palestras-abordam-preconceito-racial-e-universo-feminino-nas-hqs

Como noticiado aqui no Impulso HQ, desde o dia 20 de fevereiro, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso apresenta a semana temática O universo multicultural das HQs, com curadoria de Gazy Andraus.

Hoje, quarta-feira, participam do evento como palestrantes Nobu Chinen, professor universitário e redator da seção VuptVaptPum e Patrícia M. Borges, professora Doutora em Comunicação e Semiótica.

A primeira palestra de hoje abordará a questão do preconceito racial nas HQs, e será ministradada por Nobu Chinen, em seguida Patrícia Borges abordará a representação do universo feminino nas HQs.

Está sendo uma semana com palestras, encontros e oficinas, o projeto “O Universo Multicultural das HQs” fala sobre as conquistas alcançadas pelos profissionais da área e o trabalho que é feito para a propagação dessa arte.

Entre os temas explorados durante as oficinas encontram-se: desenvolvimento de roteiro, produção de quadrinhos para a internet, mangas e caricaturas.

Em tempo:

Palestra – A questão do preconceito racial nas HQs
Dia 18, quarta-feira – das 15h às 17h|Biblioteca| 50 vagas
Desde os seus primórdios, os quadrinhos basearam-se na caricatura e nos estereótipos para representar os diferentes grupos étnicos. O exagero nos traços físicos e o tratamento debochado de hábitos e costumes peculiares serviam para ressaltar o “diferente” e provocar o riso. A palestra mostra como esses sinais de preconceito se manifestavam nas histórias-em-quadrinhos e como, aos poucos, eles foram diminuindo. Serão abordados diversos exemplos, com destaque para personagens negros.

Com Nobu Chinen professor universitário e redator da seção VuptVaptPum, página semanal sobre HQs, publicada entre 1987-1989, no jornal Valeparaibano, de São José dos Campos. Organizador da Primeira Expo Quadrinhos do Vale, em 1986. Ex-editor do fanzine Clube do Mangá, da Abrademi. Colaborador dos livros “Hentai. A Sedução do Mangá” e “O Tico-Tico. Centenário da Primeira Revista de Quadrinhos do Brasil”.

Palestra –  O universo feminino nas HQs

Dia 18, quarta-feira – das 17h30 às 19h30|Biblioteca| 50 vagas
Abordará a  representação das mulheres e do universo feminino nas HQs (autoras, leitoras,  personagens bravas e sensuais,  enfoques para Re bordosa , Maitena , Monica e Valentina, Junks).

Com Patrícia M. Borges,  Professora Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/ SP. Título: Traços ideogramáticos na linguagem dos Animes, indicação da tese para o Troféu HQ MIX 2006.

Renato Lebeauprograme-seCentro Cultural da Juventude Ruth Cardoso,gazy andraus,Nobu Chinen,Patrícia M. BorgesComo noticiado aqui no Impulso HQ, desde o dia 20 de fevereiro, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso apresenta a semana temática O universo multicultural das HQs, com curadoria de Gazy Andraus. Hoje, quarta-feira, participam do evento como palestrantes Nobu Chinen, professor universitário e redator da seção VuptVaptPum e...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe