mostra_japonesa

Visto no JBox – por Tio Cloud

Neste mês a Biblioteca de Cinema Roberto Santos em São Paulo está promovendo a segunda edição de sua Mostra de Animação Japonesa, que até o final de setembro estará exibindo gratuitamente animes como Nausicaa do Vale dos Ventos, O Serviço de Entregas da Kiki, Princesa Mononoke e muitos outros títulos.

Além da exibição dos filmes, será realizado no local um curso de cinema asiático que terá como foco os animes. Para mais informações, confiram o release abaixo. As aulas terão início na próxima terça-feira, dia 08 de setembro.

Mostra A ANIMAÇÃO CONTEMPORÂNEA JAPONESA
Ciclo de animações japonesas que dão um panorama da produção contemporânea do país, a partir do momento em que o popular animê saiu da televisão para ganhar a tela grande do cinema, com a animação de Hayao Miyazaki, Nausicaa do Vale dos Ventos.

Mostra que complementa o curso de cinema asiático – animação japonesa contemporânea.

Antes de cada filme, será exibido um curta-metragem do estúdio de animação japonês 4°C. Os curtas-metragens fazem parte dos longas metragens do estúdio Genius Party e Genius Party Beyond, coletâneas de novos artistas da animação japonesa.

CURSO DE CINEMA ASIÁTICO – Módulo ANIMAÇÃO NO JAPÃO
A Biblioteca Temática de Cinema Roberto Santos apresenta o Curso de Cinema Asiático – Módulo ANIMAÇÃO CONTEMPORANEA NO JAPÃO.

O curso traça um panorama do cinema de animação no Japão a partir da década de 80, quando o popular animê sai da televisão para ganhar as telas do cinema.

Serão abordados autores como Hayao Miyazaki, Mamoru Oshii, Shinichiro Watanabe, Makoto Shinkai, Mamoru Hosoda, Satoshi Kon, estúdios Ghibli e 4°C, entre outros.
Aulas abertas ao público espontâneo e com exibições de filmes. Inscrições Gratuitas, pessoalmente ou pelo tel. 2273.2390, na Biblioteca Roberto Santos.
Professor: Célio Franceschet
Local: Biblioteca Temática de Cinema Roberto Santos
Dias: Terças e Quintas-feiras, das 19h às 21h30
Início: 08 de setembro de 2009 / Duração: final de Setembro 2009.

Célio Franceschet é cineasta e programador de cinema. Formado em Cinema pela USP, é responsável pela programação de filmes em várias salas de cinema de São Paulo.

Premiado no último Festival de Brasília, fez cursos de história do cinema na Southern State University e UCLA.

Filmes Que Serão Exibidos
Nausicaa No Vale dos Ventos (Hayao Miyazaki)
Princesa Mononoke (Hayao Miyazaki)
Castelo No Céu (Hayao Miyazaki)
Contos de Terramar (Goro Miyazaki)
Sky Crawlers – Eternamente (Mamoru Oshii)
Perfect Blue (Satoshi Kon)
O Fantasma do Futuro (Mamoru Oshii)
Paprika (Satoshi Kon)
Cowboy Bebop (Shinichiro Watanabe)
A Garota que Saltava no Tempo (Mamoru Hosoda)
Princesa Arete (Sunao Katabuchi)
O Lugar Prometido em Nossa Juventude (Makoto Shinkai)
5cm por segundo (Makoto Shinkai)
Apenas Ontem (Isao Takahata)
Evangelion 1.0 : Você (não) está sozinho (Hideaki Anno)
Infantis
Meu Vizinho Totoro (Hayao Miyazaki)
Porco Rosso (Hayao Miyazaki)
O Serviços de Entregas de Kiki (Hayao Myiazaki)

A mostra de animações japonesas que dará um panorama da produção contemporânea do país, a partir do momento em que o popular animê saiu da televisão para ganhar a tela grande do cinema, com a animação de Hayao Miyazaki, Nausicaa do Vale dos Ventos. A Mostra complementa o curso de cinema asiático – animação japonesa contemporânea.

Essa seleção de filmes tenta dar uma idéia de quão sofisticada a animação japonesa pode ser.  Os melhores animes combinam grande beleza visual, narrativas fantásticas e profundidade filosófica que faz com que as animações transcendam o mero desenho para alcançar o status de grandes obras audiovisuais.

Os animes começaram logo a fazer sucesso, e provaram ser muito mais eficazes na televisão, aonde uma grande legião de fãs adolescentes começaram que de algum modo se encontraram nesse mundos altamente sofisticados e nas narrativas labirínticas que são complicadas mesmo para o adulto acostumado com o audiovisual.

Os animes saíram do popular manga, os quadrinhos japoneses, que pela característica peculiar e grande fatia de mercado que ocupa, ganhou esta alcunha, dada pelo quadrinista (no Japão agora chamado de Mangaká) Katsushika Hokusai (1760 – 1849).

São conhecidas animações no Japão que datam dos anos 50, mas que sempre ocuparam e tiveram um sucesso modesto, perto do estilo e das animações americanas que estavam em voga na época. Foi nessa época que o anime migrou para a televisão, aonde provou ser mais eficaz do que nos cinemas, conquistando até parte do mercado americano com desenhos como Speed Racer e Astro Boy.

Mas foi em 1984, com o filme Nausicaa do Vale dos Ventos, de um dos maiores artistas da animação japonesa, Hayao Miyazaki, que o anime voltou para os cinemas, e fez sucesso o bastante para começar uma nova legião de artistas que largaram a narrativa seriada, para se aprofundar em filmes adultos ou não, feitos especialmente para o cinema.
É desse ponto que o curso de cinema asiáticos e a mostra de cinema contemporânea dá o seu start. A partir daí inúmeros artistas e studios de animação são criados. O curso abordará dois: Os Estúdios Ghibli, de Hayao Miyazaki e outros animadores, criados logo após o lançamento de Nausicaa, e responsável por filmes como A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke, Apenas Ontem, Meu Vizinho Totoro, entre outros.
Abordará também um dos mais recentes estúdios, o 4°C, que diferente dos outros, apóia com força total novos e independentes autores, criando um diferencial na animação japonesa, com técnicas que transcendem o popular anime, lançando mão de estilos diferentes e técnicas arrojadas.

O estúdio 4°C lançou dois longas metragens – o Genius Party e o Genius Party Beyond, coletânea de curtas metragens animados de vários novos artistas japoneses, que serão exibidos durante toda a mostra, antes dos longas-metragens.

Endereço: Rua Cisplatina, 505
Ipiranga – 04211-040 São Paulo, SP
Tel.: 11 2273-2390 e 2063-0901
Horário: 2ª a 6ª feira das 8h às 17h e sábado das 9h às 16h – 100 lugares
Programação Gratuita
Coordenadora: Filomena Maria Butterby Toledo Lima Janowsky

Visto no JBox – por Tio Cloud

Renato Lebeauprograme-seAnimação Japonesa,animê,Célio Franceschet,Hayao Miyazaki,Makoto Shinkai,Mamoru Hosoda,Mamoru Oshii,mangá,Mostra,Nausicaa do Vale dos Ventos,O Serviço de Entregas da Kiki,Princesa Mononoke,Satoshi Kon,Shinichiro WatanabeVisto no JBox – por Tio Cloud Neste mês a Biblioteca de Cinema Roberto Santos em São Paulo está promovendo a segunda edição de sua Mostra de Animação Japonesa, que até o final de setembro estará exibindo gratuitamente animes como Nausicaa do Vale dos Ventos, O Serviço de Entregas da...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe