OCAlfredoVolpi_Foto-ToninhoFernandes (2)Evento faz parte do Programa Oficinas Interativas, que utiliza enquetes on line para definir temas de interesse do público nas cidades atendidas pelas 22 Oficinas Culturais do Estado

A Oficina Cultural Alfredo Volpi – unidade da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – promove no dia 10 de dezembro a palestra “Games & Animação, Um Panorama Introdutório”, com o artista digital e produtor de games, Luís Carlos Petry. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas no site das Oficinas Culturais até dia 9.

O evento faz parte do Programa Oficinas Interativas, que tem como objetivo estimular e ampliar a participação popular na definição da programação das Oficinas Culturais, particularmente em atividades como seminários e debates, por meio de um mecanismo interativo de escolha dos temas via web. As atividades também serão gravadas e publicadas no canal do YouTube da Oficinas Culturais.

De relevância crescente no mundo contemporâneo, os games permitem aos jogadores experiências altamente diversificadas em vários campos: entretenimento, treinamento, educação etc. Nesse universo, uma atividade artística ocupa um lugar de destaque: a animação, que está presente em todos os aspectos de um jogo.

JogoTheLastofUs2013_Divulgacao_altaNa palestra, Luís Carlos Petry apresentará uma síntese panorâmica das potencialidades dos games no mundo atual, a partir da perspectiva da animação e da interatividade, enfocando: as origens da animação para a produção fílmica, do entretenimento e a sua superlativização dentro dos games; a importância da animação e dos games dentro da cultura contemporânea, situando exemplos considerados hoje clássicos e norteadores, como Hanna Barbera e Lucas-Pixar; as relações entre a emergente indústria e a comunidade de usuários que se tornaram mais do que consumidores, mas produtores de conteúdo (os chamados prossumers); os conceitos básicos de animação que são incorporados na produção de games e a sua transformação dentro das metodologias de produção.

Questões teóricas e técnicas serão exemplificadas a partir de dois jogos consagrados: The Last of Us e Beyond. Também serão apresentados o engine de games Unity 3D e os engines da EPIC Games – UDK e Unreal 4 – que são centrados na atividade dos artistas de games e possuem uma sistemática voltada para a produção artística. O encontro ainda fornecerá uma bibliografia de base para os interessados em saber mais e será finalizado com um discussão sobre as tendências atuais da animação para games e suas potencialidades para a produção de peças educacionais, culturais e científicas.

LuisCarlosPetry2_Divulgacao_mediaFilósofo, artista digital, pesquisador e produtor de games, Luís Carlos Petry é professor no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Na mesma universidade, criou o projeto do Curso de Jogos e atua no NuPHG (Núcleo de Pesquisa em Hipermídia e Games). É membro atuante no corpo científico do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games), tendo sido o Chair do Consórcio Doutoral de 2013. É consultor para games e hipermídia da Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal. Participou com games artístico-acadêmicos nas Bienais de Cerveira de 2009 (Ópera Quântica AlletSator 4.5) e 2011 (Labirinto Artístico-Filosófico); participou da equipe que recebeu o “4t Premi Internacional Ciutat de Vinaròs de Literatura Digital” em 2009 com o poema animado “Poemas no meio do caminho”. Mantém a página de pesquisa wwww.topofilosofia.net e sua página nerd no Facebook.

PALESTRA: GAMES & ANIMAÇÃO, UM PANORAMA INTRODUTÓRIO
Palestrante: Luís Carlos Petry
Quando: 10/12 – quarta-feira – 19h às 22h
Inscrições: até 9/12 no site
Seleção: primeiros inscritos no site das Oficinas Culturais.
20 vagas
Gratuito

Oficina Cultural Alfredo Volpi
Coordenadora: Maria Gabriela Barros
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – Cep: 08210-090
Contato: (11) 2205-5180 | [email protected]
Funcionamento: Segunda a Quinta-Feira das 13 às 22h / Sexta-feira das 9h às 18h / Sábado das 10h às 18h
Site: www.oficinasculturais.org.br

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/12/JogoTheLastofUs2013_Divulgacao_alta-1024x625.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/12/JogoTheLastofUs2013_Divulgacao_alta-300x300.jpgRenato Lebeauprograme-seanimação,games,Luís Carlos Petry,Oficina Cultural Alfredo VolpiEvento faz parte do Programa Oficinas Interativas, que utiliza enquetes on line para definir temas de interesse do público nas cidades atendidas pelas 22 Oficinas Culturais do Estado A Oficina Cultural Alfredo Volpi – unidade da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe