Segunda edição do evento promove uma celebração da produção indepente do faça-você-mesmo

Dedicado ao universo dos fanzines e das publicações independentes, o Ugra Zine Fest é um evento com atividades variadas e participantes de diferentes áreas de atuação das artes gráficas. Idealizado pela Ugra Press, seu objetivo é a incentivar produção, fomentação e pesquisa de cultura radical e alternativa.

Ugra Zine Fest oferece uma programação equilibrada entre a reflexão, prática e a confraternização, o que fez a sua primeira edição em 2011 atingir popularidade entre os produtores de fanzines. Para esta edição os organizadores trazem como convidado especial o nome mais significativo da produção underground do Brasil, o quadrinhista Marcatti.

Com o mesmo formato da edição passada, em sua segunda edição, que acontecerá nos dias 9 e 10 de março, o evento terá durante todo o dia exposição de zines, feira de publicações alternativas, comes e bebes e é claro as palestras gratuitas e as oficinas que custarão R$20 cada.

Na programação estão atividades como Oficina de Estêncil, Oficina de Customização de Fanzines, Palestra com Nenê Altro, Palestra com Law Tissot, Palestra com Marcatti, Debate “Quadrinhos Independentes: Opção ou Condição?”, com Marcatti, Law Tissot e Rodrigo Spyked, entre outras atividades.

Além das palestras e oficinas, o evento exibirá pela primeira vez dois documentários que homenageiam o universo zineiro. Um deles é a segunda parte do já clássico “Fanzineiros do Século Passado”, do Márcio Sno, que estreou no UZF de 2011 e rodou o mundo contando as peripécias dos faneditores brazucas. Neste novo capítulo, Sno deixa de lado o saudosismo e investiga outros temas: o fanzine a serviço do rock, os fanzineiros deste século e os estímulos para a produção impressa.

O outro filme é o “Ugra, the Karma”, primeiro longa-metragem do Paulo Oliveira, antigo batalhador do underground paulistano e criador da produtora Insane Mind. Com sua câmera na mão, Paulo acompanhou minuto a minuto a organização do primeiro Ugra Zine Fest e transformou o material coletado num bem humorado e informativo documentário.

Os dois filmes terão suas primeiras exibições públicas no II Ugra Zine Fest, com presença dos respectivos diretores.

Veja os locais da segunda edição do Ugra Zine Fest:

9 de março:
Sativa Bordô
Praça Roosevelt, 82 – Centro – São Paulo / SP

10 de março
Casa do Fazer
Rua Humberto I, 201 – Vila Mariana – São Paulo / SP

Para mais informações acesse o blog oficial do Ugra Zine Fest, clicando aqui.

Renato LebeauagendaMarcatti,Ugra Press,Ugra Zine FestSegunda edição do evento promove uma celebração da produção indepente do faça-você-mesmo Dedicado ao universo dos fanzines e das publicações independentes, o Ugra Zine Fest é um evento com atividades variadas e participantes de diferentes áreas de atuação das artes gráficas. Idealizado pela Ugra Press, seu objetivo é a incentivar...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe