Para comemorar os 100 anos do início da imigração japonesa no Brasil, a Associação das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (Assaoc) e a Secretaria de Estado da Cultura promovem na Oficina Pagu, em Santos, a exposição de mangás “Fragmentos da Imigração”.

A abertura oficial acontece dia 9 de junho, segunda-feira, às 19 horas, com apresentação da cantora Priscila Suzuki, exibição de animes (desenhos animados) e seriados japoneses e um bate-papo com especialistas sobre a influência japonesa na cultura pop atual.

A exposição conta com 14 painéis impressos digitalmente em formato A2 (42 cm x 60 cm) que narram os motivos da imigração, a despedida (embarque), a viagem, o desembarque em Santos, o trabalho na lavoura do café,a ampliação no mercado de mercado de trabalho e, por fim, o fenômeno dos dekasseguis (descendentes que imigraram para o Japão em busca de trabalho) nos anos 80.

O conceito da exposição é de Fábio Tatsubô e arte é de Eder Messias.

“Meus pais vieram para o Brasil na década de 50, após o final da segunda guerra mundial, e muitas histórias que a exposição retrata são muito parecidas com as que eles vivenciaram. É emocionante poder reviver toda essa história dos 100 anos da imigração”, afirma o nissei Tatsubô (primeira geração da família nascida no Brasil), produtor de história em quadrinhos desde 1990 e vencedor de prêmios como o HQ MIX 2000 pelo projeto “500 anos de Brasil em Quadrinhos”.

Publicou, também, Okinawate, uma publicação em mangá bilíngüe lançado no Brasil e no Japão, e participou com artigo no livro Cultura Pop Japonesa (Editora Hedra) organizado pela professora Sonia Bibe Luyten, uma das maiores especialistas no assunto.

A cantora Priscila Suzuki, que integra a programação de abertura, interpretará canções pop japonesas e músicas que fazem parte da trilha sonora de desenhos animados e seriados japoneses. O bate-papo sobre a influência japonesa na cultura pop atual, além de Tatsubô, contará com a presença de Alexandre Shinji (Animeland), especialista em animes e responsável por trazer as últimas novidades na área que vêm do Japão e que serão exibidos no dia da abertura da exposição.

A Oficina Cultural Regional Pagu fica na Praça dos Andradas, no Centro de Santos. A Mostra “Fragmentos da Imigração” tem o apoio institucional dos Amigos da Cultura.

Retirado do site: Artefato Cultural.

Renato Lebeauprograme-seOficina PaguPara comemorar os 100 anos do início da imigração japonesa no Brasil, a Associação das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (Assaoc) e a Secretaria de Estado da Cultura promovem na Oficina Pagu, em Santos, a exposição de mangás “Fragmentos da Imigração”. A abertura oficial acontece dia 9 de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe