova temporada de Black Mirror foi lançada no finzinho de 2017 (29/12) e mais uma vez trouxe uma antologia de 6 capítulos falando sobre a relação do homem com a tecnologia. Um dos episódios, Arkangel, que inclusive é dirigido por...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe