Lteen3-tudo-450x486A partir deste sábado, 20/9, o Itaú Cultural mergulha no labirinto de cores, sátiras, contestações, tiras desenhos e militâncias do cartunista Laerte, um dos grandes criadores brasileiros de quadrinhos e cartuns.

Com curadoria de Rafael Coutinho, filho do próprio homenageado e também cartunista e designer, a mostra apresenta um rico volume de trabalhos, com cerca de 500 originais, que dá um panorama ampliado da contribuição desta personalidade relevante na formação do imaginário da cultura e dos costumes nacionais.

Cinco fases da obra de Laerte – infância, juventude e sindicato; anos 50 e 60; tiras e personagens, histórias curtas; anos 80 – compõem a mostra em um espaço expositivo marcado por caminhos labirínticos nada cronológicos. Entre esboços e publicações originais, muitas inéditas, o homenageado é revelado em vários ângulos, como a sua resistência à ditadura militar, a sua participação na passagem para a democracia vivida pelo país nos anos 80 e o apoio à causa sindical.

LAERTE130203Reúne, ainda, a sua produção extensa de desenhos entre os anos 1950 e 1960, os livros Laertevisão – Coisas que não esqueci, de 2007, e Muchacha, de 2010, sem esquecer das centenas de tiras com seus personagens picarescos e impagáveis, produzidas entre 1970 até recentemente – como a série Piratas do Tietê –, culminando em sua fase produtiva atual – “mais centrada”, como diz o curador.

O núcleo de Audiovisual e Literatura organiza esta que é a 20ª edição da série Ocupação. O projeto expográfico é do cenógrafo Fred Teixeira.

Ocupação Laerte no Itaú Cultural em São Paulo
Abertura para convidados: 20 de setembro, sábado, às 12h.
Visitação: de 21 de setembro a 2 de novembro de 2014
De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Curadoria: Rafael Coutinho

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – Bela Vista
São Paulo – SP
(11) 2168-1777

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/09/laerte.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/09/laerte-300x300.jpgRenato Lebeauprograme-seItaú Cultural,Laerte,Rafael CoutinhoA partir deste sábado, 20/9, o Itaú Cultural mergulha no labirinto de cores, sátiras, contestações, tiras desenhos e militâncias do cartunista Laerte, um dos grandes criadores brasileiros de quadrinhos e cartuns. Com curadoria de Rafael Coutinho, filho do próprio homenageado e também cartunista e designer, a mostra apresenta um rico...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe