ms_mube

Visto no Gibiteca – por Natania Nogueira

Há 50 anos, em 18 de julho de 1959, a primeira tirinha assinada por Mauricio de Sousa, e protagonizada por Bidu e Franjinha, era publicada no então jornal “Folha da Manhã”.

Naquela época, com apenas 23 anos e repórter da editoria de polícia, Mauricio percebeu que queria mesmo era desenhar e contar histórias. E assim foi feito. Hoje, aos 73 anos, e com uma vasta lista de personagens no currículo, relembra o mundo que vislumbrou no início da carreira. “É claro que eu não sabia que as minhas criações ganhariam a importância que têm hoje. Mas eu não posso negar que eu imaginei tudo isso, sim”, confessa.

O início das comemorações do cinquentenário da carreira do criador da turma da Mônica será marcado pela apresentação de um documentário produzido em sua homenagem pelo canal de TV a cabo do grupo A&E, The Biography Channel.

Entitulado “Biography: Mauricio de Sousa”, o vídeo –que será exibido no próximo dia 18 no Brasil e em outros países da América Latina– conta com o depoimento de artistas brasileiros como Ziraldo, Luciano Huck e Ivete Sangalo, além de Jim Davis, cartunista internacional criador do personagem Garfield.

No dia seguinte à veiculação do vídeo, em 19 de julho, será aberta a exposição “Mauricio 50 Anos”, no MuBE (Museu Brasileiro de Escultura). “A exposição vai reunir coisas que nem eu mesmo lembrava que existiam. Vai dar pra ter uma boa visão de como foi o trabalho nessas cinco décadas”, disse o cartunista em entrevista ao Guia da Folha Online.

A mostra será organizada em duas partes. Uma delas reunirá um rico acervo de tirinhas, gibis e personagens criados pelo quadrinista, desde os mais famosos até os menos lembrados. A outra apresentará ao público a releitura de quadros e esculturas de pintores famosos como Leonardo da Vinci e Michelangelo, com a cara dos personagens da Turma da Mônica. “O público pode esperar boas surpresas”, garante Mauricio.

GABRIELA ALBUQUERQUE – UOL
Colaboração para a Folha Online

Visto no Gibiteca – por Natania Nogueira

Renato Lebeauprograme-seBiography,Folha da Manhã,Mauricio de Sousa,MuBEVisto no Gibiteca – por Natania Nogueira Há 50 anos, em 18 de julho de 1959, a primeira tirinha assinada por Mauricio de Sousa, e protagonizada por Bidu e Franjinha, era publicada no então jornal 'Folha da Manhã'. Naquela época, com apenas 23 anos e repórter da editoria de polícia, Mauricio...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe