Visto no Projeto Continuum

Mário Mendez – O Mestre da Caricatura no Espaço Cultural Correios

Nesta quinta-feira (9/10), a partir das 19 horas, o Grupo Artz apresenta a Exposição Mário Mendez – O Mestre da Caricatura, no Espaço Cultural Correios.

A mostra é comemorativa do centenário de um dos maiores artistas cearenses, reconhecido no País pelo traço inconfundível e pela herança que deixou às gerações seguintes de caricaturistas.

Apesar de ter colaborado com o sucesso de várias publicações, Mendez é pouco conhecido no Ceará.

A exposição contará com caricaturas de personalidades, políticos, músicos e pintores feitas ao longo de sua carreira, que durou quase 70 anos, além de ilustrações, pinturas e fotos.

A exposição tem curadoria de Klévisson Viana, responsável pela vinda de Mendez a Fortaleza em 1992 para ser homenageado no I Salão Nacional de Humor de Fortaleza.

A produção é de Weaver Lima e Franklin de Oliveira, do Grupo Artz, que com essa exposição continuam o trabalho de resgate dos grandes nomes do desenho cearense.

Ano passado o Artz realizou a exposição em homenagem ao centenário do cartunista Luiz Sá.

Quem foi Mário Mendez?

Nascido em Baturité no ano de 1907, Mário de Oliveira Mendes, o Mendez, mudou-se para o Rio de Janeiro aos 17 anos. Iniciou-se na carreira após a publicação de sua primeira caricatura na Revista Musical em 1º de julho de 1927.

A partir de então, começou a colaborar com vários jornais e revistas, como A Noite, Folha Carioca, Revista do Rádio, Radiolândia, Revista da Semana e O Cruzeiro, contribuindo com o sucesso destes meios.

Tornou-se conhecido por agregar aos seus traços um humor irreverente, despertando satisfação e incômodo em muitos dos caricaturados. Algumas personalidades temiam ser o próximo alvo de seu traço.

O cantor Orlando silva, por exemplo, tentou impedir a publicação de sua caricatura, feita com cara de carneiro. Em vão. Mendez argumentou que caricatura não humilha ninguém. Ao contrário, enaltece.

Por outro lado, Mendez conseguiu agradar a várias personalidades, como Getúlio Vargas, Ângela Maria e Portinari. A caricatura de Getúlio Vargas, feita por Mendez, foi utilizada na campanha eleitoral que levou Vargas a assumir a presidência da república pela segunda vez.

Mendez dedicou-se também à pintura, principalmente no fim de sua carreira. Ele mesmo dizia que sempre tinha feito ensaios com os pincéis, fossem no retrato, na paisagem ou na figura.

“Minha pintura não está ligada a nenhuma escola. Faço o que sinto e o que gosto de fazer. O que faço é por intuição”, disse. Sua produção foi interrompida apenas pela morte, em 1996, aos 90 anos.

Exposição: Mendez – O Mestre da Caricatura
Período: 09 de outubro a 22 de novembro
Abertura: Quinta, dia 9 de outubro, às 19h

Espaço Cultural Correios, na Agência Central
Rua Senador Alencar, 38 – Centro
Fortaleza – CE

Visto no Projeto Continuum

Renato Lebeauprograme-seCaricatura,Franklin de Oliveira,Grupo Artz,Klévisson Viana,Mário Mendez,Weaver LimaVisto no Projeto Continuum Mário Mendez - O Mestre da Caricatura no Espaço Cultural Correios Nesta quinta-feira (9/10), a partir das 19 horas, o Grupo Artz apresenta a Exposição Mário Mendez - O Mestre da Caricatura, no Espaço Cultural Correios. A mostra é comemorativa do centenário de um dos maiores artistas cearenses,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe