HQ-PUCExposição “A História dos Quadrinhos no Brasil” acontece de 2/9 a 3/10 com uma programação de debates, encontros com autores, feira de gibis e exposição

Do dia 2 de setembro a 3 de outubro, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP) recebe a exposição “A História dos Quadrinhos no Brasil”. O evento gratuito, que acontece das 10h às 19h no Saguão de Exposições da instituição, apresenta a produção de HQs brasileiras desde 1869 e promove feira de gibis, palestras, encontros e debates sobre o tema.

“É a primeira vez que estamos organizando algo parecido dentro da PUC São Paulo. O principal é que vamos discutir com educadores, autores e pesquisadores, da área dos quadrinhos, essa retomada da linguagem pelo público jovem. Além disso, temos uma feira com toda essa nova produção do quadrinho adulto que tem chegado às bancas. Muitas de forma independente”, afirma Edilaine Correa, pesquisadora em artes gráficas da PUC e coordenadora do evento.

Jal (José Alberto Lovetro) e Gualberto Costa, criadores do Troféu HQMIX – o “Oscar” dos quadrinhos no Brasil -, fizeram a curadoria do evento e da exposição, onde os visitantes poderão ver um painel dessa história desde o pioneiro Angelo Agostini, que publicou “As Aventuras de Nhô Quim” em 1869, considerada a primeira graphic novel do mundo, até os dias atuais.

“O meio universitário é forte em revelar novos autores da área dos quadrinhos e estimular o jovem dentro da própria universidade é importante para que ele conheça melhor o mercado e como trabalhar melhor a rica linguagem das HQs”, comenta Jal, que também é presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil. A proposta dos organizadores é que o evento aconteça todos os anos como um ponto de referência das histórias em quadrinhos no Brasil.

Fernando Gonsales, Laudo Ferreira, Alex Mir, Gilberto Maringoni, Sonia Luyten, Sidney Gusman e Caeto são alguns dos autores que estarão nos encontros com os leitores e nas sessões de autógrafos programadas. Na Feira de Gibis haverá a participação das editoras DEVIR e Peirópolis.

O evento terá também um workshop ministrado pelo editor e desenhista Gualberto Costa, que demonstrará como editar seu próprio fanzine. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected]

A entrada da exposição é franca e aberta ao público em geral.

PROGRAMAÇÃO QUADRINHOS NA PUC-SP

EXPOSIÇÃO
A História dos Quadrinhos no Brasil
02 de setembro a 03 de outubro de 2014
Saguão de Exposições

PALESTRA DE ABERTURA
Mercado de Trabalho para a área de Quadrinhos – Jal e Gualberto Costa
02 de setembro (20h)
Auditório Paulo VI – Anexo à Biblioteca

FEIRA DE QUADRINHOS
02/09 a 03/10
Saguão de exposições – 10h às 19h
(Nos dias dos encontros com os desenhistas, a feira fica até mais tarde)

ENCONTRO E AUTÓGRAFOS COM AUTORES DE QUADRINHOS
Auditório Paulo VI – Anexo à Biblioteca
Editora DEVIR: Benson Chin, Breno Ferreira, Leandro Luigi del Manto e Thiago A.M.S – 09/09 às 19h00
Editora DEVIR: Fernando Gonsales – 11/09 às 19h00
Editora DEVIR: Gilberto Maringoni – 16/09 às 19h00
Editora DEVIR e Peirópolis: Laudo Ferreira e Caeto – 18/09 às 19h00
Editora Peirópolis: Alex Mir – 23/09 às 19h00

OFICINA DE FANZINE DE HQ
Ministrada pro Gualberto Costa – editor
Dias 10, 17 e 24 de setembro – 19h30 às 20h30

DEBATES
Debate sobre Educação e HQ – 19/09 às 20h00
(Jal e Sonia Luyten)
Auditório Paulo VI – Anexo à Biblioteca

DEBATE DE ENCERRAMENTO
O futuro das HQs no Brasil – 03/10 às 19h
(Gualberto, Jal e Sidney Gusman)
Auditório Paulo VI – Anexo à Biblioteca

Serviço:
Data: 02 de setembro a 3 de outubro de 2014
Endereço: Todas as atividades ocorrerão na Rua Ministro de Godoi, 969 – Perdizes – SP
Edifício Reitor Bandeira de Mello, térreo – Saguão de Exposições anexo à biblioteca do Campus
Horário: das 10h às 19h
Público: Aberto ao público interno e externo à PUC-SP
Entrada: Franca
Certificado de participação
Contato: [email protected]
Facebook – Quadrinhos na PUC
Coordenação: Edilaine Correa Gonçalves
Curadoria: José Alberto Lovetro (JAL) e Gualberto da Costa
Produção Executiva: Daniela Rangel Baptista
Realização: Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias PUCSP, Associação dos Cartunistas do Brasil e IMAG – Memorial das Artes Gráficas do Brasil
Apoio: Livraria e Editora DEVIR, Editora Peirópolis, Macedo’s Restaurante, Primeira Impressão – Gráfica, Way Comunicações, Espaço de Beleza Fran Rodrigues, Canal Rango

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/08/HQ-PUC1-1024x708.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/08/HQ-PUC1-300x300.jpgRenato Lebeauprograme-seEdilaine Correa,Gualberto Costa,JAL,José Alberto Lovetro,Quadrinhos na PUCExposição “A História dos Quadrinhos no Brasil” acontece de 2/9 a 3/10 com uma programação de debates, encontros com autores, feira de gibis e exposição Do dia 2 de setembro a 3 de outubro, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP) recebe a exposição “A História dos...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe