Se você gosta de participar de palestras e discutir sobre o universo das histórias em quadrinhos não pode perder a série de Atividades Especiais que o Projeto Fanzine na Panela – O MCP – Movimento Cultural Penha, preparou.

Acompanhem a programação.

Bate Papo com participação livre:
Dia 30/08 (sábado) às 15h – Michael Franklin e Cadu Simões

Tema: O Quarto Mundo e a Atual Produção de Quadrinhos Independentes
Cadu Simões

O Quarto Mundo, um coletivo de quadrinistas independentes, foi montado a cerca de um ano para tentar solucionar alguns problemas endêmicos na produção de quadrinhos brasileiros, como a falta de investimento por parte de editoras, distribuidoras, jornaleiros e livreiros.

O nosso coletivo tem mostrado que é possível fomentar um mercado de quadrinhos brasileiros utilizando métodos e canais alternativos de divulgação, distribuição e venda, através de uma produção independente, seja de forma impressa em revistas e fanzines, ou de forma virtual em blogs e sites pela Internet.

Tema: Imprensa negra
Michael Franklin Cardoso Sobrinho

A apresentação versará sobre a imprensa negra no período entre 1915-1963 na cidade de São Paulo. Esta imprensa, criada por negros e para negros, foi um dos principais veículos de reivindicações políticas e socioeconômicas da população negra paulistana, ajudando a formar uma consciência comum de luta e sociabilidade. Serão apresentados os diversos momentos e fases, suas características básicas e seus possíveis reflexos no contexto atual.

Subversos e Menisqüência
Dia 04/10 (sábado) às 15h

Subversos
Um bate papo contando a experiência individual de cada integrante do grupo, a trajetória da revista e trocar experiências quanto a produção, divulgação e distribuição de histórias em quadrinhos.
O grupo surgiu em 2004 durante a disciplina: Quadrinhos de Arte, ministrada por Flávio Calazans, no Instituto de Artes da UNESP.

Como não tínhamos verbas para financiar uma revista que divulgasse a produção dos alunos dessa matéria, o projeto para a revista ficou arquivado até agora com o financiamento do VAI. Do grupo original de cerca de 15 participantes, restaram apenas os 3 integrantes do projeto.

Durante esse tempo, seus integrantes desenvolveram pesquisas, fizeram cursos e participaram de fanzines, tudo sobre histórias em quadrinhos tema, evidentemente.

Menisqüência
A Revista Menisqüência! quadrinhos* cultura* opinião* caracteriza-se como uma alternativa viável para o aperfeiçoamento das habilidades artísticas e empreendedoras de 30 jovens de 16 a 24 anos, moradores da Região Brasilândia e comunidades próximas na Zona Noroeste da Cidade de São Paulo, que são responsáveis pela produção e distribuição de uma revista comportamental de qualidade, inteiramente desenvolvida em processos de formação. Durante a distribuição da publicação os jovens aprendizes tem a oportunidade de gerarem complementação de suas rendas, através de uma opção de trabalho digno e rico em aprendizagens.

Local das palestras:
Memorial Penha de França, 560 / Penha
(próximo ao Metro Penha e Shopping Penha)

contato: [email protected]

http://zinenapanela.blogspot.com

Renato Lebeauprograme-sefanzine,zine na panelaSe você gosta de participar de palestras e discutir sobre o universo das histórias em quadrinhos não pode perder a série de Atividades Especiais que o Projeto Fanzine na Panela – O MCP - Movimento Cultural Penha, preparou. Acompanhem a programação. Bate Papo com participação livre: Dia 30/08 (sábado) às 15h –...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe