Capa_previewQuadrinista José Aguiar lança seu novo livro que reúne sua elogiada série de tiras surreais numa edição especial e limitada

A Quadrinhofilia, editora curitibana de quadrinhos, convida a todos para o lançamento de um dos livros mais inusitados do ano. Hoje, terça-feira, 24 de fevereiro, o premiado artista José Aguiar (autor de Folheteen, Vigor Mortis Comics, e outros trabalhos publicados no Brasil e exterior) lança seu mais novo livro, reunindo pela primeira vez as tiras de humor da série Nada Com Coisa Alguma, publicadas semanalmente desde 2011 no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba.

Álbum é uma edição de colecionador de tiragem limitada, com acabamento de alta qualidade e um projeto gráfico inovador. Na noite de autógrafos também será aberta uma exposição com ampliações de tiras publicadas no livro.

Sem personagens fixos e sem limitação de tema, gênero ou formato, Nada Com Coisa Alguma é uma tira totalmente inusitada e experimental. Nela o quadrinista José Aguiar exercita as possibilidades gráficas e narrativas do pequeno espaço de uma tira de humor. Ou seria uma tira séria? Ou nada que possamos rotular? Nas palavras do autor:

Nada_com_coisa_alguma_10“É meu cantinho particular, um lugar onde faço aquilo que não poderia fazer em nenhuma outra HQ. É onde reflito sobre o mundo, sobre mim mesmo, divago, fantasio e me divirto. Sem a obrigação de ser engraçado. Essa motivação da tira também se estendeu ao projeto gráfico do livro. Não faria sentido simplesmente reunir as tiras como se faz num livro convencional do gênero. No espaço do livro, diferente do jornal, eu pude repensá-las e remontá-las. Dar-lhes outro peso e significado. Há tiras que interferem na diagramação de outras, algumas que tem uma ou duas páginas e outras que se espalham por todo o livro. Minha proposta foi a de valorizar não só o conteúdo, mas também o objeto tridimensional, o prazer de folhear a edição. É quase como se um livro de tiras pudesse se tornar uma graphic novel.”

Sobre a obra, o jornalista, crítico e autor de livros teóricos sobre HQ, Paulo Ramos, comenta: “Fazer o bê-a-bá da tira já é difícil. Imagine então extrair delas algo inovador. Tarefa para poucos, para aqueles que, de fato, dominam a arte gráfica. José Aguiar se inclui nesse seleto rol. Em Nada Com Coisa Alguma, há o humor próprio das tiras cômicas. Mas nem sempre: há construções livres, que farão o leitor pensar. Diferencial que se vê também na inovadora disposição visual das tiras. Nem uma, nem duas: muitas delas são geniais. Como seu autor.”

Nada_com_coisa_alguma_5“Já publiquei fanzines, graphic novels, transito pelo teatro com o Cena HQ e agora preparo minha primeira webcomic. Mas meu primeiro trabalho foi publicando tiras e nunca parei de produzí-las. Sempre adorei as dificuldades que o formato impõe ao autor. Nada Com Coisa Alguma nasceu da minha necessidade de encontrar uma maneira de incorporar minhas experiências em outros formatos e fazer uma tira fora do convencional. Fazer coisas que não caberiam, por exemplo, em Folheteen, minha tira mais antiga. Com a publicação do livro Nada Com Coisa Alguma, estou mais que registrando o resultado de quatro anos de trabalho, estou repensando as tiras enquanto formato.”

O livro “Nada Com Coisa Alguma” foi viabilizado através do site de financiamento colaborativo Catarse, com o apoio de 415 pessoas que compraram antecipadamente o livro. Na noite de lançamento ele estará à venda ao público pelo valor de R$ 50,00.

Também serão comercializadas outras obras de Aguiar publicadas pela Quadrinhofilia como Folheteen- direto ao ponto, Vigor Mortis Comics e Reisetagebuch – Uma Viagem ilustrada pela Alemanha, indicado ao Prêmio Jabuti. Após o lançamento a obra estará à venda online em www.lojaquadrinhofilia.com.br.

Nada Com Coisa Alguma
Editora Quadrinhofilia
Autor: José Aguiar
Colorido
132 páginas
21 X 21 cm
R$ 50,00

Lançamento e abertura da exposição Nada Com Coisa Alguma
Data: 24/02/2015 a partir das 19h
Local: Restaurante Menina Zen
Endereço: Rua Itupava 1353, Alto da XV
(41) 3018-5178

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/02/Nada_com_coisa_alguma_11.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/02/Nada_com_coisa_alguma_11-300x300.jpgRenato Lebeauprograme-seJosé Aguiar,Nada Com Coisa Alguma,QuadrinhofiliaQuadrinista José Aguiar lança seu novo livro que reúne sua elogiada série de tiras surreais numa edição especial e limitada A Quadrinhofilia, editora curitibana de quadrinhos, convida a todos para o lançamento de um dos livros mais inusitados do ano. Hoje, terça-feira, 24 de fevereiro, o premiado artista José Aguiar...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe