Evento reúne quadrinhos e cultura pop e acontece na Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 14 de novembro

A Rio Comicon vai reunir uma programação que inclui exposições nacionais e internacionais, palestras, debates, oficinas, ciclo de animação, documentários sobre quadrinhos, lançamentos, shows, mega-livraria de HQ, stands de produtos pop e espaços para artistas independentes.

Segundo os organizadores, a primeira edição do Rio Comicon 2010 terá a grandiosidade da tradicional San Diego Comic Com, porém com foco no trabalho de autor – no que dialoga com eventos europeus como a Napoli Comicon e a Comica, de Londres cujos diretores estarão presentes no evento.

O evento que acontecerá na estação da Leopoldina, Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 14 de novembro, está sendo muito aguardado por todos os fãs de quadrinhos depois que o primeiro nome confirmado foi do italiano Milo Manara.

A expectativa aumentou depois da confirmação de outras estrelas internacionais como os ingleses Melinda Gebbie e Paul Gravett; o editor Claudio Curcio, pela Itália; os franceses François Boucq, Etienne Davodeau e Patrice Killofer; o americano dos quadrinhos alternativos Jeff Newelt; além dos hermanos argentinos Lucas Nine e Patricia Breccia.

Entre os convidados nacionais os nomes são Angeli, Eloar Guazzelli, Fábio Moon, Fido Nesti, Gabriel Bá, Kako, Laerte, Lourenço Mutarelli (que recebe homenagem especial), Marcelo Lelis, Orlando Pedroso, Ota, Rafael Coutinho e Rafael Grampá. Autores independentes também participam do evento em duas mesas. O coletivo Quarto Mundo também completa a lista de convidados.

Entre os destaques da Rio Comicon 2010, um espaço dedicado ao grande convidado dessa edição Milo Manara. A estrutura vai abrigar uma exposição de originais do artista, chamada “Manara in Brasile”, organizada especialmente para o evento. Manara, cuja vinda está sendo apoiada pelo Instituto Italiano di Cultura, vai participar de uma palestra sobre a sua obra. Entre os seus trabalhos, o mais famoso, sem dúvida, é a série de álbuns “Clic”, sobre um controle remoto que provoca orgasmos nas mulheres. Como não poderia deixar de ser, Manara declarou aos produtores do evento que “está ansioso para vir ao Brasil conhecer as mulheres brasileiras”.

Além de toda a agenda de atividades, o evento vai contar também com estandes de livrarias e produtos diversos da cultura pop, lançamentos editoriais e shows. Haverá ainda espaço para cosplay e action figure. A produção é da editora Casa 21, que traz o know how do Festival Internacional dos Quadrinhos (FIQ!) que acontece em Belo Horizonte desde 1999, sempre de dois em dois anos. Roberto Ribeiro, sócio da empresa, participou, também, da criação da Bienal Internacional dos Quadrinhos (no Rio, em 1991 e 1993; e em 1997 na capital mineira).

Segundo ele, apesar da associação mais imediata com a San Diego Comic Con, a maior do gênero no mundo, a Rio Comicon vai focar no trabalho de autor, nos moldes da Napoli Comicon e da Comica, de Londres. “O termo ‘comicon’ ajuda no contato com os autores estrangeiros e põe o Rio no mapa dos eventos internacionais”, esclarece Roberto.

A Rio Comicon 2010, tem site oficial www.riocomicon.com.br, lá você informações sobre os encontros, debates, exposições e oficinas, além da biografia dos convidados, localização e um blog exclusivo. Link para redes sociais, informações para imprensa, vídeos e fotos sobre o universo HQ são outros serviços oferecidos.

Visitação
O Rio Comicon 2010 estará aberto à visitação de 09 a 14 de novembro de 2010 das 13:00 às 22:00 horas.

O público visitante do Rio Comicon 2010 terá acesso ao evento adquirindo ingressos através da Ingresso Rápido pela internet, pontos físicos de venda e calls centers a partir de outubro e na bilheteria da Estação Leopoldina a partir do dia 04 de novembro.

Ingressos:
Os ingressos custam R$ 10 para o público geral. Estudantes pagam R$ 5, mediante a apresentação de carteirinha. Crianças com até 12 anos e maiores de 60 anos têm a entrada gratuita. Pessoas portadoras de deficiência física estão isentas de pagamento.

Estacionamento no local com manobrista.

Renato LebeauagendaAngeli,Claudio Curcio,Eloar Guazzelli,Etienne Davodeau,Fábio Moon,Fido Nesti,François Boucq,Gabriel Bá,Jeff Newelt,Kako,Laerte,Lourenço Mutarelli,Lucas Nine,Marcelo Lelis,Melinda Gebbie,Milo Manara,Orlando Pedroso,OTA,Patrice Killofer,Patricia Breccia,Paul Gravett,Quarto Mundo,Rafael Coutinho e Rafael Grampá,Rio ComiconEvento reúne quadrinhos e cultura pop e acontece na Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 14 de novembro A Rio Comicon vai reunir uma programação que inclui exposições nacionais e internacionais, palestras, debates, oficinas, ciclo de animação, documentários sobre quadrinhos, lançamentos, shows, mega-livraria de HQ,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe