ato_cinco

Historicamente o Ato Institucional Nº5 ou AI-5 foi um decreto emitido pelo Regime Militar que assumiu o poder no Golpe de 1964. Através dele o presidente ganhou poderes extraordinários que se sobrepunham à Constituição. Redigido em 13 de dezembro de 1968, ele fortaleceu a “linha dura” com que os militares administravam o país. Censura, perseguição política e tortura foram os fantasmas herdados desse decreto.

Ato 5 é uma história que mostra como esse regime afetou diretamente a vida das pessoas. Mas é também um relato de superação e da importância do valor da amizade. Ato 5 é uma revista independente, produzida pela dupla André Diniz (roteiro) e José Aguiar (desenhos), que mostra um pouco do impacto que o regime teve na vida de um determinado grupo de brasileiros: os artistas.

A história é centrada num trio de amigos: Juan, Gabriel e Lorena. Os três participam de uma companhia de teatro que enfrenta os obstáculos impostos pelas autoridades. Apesar do fantasma da Ditadura, o foco da narrativa está nas relações entre eles: amor e amizade.

A revista foi lançada primeiramente no FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos) realizado em Belo Horizonte (MG) em outubro passado. Agora é a vez de Curitiba receber a segunda parceria entre os dois autores publicada este ano. Em setembro passado, eles lançaram “A Revolta de Canudos”, sobre o famoso arraial de Antonio Conselheiro, massacrado no fim do século XIX.

Na ocasião, o roteirista carioca André Diniz não pode estar presente, mas agora ele vem a Curitiba para autografar ambas as obras ao lado do colega José Aguiar. Ambos estarão debatendo com o público sobre o panorama atual do mercado brasileiro de HQs, suas carreiras, futuros projetos e os bastidores de ATO 5.

Serviço:
32 páginas, PB.
Cr$ 5. *O valor é em cruzeiros (apesar de cobrado em reais) em alusão a moeda corrente na época.
Quando: Dia 19 (quinta-feira), às 19h.
Onde: Itiban Comic Shop. Av. Silva Jardim, 845 ( atrás da UTFPR)
Informações:
(41) 3232-5367
[email protected]
http://itiban.blogspot.com/

Renato Lebeauprograme-seA Revolta de Canudos,AI-5,André Diniz,Antonio Conselheiro,ato 5,Ato Institucional Nº5,Ditadura,Festival Internacional de Quadrinhos,FIQ,Golpe de 1964,José Aguiar,Regime MilitarHistoricamente o Ato Institucional Nº5 ou AI-5 foi um decreto emitido pelo Regime Militar que assumiu o poder no Golpe de 1964. Através dele o presidente ganhou poderes extraordinários que se sobrepunham à Constituição. Redigido em 13 de dezembro de 1968, ele fortaleceu a “linha dura” com que os...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe