will_eisner_vila_mariana_04

Exposição, exibição de filme e documentário, e bate-papo sobre o desenhista norte-americano fazem parte da programação que começa dia 27 de março e vai até  26 de Abril.

O SESC Vila Mariana faz uma homenagem ao desenhista norte-americano Will Eisner (1917-2005), considerado um dos mais importantes artistas de histórias em quadrinhos e uma das maiores influências no desenvolvimento do gênero.

O filme The Spirit, de Frank Miller, está em cartaz nos cinemas do Brasil e quem quiser conhecer um pouco mais sobre o criador do personagem pode visitar a exposição Em Torno de Will Eisner e participar de um bate-papo sobre o desenhista no dia da abertura.

A exposição traz itens do acervo do especialista em quadrinhos Álvaro de Moya, que conheceu Eisner em 1958 e recebeu o artista nas cerca de sete visitas que fez ao Brasil, mantendo contato até a sua morte, em 2005, em encontros no país e no exterior.

will_eisner_vila_mariana

São 26 painéis de 90 X 60 cm, com imagens e legendas do personagem The Spirit, desenhos originais, edições norte-americanas das revistas The Spirit e de outras publicações. Também haverá a exibição contínua de um vídeo com depoimento de Álvaro de Moya sobre sua relação com Eisner e a carreira do quadrinista.

O projeto Quadrinhando, que a cada trimestre disponibiliza para leitura novas publicações de HQs, trará edições atuais das graphic novels de Eisner em português, da década de 70 aos anos 2000: O Complô, Fagin, o Judeu, A Força da Vida, O Nome do Jogo, Pequenos Milagres, Sundiata, Quadrinhos e Arte Sequencial, O Sonhador, O Edifício, Contrato com Deus, Spirit, Narrativas Gráficas, Don Quixote e Moby Dick.

O bate-papo, no dia 27, terá a participação de Álvaro de Moya e do jornalista Jotabê Medeiros. O debate será precedido da exibição do documento Will Eisner – Profissão Cartunista, uma produção do SESCTV.

E no dia 28, o projeto realiza a projeção do filme Scarface, a Vergonha de uma Nação (1932), de Howard Hawks, drama policial baseado na vida de Al Capone, um dos mais poderosos gângsteres de todos os tempos.

O objetivo é mostrar a relação entre a estética da produção de Will Eisner nos anos 40 e 50 e a dos clássicos do cinema noir, por trabalharem com uma atmosfera sombria e decadente, geralmente ligada ao submundo das grandes cidades e a temas policiais.

Will Eisner é considerado um dos maiores autores de histórias em quadrinhos no mundo. Nascido em 1917 no bairro do Brooklyn, Nova Iorque, numa família de imigrantes judeus, Eisner fez os seus primeiros trabalhos em quadrinhos na década de 1930, mas o seu primeiro grande destaque foi a criação do personagem Spirit, nos anos 1940.

O personagem principal era um detetive mascarado, Denny Colt, sem superpoderes, que protegia os habitantes de Central City. Os enquadramentos cinematográficos, o desenho marcado por efeitos sedutores de luz e sombra, além de narrativas sofisticadas, tornaram Spirit (que foi publicado até a década de 1950 e retomado mais tarde) um marco na área dos quadrinhos.

will_eisner_vila_mariana_03

A partir dos anos 1970, Will Eisner produziu uma série de obras em quadrinhos direcionadas para o público adulto, as quais batizou de graphic novels. As graphic novels de Eisner tiveram uma importância decisiva no estabelecimento dos quadrinhos como uma linguagem artística madura, que pode influenciar e sofrer influência de áreas como o cinema e o teatro. Dentre essas graphic novels, podemos destacar Um Contrato com Deus, O Edifício, Fagin, o Judeu e Pequenos Milagres.

Além de seu trabalho como quadrinista, Will Eisner produziu obras que discutem os quadrinhos do ponto de vista teórico-conceitual, como é o caso de Quadrinhos e Arte Sequencial e Narrativas Gráficas. Em 1988, foi criado o Prêmio Will Eisner, uma premiação para os artistas que mais se destacam nessa área. Will Eisner morreu em 3 de janeiro de 2005 em Laurderdale Lakes, Flórida, devido a complicações cardíacas depois de uma cirurgia.

Em torno de Will Eisner no SESC Vila Mariana

Bate papo:

Dia 27/03, sexta, às 19h30
Auditório (131 lugares)
Grátis: Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência

Filme Scarface:

Dia 28/03, sábado, às 16h
Auditório (131 lugares)
93 minutos. Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis: Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência

Exposição:

De 27/03 a 26/04, terça a sexta, das 7h às 21h30;
sábados e domingos, das 10h às 18h30
Local: Atrium
Grátis
Livre para todos os públicos.

Acesso para pessoas com deficiência
Estacionamento: a partir de R$ 5,00

SESC Vila Mariana

Rua Pelotas, 141
Informações: 5080-3000
www.sescsp.org.br

Renato Lebeauprograme-seA Força da Vida,Contrato com Deus,Don Quixote,Fagin,Frank Miller,Moby Dick,Narrativas Gráficas,O Complô,O Edifício,o Judeu,O Nome do Jogo,O Sonhador,Pequenos Milagres,Quadrinhos e Arte Sequencial,Scarface,sesc,Spirit,Sundiata,The Spirit,Will EisnerExposição, exibição de filme e documentário, e bate-papo sobre o desenhista norte-americano fazem parte da programação que começa dia 27 de março e vai até  26 de Abril. O SESC Vila Mariana faz uma homenagem ao desenhista norte-americano Will Eisner (1917-2005), considerado um dos mais importantes artistas de histórias em...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe