021

O Instituto Cervantes de São Paulo realiza entre os dias 23 e 28 de março, uma série de atividades voltadas para o universo dos quadrinhos em homenagem ao desenhista e cartunista brasileiro Ziraldo que em dezembro de 2008 recebeu o Prêmio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos, concedido pela Espanha como reconhecimento do “compromisso social” e da “grande repercussão internacional” de sua obra.

“O Quadrinho Iberoamericano: Homenagem a Ziraldo” terá exposição, oficinas, palestra, mesa-redondas e lançamento com sessão de autógrafos e contará com as presenças do cartunista espanhol Javier de Isusi e do argentino NIK

A exposição “O Quixote no Quadrinho Brasileiro”, com quadrinhos inspirados na figura do Quixote dos desenhistas brasileiros Caco Galhardo e Bira Dantas e a palestra do ilustrador, quadrinista, diretor de arte para animação e WAPdesigner, Eloar Guazzelli Filho abrem o evento no dia 23 de março, segunda-feira, às 19h30, no Instituto Cervantes.

011

Oficinas de quadrinhos com os cartunistas Cristian Dzwonik e Javier de Isusi; mesa-redonda conduzida por João Gualberto Costa, Gual, com participações de Ziraldo, do espanhol Javier de Isusi e do argentino NIK e noite de autógrafos com Javier de Isusi integram “O Quadrinho Iberoamericano: Homenagem a Ziraldo”.

Os eventos acontecerão, no Instituto Cervantes e Grande Auditório do Masp e na Livraria HQ Mix, da Praça Roosevelt.

Confira a programação:

PALESTRA ABERTURA
Quadrinhos e redemocratização – a Espanha abre os caminhos
Palestrante: Eloar Guazzelli Filho
Dia: 23 de março de 2009
Horário: às 19h30
Local: Auditório do Instituto Cervantes
Endereço: Av. Paulista, 2439 – Metrô Consolação
Tel. 11 3897-9609

O ilustrador, quadrinista, diretor de arte para animação e WAPdesigner apresenta uma avaliação crítica da importância das histórias em quadrinhos como vetor de abertura política e cultural, a partir das experiências no Brasil, Argentina, Portugal e principalmente na Espanha.

Na sequência, Caco Galhardo e Bira Dantas, desenhistas brasileiros, abrem a mostra de quadrinhos inspirados na figura do Quixote, “O Quixote no Quadrinho Brasileiro”.

031

EXPOSIÇÃO
“O Quixote no Quadrinho Brasileiro”
Caco Gallardo e  Bira Dantas
Data: De 24 a 28 de março de 2009
Horários: terça-feira a sexta-feira, das 8h às 21h e sábados, das 9h às 15h.
Local: Espaço Cultural do Instituto Cervantes
Endereço: Av. Paulista, 2439 – Metrô Consolação
Tel. 11 3897-9609

MESA-REDONDA
O Quadrinho Iberoamericano: Homenagem a Ziraldo
Com Javier de Isusi, NIK e Ziraldo
Mediação: Gualberto Costa
Dia: 24 de março de 2009
Horário: às 20h
Local: Grande Auditório do MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578

Nascido em Minas Gerais,  o pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor Ziraldo começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como o Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas, mas  a fama só começou a vir nos anos 60, após o lançamento da revista A Turma do Pererê. Foi muito ativo durante a ditadura militar, quando participou da fundação do jornal O Pasquim, que não se calava frente às censuras. No fim dos anos 70 passou a se dedicar as publicações infantis, lançando em 1980, um dos seus mais famosos personagens: O Menino Maluquinho.

O jornalista, desenhista, livreiro e ativista dos quadrinhos brasileiros,  João Gualberto Costa, Gual, conduzirá este encontro, no qual, além de Ziraldo, participam o espanhol Javier de Isusi e o argentino NIK.

041

Oficina de quadrinho com NIK
Dia: 25 de março de 2009
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório do Instituto Cervantes
Endereço: Av. Paulista, 2439 – Metrô Consolação
Tel. 11 3897-9609
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

05

Cristian Dzwonik (Buenos Aires, 1971), conhecido como Nik, é criador do Gaturro, e cartunista no jornal argentino La Nación desde os 21 anos.  Atualmente está sendo rodado o filme de Gaturro, com estréia prevista para 2009, assim como um projeto de televisão com a participação do personagem. Nik tem mais de 30 livros publicados e obteve o prêmio SIP (Sociedad Interamericana de Prensa) em três oportunidades e o prêmio Konex de Platino como melhor humorista gráfico da década.

Oficina de quadrinho com Javier de Isusi
Dia: 26 de março de 2009
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório do Instituto Cervantes
Endereço: Av. Paulista, 2439 – Metrô Consolação
Tel. 11 3897-9609
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

Javier de Isusi (Bilbao, 1972) é arquiteto de formação, mas deixou bem cedo esta profissão para dedicar-se a contar e desenhar histórias. Foi finalista em 2003, junto com o argentino Luciano Sarracín, no I Concurso Europeo de Álbum de Cómic, promovido por Glénat, obteve o Premio Al Autor Revelación em 2004 da La Cárcel de Papel e o Segundo Prêmio do XIX Concurso de Cómic de Portugalete em 2005. Viveu em Lisboa e percorreu durante um ano a América do Sul, onde se inspira para a série Los Viajes de Juan Sin Tierra, um tributo ao seu admirado Corto Maltés cujas primeiras entregas foram muito elogiadas e traduzidas para o francês e português.

Javier de Isusi fará noite de autógrafos no dia 27 de março de 2009, às 19h30, na Livraria HQ Mix – Praça Roosevelt, 142, Centro.

Renato Lebeauprograme-seBira Dantas,Caco Galhardo,Cristian Dzwonik,Eloar Guazzelli Filho,Gaturro,Gual,Instituto Cervantes,Javier de Isusi,João Gualberto Costa,Masp,Nik,Prêmio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos,Quixote,ZiraldoO Instituto Cervantes de São Paulo realiza entre os dias 23 e 28 de março, uma série de atividades voltadas para o universo dos quadrinhos em homenagem ao desenhista e cartunista brasileiro Ziraldo que em dezembro de 2008 recebeu o Prêmio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos, concedido pela Espanha...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe