oficina_e_debate_ccj

Encerra hoje, sexta-feira, a semana temática “O Universo MultiCultural das HQs” do Centro Cultural Ruth Cardoso, evento com curadoria de Gazy Andraus, com a de oferecer uma programação sobre a linguagem das histórias em quadrinhos e seu universo multicultural.

Foi uma semana que diversos profissionais da área de quadrinhos ofereceram palestras, debates, oficinas e workshops de graça, e o público pode conferir exposições contemporâneas de HQs.

Hoje para finalizar a programação acontece a oficina de criação e roteiro de HQ comercial de forma autoral, com Laudo Ferreira, que acaba de ganhar o 25º troféu Ângelo Agostini pela categoria de Melhor Desenhista do ano, tem em seu currículo vários títulos publicados e também é o criador da personagem Tianinha.

Em seguida acontece o debate sobre Blogs de divulgação de HQs com Paulo Ramos, um dos mais respeitados jornalistas de quadrinhos da atualidade, criador do Blog dos Quadrinhos e Renato Lebeau, designer gráfico criador do blog Impulso HQ (sim, eu mesmo).

Em tempo:

Oficina – criação e roteiro de HQ comercial de forma autoral
Dia 20, sexta-feira – das 16h às 18h| Sala 11|  25 vagas
Este workshop apresentará a possibilidade de criação de histórias em quadrinhos dentro de uma proposta pré-estabelicida, porém correspondendo ao mesmo tempo o anseio do solicitante, no caso, a editora, e o anseio artístico do desenhista/roteirista.

Com Laudo Ferreira, ilustrador, seus principais trabalhos são A Voz do Louco (série de tiras publicada em jornais das cidades de Algarve e Portimão, Portugal); Balada para o Futuro (Complexo Cultural D. Pedro II, 1987); Hugo Terrara (Complexo Cultural D. Pedro II, 1988); À Meia-Noite Levarei a sua Alma (Nova Sampa, 1995); O Duelo (Edição de Edgard Guimarães, 1992), e Subversivos – Companheiro Germano (Editora Nona Arte, 2000). Também ilustrou O Estranho Mundo de Zé do Caixão – Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (Taquara Editorial, 1997) e participou da coletânea Brazilian Heavy Metal (Comix, 1999??) com uma HQ do Zé do Caixão. Atualmente trabalha regularmente a série Sacanagens da Tianinha (Editora Rickdan).

Debate – Blog de HQ : divulgação

Dia 20, sexta-feira – das 19h às 21h| Biblioteca| 50 vagas
A proposta deste debates será discutir a importância divulgação online das histórias em quadrinhos por meio dos blogs.

Com

Paulo Ramos – jornalista, professor universitário, consultor de língua portuguesa da Folha de S.Paulo e do UOL, co-autor do livro “Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula” (Editora Contexto), criador do Blog dos Quadrinhos (foi premiado como Articulista de quadrinhos).

Renato Lebeau – criador do blog Impulso HQ – designer gráfico graduado na Oswaldo Cruz – Criação e desenvolvimento de projetos gráficos. Atuou em empresas de presentes corporativos e publicidade e propaganda, pesquisador e admirador da arte seqüencial.

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Fone: 3984-2466 – ramal 33
http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/

Renato Lebeauprograme-seCentro Cultural Ruth Cardoso,gazy andraus,HQs,impulso hq,Laudo Ferreira,O universo multicultural das HQs,Paulo Ramos,Renato Lebeau,TianinhaEncerra hoje, sexta-feira, a semana temática “O Universo MultiCultural das HQs” do Centro Cultural Ruth Cardoso, evento com curadoria de Gazy Andraus, com a de oferecer uma programação sobre a linguagem das histórias em quadrinhos e seu universo multicultural. Foi uma semana que diversos profissionais da área de quadrinhos ofereceram...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe