Itaú Cultural promove encontro entre público e artistas do universo dos quadrinhos

Até o dia 8 de setembro, das 14h às 20h, o Itaú Cultural apresenta a quarta edição da Banca de Quadrinistas. Desde 2015, o instituto promove o encontro do público com artistas, coletivos, editoras e estúdios ligados ao universo das histórias em quadrinhos, sempre com um foco especial para o cenário independente.

Com 43 expositores – 13 deles convidados e 30 selecionados por meio de inscrições realizadas entre julho e agosto –, a feira tem como objetivo maior promover a troca de informações sobre este universo, tanto dos autores como público, quanto entre eles mesmos. Esta quarta edição conta com sete convidados de fora de São Paulo: Alexandre Beck, de Santa Catarina, Ana Cardoso, de Minas Gerais, Cora Ottoni, do Rio de Janeiro, Roberta Cirne, de Pernambuco, Samanta Flôor, do Rio Grande do Sul, e Gabriel Jardim, da Paraíba.

As temáticas tratadas pelos artistas são diversas, passando por questões relacionadas ao corpo, à sexualidade, o cotidiano, cultura pop, religião, política e feminismo, entre outras.

Também estará na Banca de Quadrinistras a Zapata Edições, selo com 15 anos de atuação nas HQs independentes, em publicações próprias, coletâneas e no ensino por meio do curso HQ em foco. Entre seus títulos estão, Último Assalto, Por mais um dia com Zapata, São Paulo dos Mortos, KM Blues, Bichos, Nanquim Descartável, O louco a caixa e o homem. Studio Patinhas, premiada pelo HQMIX pelo roteiro de Point Of View e que lançou o livro Tradução de Histórias em Quadrinhos: Teoria e Prática, um roteiro no Gibi de Menininha, é mais um que marcará presença.

As HQs têm protagonizado diversas atividades do Itaú Cultural. Na série de mostras Ocupação, por exemplo, desenvolveu exposições e outros materiais em homenagem aos quadrinistas Angeli (2012), Laerte (2014) e Glauco (2016) – as duas primeiras ganharam o Troféu HQ Mix na categoria Exposição. Grandes nomes como Lourenço Mutarelli, Fábio Moon, Gabriel Bá, Marcelo D’Salete, Carol Rossetti e Rafael Coutinho também estiveram na programação do instituto. Um pouco do conteúdo relacionado a HQs pode ser conferido nos vídeos da playlist, que inclui depoimentos da série de vídeos Caminhos da HQ.

4ª Banca de Quadrinistas
De 6 a 8 de setembro (sexta-feira a domingo)
Das 14h às 20h – Entrada gratuita
Sem distribuição de ingressos: visitação rotativa

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
São Paulo – SP

Quarta edição da Banca de Quadrinistas http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/09/banca-de-quadrinistas.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/09/banca-de-quadrinistas-150x150.jpgRenato Lebeauagendaprograme-seBanca de Quadrinistas,Itaú Cultural,Zapata EdiçõesFacebook Twitter Instagram Youtube Itaú Cultural promove encontro entre público e artistas do universo dos quadrinhos Até o dia 8 de setembro, das 14h às 20h, o Itaú Cultural apresenta a quarta edição da Banca de Quadrinistas. Desde 2015, o instituto promove o encontro do público com artistas, coletivos, editoras e estúdios ligados ao...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!