A quarta edição das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos consolida o evento como o maior congresso científico do setor na América Latina. O encontro começou ontem (22.08) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e terá 228 pesquisas sobre o tema sendo apresentadas nos quatro dias do evento.

Outro dado ajuda a confirmar a repercussão do congresso: o número de livros sobre quadrinhos a serem lançados. Nesta edição, serão 21. Parte deles é de autores de fora do país, o que sinaliza o impacto que o evento vem conquistando também entre estudiosos estrangeiros.

Dois dos lançamentos serão de convidados vindos do exterior. Daniele Barbieri, semiólogo e professor do Istituto Superiore per Le Industrie Artistiche (ISIA), publicará versão em português de “As Linguagens dos Quadrinhos”, obra referencial sobre o tema. O norte-americano Nick Sousanis irá autografar “Desaplanar”, sua premiada tese de doutorado, criada toda em quadrinhos.

O terceiro convidado internacional será Randy Duncan, também dos Estados Unidos. Professor e diretor do Comics Studies Program da Henderson State University, ele é autor de vários livros sobre a linguagem, os gêneros e os estudos sobre histórias em quadrinhos.

O quarto conferencista é José Marques de Melo, pesquisador tido como referência na área de comunicação, tanto dentro quanto fora do país. O professor universitário é responsável pela primeira pesquisa sobre quadrinhos feita no país, há exatos 50 anos. Ele fez um raio-X das produção, circulação e recepção das revistas que circulavam no país na década de 1960.

Um dos pioneiros no estudo de quadrinhos no Brasil e falecido no último dia 14, Álvaro de Moya será um dos homenageados desta edição. Será mais um reconhecimento do congresso à sua trajetória profissional. Ele já havia sido homenageado nas duas primeiras edições do evento, realizadas em 2011 e 2013.

O congresso é realizado a cada dois anos, sempre na ECA-USP. A organização é do Observatório de Histórias em Quadrinhos da Universidade de São Paulo.

4as Jornadas de Histórias em Quadrinhos
De 22 a 25 de agosto das 14h às 20h
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Avenida Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitário
São Paulo - SP

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/08/ilustra_4jornadas.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/08/ilustra_4jornadas-150x150.jpgRenato Lebeauagendaprograme-seDaniele Barbieri,Jornadas de Histórias em Quadrinhos,Nick Sousanis,USPA quarta edição das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos consolida o evento como o maior congresso científico do setor na América Latina. O encontro começou ontem (22.08) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e terá 228 pesquisas sobre o tema...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe