Acontece em São Paulo, no próximo dia 24 de fevereiro, das 8h às 16h, o workshop “O século XX através das Histórias em Quadrinhos”, ministrado pelo historiador Eduardo Molina e pelo cientista político Rodrigo Gallo, em parceria com o canal do YouTube Geek História, o portal Plano Crítico e a empresa de educação Ágora.

Destinado a pesquisadores, professores e curiosos, o curso propõe que as histórias em quadrinhos – até então tidas como entretenimento de crianças e adolescentes – como fontes documentais para pesquisas históricas, assim como livros, documentos, fotografias ou jornais.

O workshop vai mostrar como as Histórias em Quadrinhos contribuíram para construir interpretações distintas sobre o século XX ao abordar direta ou indiretamente temas como a II Guerra Mundial, a Guerra Fria, o terrorismo e o surgimento de governos totalitários, entre outros.

“Esta iniciativa é totalmente inovadora e nenhum outro curso sobre HQs parte do princípio que temos. Com essa perspectiva, pesquisadores poderão romper paradigmas e enriquecer trabalhos científicos com um material riquíssimo e, que até então, não era considerado”, afirma Eduardo Molina.

Já para os professores que participarem, o historiador explica que o workshop possibilitará que eles passem a discutir contextos históricos, sociológicos, filosóficos, econômicos, políticos etc, em sala de aula, partindo de uma HQ, levando aos alunos não apenas uma nova linguagem para o ensino, mas, uma nova perspectiva de compreensão dos fatos em si.

“As Histórias em Quadrinhos, assim como ocorre com a literatura e o cinema, constroem narrativas que nos ajudam a ter uma visão da História, que nunca é isenta, pois os artistas e as editoras estão situados em algum contexto, o que direta ou indiretamente, ajuda a enviesar nossa noção de mundo”, explica Rodrigo Gallo.

Um exemplo que ilustra essa perspectiva – e que será abordado no curso – é a famosa HQ O Cavaleiro das Trevas, da DC Comics. Nele, o roteirista Frank Miller expõe de forma implícita a sua visão e a da editora, sobre a política externa norte-americana durante a gestão do presidente Ronald Reagan, na Guerra Fria, enquanto o Superman simboliza a Doutrina Reagan e Batman representa a luta da parcela da população dos Estados Unidos não atendida pelo governo neoliberal do período.

O século XX através das Histórias em Quadrinhos
Com Eduardo Molina (historiador) e Rodrigo Gallo (cientista político)
24 de fevereiro de 2018, das 8h às 16h00
Avenida São João, 822 – República – São Paulo
R$ 220,00 | Os participantes receberão certificado.
Inscrições: clique aqui.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/02/História-com-estudos-baseados-em-HQ-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/02/História-com-estudos-baseados-em-HQ-1-150x150.jpgRenato Lebeauagendaprograme-seEduardo Molina,histórias em quadrinhos,Rodrigo GalloFacebook Twitter Instagram Youtube Acontece em São Paulo, no próximo dia 24 de fevereiro, das 8h às 16h, o workshop 'O século XX através das Histórias em Quadrinhos', ministrado pelo historiador Eduardo Molina e pelo cientista político Rodrigo Gallo, em parceria com o canal do YouTube Geek História, o portal Plano Crítico...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe