11165286_790271481026174_6819565995612292910_n“Enquanto houver rebeldia, transgressão, vontade de mudança, vontade de transformação, vai ter fanzineiro no mundo.” Elydio dos Santos Neto

Assim que lançou o metazine “Fanzine de Papel”, em 2005, Márcio Sno passou a se dedicar à pesquisa autônoma para um livro, uma vez que a bibliografia nacional sobre o assunto era (e ainda é) muito pequena. No decorrer dessa pesquisa, lançou três documentários da série “Fanzineiros do Século Passado”, adquiriu muitos livros e, em 2013, concluiu sua pesquisa que culminou no livro O universo paralelo dos zines.

Essa pesquisa faz um raio-x sobre o zine e o circuito onde está inserido. Conta um pouco da história dessa publicação, suas características, o perfil do zineiro, a visão que se tem dos zines hoje, o seu uso em sala de aula e uma análise da produção dos anos de 1990 (período no qual atuou como editor de zines).

Mesmo tendo coletado muito material para o “Fanzineiros do Século Passado”, a única frase que utilizou para o livro foi a de Elydio dos Santos Neto, uma das epígrafes do livro. Segundo o autor, “o documentário é um ponto de vista, o livro é outro” e é assim que ele descreve o conteúdo do livro: a sua visão, uma vez que no universo dos zines existem muitos mais personagens e referências, e é impossível contemplar tudo. Ele quer mais é outras pessoas escrevam sobre zines com seus próprios pontos de vista: “quanto mais livros sobre o assunto, melhor”, acrescenta.

Para ilustrar o livro, o autor convocou alguns amigos com a condição de que o pagamento seria um exemplar da publicação: tudo na base da camaradagem, que é uma das características para quem vive no circuito alternativo. Nessa mesma condição, o artista plástico e zineiro Rodrigo Okuyama criou a capa.

flyer_universoA apresentação do livro é de responsabilidade do precursor das pesquisas sobre zines do Brasil e uma das maiores referências sobre o assunto: o doutor Henrique Magalhães responsável, dentre outros, pelo clássico “O que é fanzine”, lançado pela Editora Brasilense, em 1993.

O Universo Paralelo dos Zines será lançado pelo selo TimoZine, da editora independente Timo, idealizada e administrada pela designer gráfica, educadora e zineira Ana Basaglia, que publicou em 2014 o “Manual prático de aleitamento materno” do Dr. Carlos González, referência no assunto.

O lançamento será na Casa das Rosas, local que já vem há algum tempo apoiando a cultura dos zines, com oficinas, palestras, feiras e exposições sobre o assunto. No dia do evento será distribuído o zine construído em uma oficina coordenada por Ana Basaglia e Márcio Sno, em 17 de maio, e ainda com bate-papo com o autor, a editora e sessão de autógrafos.

Lançamento do livro “O universo paralelo dos zines”, de Márcio Sno (TimoZine)
Data: 17 de maio (domingo), às 14h
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – São Paulo/SP (próximo ao Metrô Brigadeiro)
Entrada Franca – Classificação Etária: Livre

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/05/flyer_universo1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/05/flyer_universo1-300x270.jpgRenato Lebeauprograme-seCasa das Rosas,fanzine,Márcio Sno,O Universo Paralelo dos Zines'Enquanto houver rebeldia, transgressão, vontade de mudança, vontade de transformação, vai ter fanzineiro no mundo.' Elydio dos Santos Neto Assim que lançou o metazine “Fanzine de Papel”, em 2005, Márcio Sno passou a se dedicar à pesquisa autônoma para um livro, uma vez que a bibliografia nacional sobre o assunto...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe