Livraria Cultura e Barba Negra promovem fim de semana dedicado ao processo criativo das HQs

Realizado na Livraria Cultura CasaPark (Brasília) desde 2008, o Quadrinhos na Cultura procura a cada ano explorar uma faceta diferente das histórias em quadrinhos, proporcionando ao público a oportunidade de aprofundar-se nesta forma de expressão que mescla artes plásticas e literatura.

Em 2011, a proposta do evento é abrir os bastidores da produção de quadrinhos para o público, com cinco criadores falando sobre as suas “criaturas”.

De hoje, quinta-feira, até o próximo domingo, dia 27 de novembro, passarão pela Livraria Cultura André Dahmer, Renato Alarcão, Carlos Ferreira, Nestablo Ramos e Gabriel Goés.

Além da programação voltada para o público jovem e adulto, as crianças também terão espaço no evento, com uma maratona de histórias contadas por personagens de HQs e uma oficina em que aprenderão como criar seus próprios personagens e histórias em quadrinhos.

Confira a programação completa do evento:

24 de novembro (quinta-feira), 19h30
Tema: Criador e Criatura: André Dahmer e o Monstro de Zazanov
Palestrante: André Dahmer
Nesta quinta-feira, o quadrinista André Dahmer participa de um bate-papo sobre o seu recém lançado livro “Rei Emir Saad – O monstro de Zazanov”, sexto livro do autor, que reúne as suas tiras de humor negro publicadas semanalmente no portal G1. Emir Saad, carinhosamente conhecido como Monstro de Zazanov, é um ditador à moda antiga, ao contrário do que afirma a crítica da imprensa reacionária de Ziniguistão.
Após o bate-papo, haverá sessão de autógrafos com o autor.

25 de novembro (sexta-feira), 19h30
Tema: Diário Gráfico
Palestrante: Renato Alarcão
Aberta a pessoas de todas as profissões e backgrounds, esta palestra apresenta o uso do ‘Diário Gráfico’ (cadernos de ideias e experimentações) como parte fundamental do trabalho de gente tão diversa quanto Da Vinci, Charles Darwin e Thomas Edison. Serão abordas questões ligadas à criatividade, descritos acasos e acidentes felizes do processo, e mostrado como a neurociência compreende as habilidades específicas dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro.
Após a palestra, haverá sessão de autógrafos com o autor.

26 de novembro (sábado), 15h

Tema: Maratona de histórias com personagens dos quadrinhos
Uma tradição que acompanha o Quadrinhos na Cultura desde a sua criação é o hábito dos vendedores da Livraria Cultura fantasiarem-se dos seus personagens de quadrinhos favoritos para trabalhar. Para animar a tarde das crianças, estes mesmos vendedores contarão diversas histórias.

26 de novembro (sábado), 16h
Tema: Kardec: A história do codificador do espiritismo em quadrinhos.
Palestrante: Carlos Ferreira
Neste sábado, o quadrinista Carlos Ferreira, participa de um bate-papo sobre o seu mais recente lançamento: “Kardec”. A obra coloca o leitor em contato com uma França que se preocupou em entender fênomenos sobrenaturais, vividos nas reuniões de “mesas girantes”, em que objetos se moviam inexplicavelmente, e a história de Allan Kardec que dedicou sua vida a entender e explicar o conhecimento adquirido sobre esses fenômenos e a continuidade da existência humana aos outros.
Após o bate-papo, haverá sessão de autógrafos com o autor.

26 de novembro (sábado), 20h
Tema: Por dentro do universo de Zoo
Palestrante: Nestablo Ramos Neto
Os animais estão no controle da Terra e os humanos são os “bichinhos de estimação” agora! Relaxe, isto é apenas uma obra de ficção, a raça humana está segura… por hora!
A inversão de papeis sempre foi um excelente recurso para se criar histórias e também a forma escolhida por Nestablo Ramos para trazer até nós “Zoo”. De forma inteligente e ousada, “Zoo” critica a forma cruel como o Homem trata os animais. Mas quem melhor que o próprio criador da série para falar sobre ela?
Neste sábado, Nestablo participa do Quadrinhos na Cultura falando sobre os dois volumes da grafic novel que vem conquistando leitores por todo Brasil, seu processo de criação, inspirações, respondendo perguntas, e é claro, autografando o segundo álbum da série, que acaba de ser lançado!

27 de novembro (domingo), 15h
Tema: Oficina de história em quadrinhos
Com: Fabrício Matos
Nesta oficina, crianças a partir de 07 anos de idade poderão colocar os seus talentos em prática e aprender noções básicas sobre como desenvolver os seus personagens e as suas próprias histórias em quadrinho.
Atividade promovida pela “Oficina de Arte – Espaço de Arte e Cultura “.

27 de novembro (domingo), 16h
Tema: 1000-1
Palestrante: Gabriel Goés
1000 possibilidades narrativas. 1000 dinheiros no bolso. Assim é a revista 1000, uma publicação de poucas páginas, sem palavras, mas com muito espaço para a experimentação. A 1000 nasceu de uma parceira entre a Barba Negra e o selo Cachalote. São histórias mudas, feitas por jovens e talentosos desenhistas brasileiros, na tentativa de inovar os aspectos narrativos das HQs. Após 6 edições, a 1000 lança o livro “1000-1”, uma coletânea dos trabalhos antes lançados em edições limitadas de 300 exemplares.

1000 possibilidades narrativas. 1000 dinheiros no bolso. Assim é a revista 1000, uma publicação de poucas páginas, sem palavras, mas com muito espaço para a experimentação. A 1000 nasceu de uma parceira entre a Barba Negra e o selo Cachalote. São histórias mudas, feitas por jovens e talentosos desenhistas brasileiros, na tentativa de inovar os aspectos narrativos das HQs. Após 6 edições, a 1000 lança o livro “1000-1”, uma coletânea dos trabalhos antes lançados em edições limitadas de 300 exemplares.

Para falar um pouco sobre esta experiência e apresentar seus trabalhos como quadrinistas, a Livraria Cultura recebe Gabriel Góes, que assina “SIM”, o quinto “álbum-capítulo” da coletânea, e Tiago Elcerdo, autor de “Bebê Gigante”.

LIVRARIA CULTURA – CASAPARK SHOPPING CENTER
SGCV – Sul, Lote 22 – Loja 4-A
71215-100 – Zona Industrial – Guará – DF
Tel.: (61) 3410-4033 / Fax.: (61) 3410-4099

Renato LebeauagendaAndré Dahmer,Barba Negra,Carlos Ferreira,Gabriel Góes,Livraria Cultura,Nestablo Ramos,Quadrinhos na Cultura,Renato AlarcãoLivraria Cultura e Barba Negra promovem fim de semana dedicado ao processo criativo das HQs Realizado na Livraria Cultura CasaPark (Brasília) desde 2008, o Quadrinhos na Cultura procura a cada ano explorar uma faceta diferente das histórias em quadrinhos, proporcionando ao público a oportunidade de aprofundar-se nesta forma de expressão...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe