sub_6_abertura

No próximo dia 6 de fevereiro, sábado, a partir das 19h30 na HQMix Livraria o pessoal da revista independente Subversos estará lançando a sexta edição da publicação.

Na ocasião, haverá quadrinhos, cerveja, muito gente simpática e sorteio de camisetas.

Em uma edição especial com mulheres, todo o material que compõe a edição (HQs, tiras e ilustrações) foi criado por quadrinhistas femininas (individualmente ou em dupla – neste caso, foi permitida a participação masculina).

O objetivo da edição é destacar a presença feminina no universo dos quadrinhos e não necessariamente conter trabalhos protagonizados por mulheres ou que abordem questões voltadas ao universo feminino.

Os editores deixam laro que a edição não esgota o número de mulheres que fazem quadrinhos no Brasil e não tem tal pretensão. Há, felizmente, muito mais autoras país afora – algumas, inclusive, com uma produção muito mais intensa que uma boa parte das autoras presentes neste número. Esta seleção é uma forma de representar a quantidade de autoras e suas variedades de estilos e localizações geográficas.

sub_6_1

São 32 colaboradores (23 mulheres e 9 homens) de diversas regiões do país: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo; também de outros países: Argentina e Japão.

Nesta edição:
A capa tem desenho e cores de Xuvs (São Paulo/SP) e arte-final de Igor Shin (Naha/JAP). A dupla também participa com uma ilustração interna.

Karina Nishioka & Akira Sanoki (ambos de São Paulo/SP) assinam a HQ “Madame X”, na qual apresentam os golpes aplicados por uma vidente e uma meretriz no centro de São Paulo.

Em “Cobertor Azul”, Daniel Esteves (São Paulo/SP) narra a chegada de um novo personagem ao universo de sua premiada série: Nanquim Descartável. Desenhos da promissora Fernanda Oliver (Embu das Artes/SP).

“Marinheiro de 1ª viagem”, de Pri Perca (São Paulo/SP) mostra, de maneira breve, os efeitos de uma substância misteriosa.
“Pavorosa”, de Naara Nascimento (Salvador/BA), explora a eterna aversão feminina aos animais asquerosos.

“O Teste”, de Milena Azevedo & Wendell Cavalcanti (ambos de Natal/RN) relata as tristes provações das quais uma criança tem que se submeter para ser aceita pela turma de rua ou de colégio.

sub_6_2

Em “Kiko e Gabi simulando a vida”, Fran Briggs (Rio de Janeiro/RJ) aborda, de maneira irônica, questões como a rotina entediante da jornada de trabalho e a fuga para jogos de simulação. É a primeira HQ publicada na Subversos feita ao estilo clássico do mangá (sem a leitura oriental, obviamente).

“Cilada”, de Me Morte & Rafael Pereira (Pouso Alegre/MG e Rio de Janeiro/RJ, respectivamente), é a história de uma mulher que descobre ser portadora do vírus HIV e está prestes a se matar quando um telefonema muda completamente sua vida e a vida de seus familiares mais próximos.

“Prenúncio”, de Bruna Welter & Ricardo Chagas (ambos de São Paulo/SP), é o dilema de um rapaz que precisa decidir entre oferecer um suco para a garota por quem está apaixonado ou comprar o último exemplar do CD de sua banda favorita. Com apenas 15 anos, Bruna Welter é a colaboradora mais jovem da edição.

“Tão Perto, Tão Longe”, de Lorena Kaz (Rio de Janeiro/RJ), narra a expectativa de uma mulher apaixonada para se encontrar com o motivo de sua paixão: um homem casado.

“Pra Sempre Vou Te Amar” é um trabalho biográfico em que Elaine Bozza narra a alienação com a qual as pessoas a trataram ao longo de sua vida por ela gostar de desenhos animados e quadrinhos. Arte de Vini (ambos de Valinhos/SP).

“Iscola… O Crime” são tiras de Rose Araujo (Rio de Janeiro/RJ) que satirizam a lamentável situação das escolas públicas do país.

“MIMO”, de Nilce Takahashi (São Paulo/SP) é uma HQ experimental; praticamente um diário com anotações e representações de fotos e objetos do dia-a-dia.

“El Tiempo Perdido”, de Natalia Medrano & Alejandro Farias (ambos de Buenos Aires/ARG), narra com poucas palavras o reencontro entre um soldado aposentado e uma dançarina cujo trabalho amenizava a situação dos soldados no front.

sub_6_3

“Respiro”, de Camila Mizutani & Renata Ribak (São Paulo/SP e Cotia/SP, respectivamente) é um trabalho sem textos que flerta com o experimentalismo e aborda questões como aglomerados populacionais, precariedade, solidão e liberdade.

“O Assalto”, de Cristina Carnelós & Lincoln Carvalho (ambos de São Paulo/SP), trata com bom humor a questão da violência no espaço urbano.

“Azeitonas”, de Simone Yoshida (Londrina/PR) aborda, num estilo semelhante ao mestre do terror Hideshi Hino, as relações humanas em seus aspectos mais egoístas e mesquinhos.
Em “Te Quiero Mucho”, de Kari (São Paulo/SP), uma mulher que não agüenta mais as agressões do marido, começa a flertar com um rapaz em meio ao início de uma proliferação de zumbis.

“Amely – Uma Mulher de Verdade” são divertidas tiras nas quais Pryscila Vieira (Curitiba/PR) aborda a eterna relação de amor e ódio entre homens e mulheres.

Completam a edição ilustrações de Adriana Melo (São Paulo/SP), Gicelle Archanjo (São Paulo/SP) e Danielle Dantas (Teresina/PI).

Subversos nº6
60 páginas
21 x 28 cm
Papel couchê,
Miolo p/b
Capas coloridas.

A revista é distribuída gratuitamente nas bibliotecas municipais e pontos de leituras da cidade de São Paulo, nas gibitecas de São Bernardo/SP e Santo André/SP e na livraria HQMIX. Também é distribuída em eventos que os editores da publicação participam – acompanhem o blog para maiores informações.

Para os leitores das demais cidades, a revista pode ser adquirida através do site: www.ligahq.com.br (lá, procure pelos lançamentos da editora Devir – estão em ordem alfabética) pelo preço de R$ 4,90 – frete incluso.

Livraria HQMix
Praça Franklin Roosevelt, 142 – Centro
São Paulo – SP
3258-7740

Renato Lebeauprograme-sehqmix,SubversosNo próximo dia 6 de fevereiro, sábado, a partir das 19h30 na HQMix Livraria o pessoal da revista independente Subversos estará lançando a sexta edição da publicação. Na ocasião, haverá quadrinhos, cerveja, muito gente simpática e sorteio de camisetas. Em uma edição especial com mulheres, todo o material que compõe a...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe