o_guarani_hqmix

Acontece nesta sexta-feira, dia 29 de maio, o lançamento do álbum da editora Ática, O Guarani, adaptação em quadrinhos do romance de José de Alencar, na HQMix Livraria com a presença dos  os autores Luis Gê e Ivan Jaf, a partir das 19h30, com entrada franca.

Sobre o desenhista

O Paulistano Luiz Geraldo Ferrari Martins, mais conhecido como Luiz Gê, formou-se em arquitetura na Universidade de São Paulo em 1977. Fundou a revista Balão (1972-75), foi editor de arte da revista Status (1985-86) e editor da revista Circo (1986-87). Trabalhou na Folha de S. Paulo, de 1976 a 84, como chargista editorial.

Ganhou o Prêmio Casa de Las Américas, na II Bienal Internacional de Humor em Cuba, 1981. Em 1987 foi fazer pós-graduação no Royal College of Art, em Londres. Ganhou o Prêmio de Melhor Desenhista e Produção Gráfica de 1991, do HQMIX. Colaborou ainda com as principais publicações do país, como O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Jornal da República, Pasquim, Movimento, Veja, Visão, Isto É, Placar, entre várias outras. Já publicou e expôs na Alemanha, Espanha, França, Portugal, EUA, Itália  e Inglaterra.
Colaborou também para os LPs da Clara Crocodilo e Tubarões Voadores, de Arrigo Barnabé, e foi um dos roteiristas do filme Cidade Oculta, de Chico Botelho. Publicou os seguintes livros: Macambúzios e Sorumbáticos, Editora T. A. Queiroz, 1981; Quadrinhos em Fúria, Editora Circo, 1984; O Mal dos Séculos, Editora 34, 1993.

Atualmente é professor de quadrinhos no curso de Desenho Industrial da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Depois de vários anos, O Guarani marca seu retorno às HQs, para alegria de seus fãs.

O adaptador
O carioca Ivan Jaf é autor de mais de 40 livros, várias peças teatrais e roteiros para o cinema.

Como roteirista de histórias em quadrinhos, começou sua carreira em 1979, na antiga editora Vecchi, criando histórias de terror em parceria com alguns dos mais consagrados desenhistas nacionais. Na década de 1990.

Com renomado desenhista argentino Solano Lopes, publicou histórias de ficção científica e de terror na revista italiana Scorpio.
Nesta Coleção, fez também outras adaptações, como O Cortiço.

Segredos da adaptação
A criação de uma história em quadrinhos é uma atividade muito prazerosa, mas bastante trabalhosa também, principalmente quando se trata da adaptação de um extenso clássico literário. Para esta versão de O Guarani, o adaptador e roteirista Ivan Jaf precisou condensar um romance enorme em cerca de oitenta páginas de HQ, sem omitir passagens importantes e preservando a essência do clássico.

O desenhista Luiz Gê, por sua vez, teve de ilustrar, com riqueza de detalhes, cerca de oitocentos quadros!

O Guarani
Editora Ática
Luiz Ge e Ivan Jaf
96 páginas
19 x 26 cm
R$ 22,90.

HQMIX Livraria
Praça Roosevelt nº142
Centro – São Paulo – SP
3258 7740

Renato Lebeauprograme-seÁtica,hqmix,Ivan Jaf,José de Alencar,Luís Gê,O GuaraniAcontece nesta sexta-feira, dia 29 de maio, o lançamento do álbum da editora Ática, O Guarani, adaptação em quadrinhos do romance de José de Alencar, na HQMix Livraria com a presença dos  os autores Luis Gê e Ivan Jaf, a partir das 19h30, com entrada franca. Sobre o desenhista O...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe