Semana passada foi postado aqui no blog Impulso HQ sobre o lançamento da revista Conseqüências de Caio Majado, que abriria a 1 º Semana de Quadrinhos ABRA (Academia Brasileira de Arte), para dar início ao novo núcleo de Histórias em Quadrinhos da mesma.

O objetivo do núcleo é promover estudos sobre quadrinhos, palestras, além de coordenar a produção de HQ’s pelos alunos, que farão parte da revista “Alboom!” – publicação da própria escola – já indicada ao Troféu HQMix! em 2006.

Como um dos principais interesses do Impulso HQ é a discussão sobre revistas em quadrinhos como linguagem artística sem esquecendo o foco da produção o blog entrevistou Caio Majado, quadrinista e professor da ABRA.

Com uma conversa descontraída e sem formalidades Caio Majado respondeu algumas perguntas que visavam esclarecer como irá funcionar o núcleo e o seu papel dentro da ABRA.

Primeiramente foi questionado se o Núcleo de Histórias em Quadrinhos seria um curso da ABRA, e Marcelo deixou bem claro que não, o Núcleo vai funcionar como uma editora laboratório onde os alunos da ABRA que desenvolvem suas habilidades nos cursos serão avaliados com uma visão de mercado visando um produto editorial rentável, ou seja, Caio irá ser o chato da escola!

É claro que Caio também foi questionado sobre a liberdade que os alunos terão em apresentar as propostas e como resposta Caio afirma que a liberdade será total, se o aluno for bom com colagem, fotografia ou alguma maneira de expressão visual alternativa ele não será barrado, afinal o ambiente é uma escola de arte, mas ele deixa bem claro que o objetivo das histórias a serem publicadas serão avaliadas de acordo com a sua capacidade comercial.

Quem financiará a publicação será a própria ABRA e por enquanto a divulgação está sendo somente via internet e no boca-a-boca.

Obviamente que a pergunta sobre mercado editorial brasileiro não deixou de ser questionada, e Caio Majado respondeu com umas das melhores explanações que já encontrei até hoje!

A pergunta exata foi essa: “Se tratando da ABRA, o núcleo visará à procura pelo o que seria quadrinhos brasileiro?”

Para Caio Majado o quadrinho brasileiro seria o latino, que é uma mistura de vários estilos, que origina algo próprio, e isso é percebido quando se observa os desenhistas latinos, onde é possível perceber influências do mangá, do quadrinho europeu e do americano.

Não será o intento do núcleo definir o que seria HQ brasileira, mas sim incentivar que os alunos da ABRA, produzam com liberdade e encontrem o seu próprio estilo.

Infelizmente o núcleo só atenderá os alunos e ex-alunos da ABRA, mas já é uma excelente iniciativa da instituição, principalmente a atitude inserir um pensamento de mercado em seus estudantes, mostrando como histórias em quadrinhos é uma profissão séria, aonde se tem cronograma e um chefe que sempre estará presente na forma do editor.

O blog Impulso HQ agradece a Caio Majado pela simpatia e pela entrevista concedida no dia do lançamento e da noite de autógrafos da sua publicação.

Confira a programação da 1 º Semana de Quadrinhos ABRA:

Dia 22 de Agosto – sexta-feira – 20h00
Lançamento da revista independente “Conseqüências”, na Livraria HQ Mix, com noite de autógrafos.

Dia 29 de Agosto – sexta-feira – 20h00 – Unidades Brooklin e Pinheiros
Abertura oficial do Núcleo de Quadrinhos ABRA com a exposição “Sketchbook” e lançamento da HQ “Conseqüências”. A abertura ocorrerá na Unidade ABRA – Brooklin, com exposição paralela na Unidade Pinheiros.

Dia 1 de Setembro – segunda-feira – 19h30 – Unidade Brooklin
Palestra “Processo criativo na criação de HQ”, com Alberto Pessoa e Mário Mancuso.

Dia 2 de Setembro – terça-feira – 19h30 – Unidade Brooklin
Palestra “Quadrinhos para o mercado americano”, com Marcelo Di Chiara.

Dia 3 de Setembro – quarta-feira – 19h30 – Unidade Pinheiros
Palestra “HQ para publicidade e institucional”, com Marco Cortez.

Dia 4 de Setembro – quinta-feira – 19h30 – Unidade Brooklin
Mesa-redonda: “Mercado de HQ no Brasil”, mediada por Mário Mancuso, com participação de Carlos Costa, Daniel Esteves, Eloyr Pacheco e Rogério Saladino.

Dia 5 de Setembro – sexta-feira – 19h30 – Unidade Pinheiros
Palestra “Mangá: HQ japonesa” com Maurílio DNA.

Dia 6 de Setembro – Sábado – 14h30 – Unidade Brooklin
Palestra “Produção: O catador de Batatas e o Filho da Costureira”, com Bruno D’ Angelo e Ricardo Giassetti.

Dia 13 de Setembro – Sábado – 14h30 – Unidade Pinheiros
Primeira reunião oficial do Núcleo de Quadrinhos ABRA. (Apenas para alunos e ex-alunos da ABRA)

Endereços:
ABRA – Unidade Brooklin
Avenida Santo Amaro, 3454
Telefone: 3881-1200

ABRA – Unidade Pinheiros
Rua Amália de Noronha, 99
(próximo ao metrô Sumaré)
Telefone: 3081-5180

Renato Lebeauprograme-seABRA,Caio Majado,Conseqüências,núcleo de quadrinhosSemana passada foi postado aqui no blog Impulso HQ sobre o lançamento da revista Conseqüências de Caio Majado, que abriria a 1 º Semana de Quadrinhos ABRA (Academia Brasileira de Arte), para dar início ao novo núcleo de Histórias em Quadrinhos da mesma. O objetivo do núcleo é promover estudos...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe