Sede do SIMA recebe mais uma edição do maior evento de cultura pop da cidade

Amanhã, domingo (8/9), Alvorada se tornará novamente a capital gaúcha da cultura pop. O Gibifest chega ao seu quarto ano celebrando os quadrinhos, o cinema e os animes, tornando a sede do Sindicato dos Municipários de Alvorada (SIMA) o palco de uma grande festa do público nerd. Os portões se abrem às 14h, e a entrada custa dois quilos de alimento não perecível – que serão doados ao banco de alimentos do Município.

Como nas edições anteriores, o evento contará com inúmeras atividades para o público presente, tendo como carro-chefe a venda de histórias em quadrinhos originais (o chamado Artists Alley). Desfile de cosplays, torneios de Magic e Pokemón, exposições, premiações, games e concursos de desenhos são algumas das opções do público.

O CAQ, Coletivo Alvoradense de Quadrinhos, organiza o evento. De acordo com o professor Paulo Kobielski, a finalidade do evento sempre foi promover a solidariedade. “O objetivo do Gibifest sempre foi oferecer cultura a uma população nitidamente carente”, diz. O professor Denilson Reis reforça a importância de trazer opções culturais para o povo alvoradense. “Queremos fazer um evento solidário, que proporcione um espaço de diversão para a juventude de nossa cidade”, conclui.

Já o desenhista e designer Adão de Lima Júnior espera um evento ainda mais bem-sucedido que o anterior, que levou cerca de 400 pessoas à sede do SIMA. “A expectativa é que seja sempre melhor para todos. Tanto para os expositores e artistas, quanto para o público”, completa.

Ao longo de todo o evento, torneios de Magic e Pokemón despertarão espírito competitivo dos alvoradenses. Exposições de Transformers e do artista Pablito Aguiar ficarão disponíveis para apreciação do público até o fechamento do evento, às 19h.

Já o palco principal do SIMA receberá múltiplas atividades, desde a apresentação dos organizadores do evento, às 15h; passando por um show de K-Pop, às 15h30; pelo troféu Gibifest, que premia grandes nomes do quadrinho local às 16h; uma palestra sobre o Batman, que completa 80 anos em 2019; até chegar ao desfile de cosplay, às 18h.

Quem gosta de desenhar e pretende tornar disso uma profissão terá uma grande oportunidade durante o evento. O Dínamo Estúdio, uma das maiores escolas de desenho do Brasil, estará promovendo um concurso de desenho ao longo de todo o Gibifest. Ao final da disputa, o vencedor ganhará uma bolsa de estudos integral em um dos mais renomados estúdios de desenho do Estado e do País. Já os segundos e terceiros colocados recebem bolsas de 50 e 25%, respectivamente.

O Conselho Jedi RS, principal fã-clube de Star Wars no Rio Grande do Sul, estará presente, com o jogo “Beat Saber”, de Playstation VR – game que usa a realidade virtual para explorar o universo dos Jedis. Além disso, os tradicionais cosplayers de Star Wars estarão no evento, promovendo o poder da “Força” e comercializando produtos da maior saga cinematográfica de todos os tempos.

O Troféu Gibifest prestigia os grandes nomes do quadrinho local. Em 2019, não será diferente. Neste ano, Altair Gelatti receberá o prêmio “Conjunto da Obra”, sendo assim o grande homenageado do evento. Gelatti manteve, durante os anos 1960, uma publicação chamada Albatroz, que durou 46 números – um feito para e época e para a cidade de Caxias do Sul, onde mora até hoje. Além disso, criou o super-herói Homem-Força.

Gustavo Borges, o renomado artista indicado ao prêmio Eisner (o Oscar das histórias em quadrinhos) recebe o troféu “HQ 2018”, que premia o melhor quadrinho lançado no ano passado. A obra vencedora é “Cebolinha: Recuperação”, que integra a linha “Graphic MSP”da Maurício de Souza Produções.

Rodrigo dos Santos recebe o “Troféu Gibifest do Quadrinho Nacional”, prêmio de votação popular, pelo quadrinho “Anjo Urbano número 9”. O prêmio “Publicação de 2018” fica com Marcelli e Marcel Ibaldo (pai e filha), pelo gibi “Tê Rex: Spoilerfobia”. Law Tissot recebe, por seu “X-Tro”, o título de “Fanzine 2018”.

Gibifest 2019
8 de setembro a partir das 14h
Entrada: dois quilos de alimento não perecível

SIMA
Av. Wenceslau Fontoura, 105 – Nova Americana
Nova Alvorada – RS

Quarto Gibifest movimenta o público nerd de Alvoradahttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/09/gibifest-2019-2.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/09/gibifest-2019-2-150x150.jpgRenato Lebeauagendaprograme-seColetivo Alvoradense de Quadrinhos,Conselho Jedi,GibiFest,Gustavo Borges,SIMA,Troféu GibifestFacebook Twitter Instagram Youtube Sede do SIMA recebe mais uma edição do maior evento de cultura pop da cidade Amanhã, domingo (8/9), Alvorada se tornará novamente a capital gaúcha da cultura pop. O Gibifest chega ao seu quarto ano celebrando os quadrinhos, o cinema e os animes, tornando a sede do Sindicato dos Municipários...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!