Visto no HQ Maniacs

Os fãs de histórias em quadrinhos contam com uma programação especial na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 31 de outubro a 16 de novembro.

Trata-se do III Mutação na Feira – HQs, Zines e Outras Histórias, que reúne profissionais conhecidos nacionalmente e jovens quadrinistas gaúchos nos dias 8 e 9 de novembro na Casa do Pensamento (Armazém A1 do Cais do Porto – Área Infantil e Juvenil).

Especialmente para a Feira do Livro foi criada a revista Mutação, que traz trabalhos da nova geração de quadrinistas gaúchos e artigos relacionados com a produção e a leitura de HQs.

A revista será produzida pela Câmara Rio-Grandense do Livro, em parceria com a editora Escala Educacional.

Os gaúchos Daniel HDR, Eduardo Müller, Marcelo Tomazi e o paulista Francisco Vilachã, coordenador da coleção Literatura Brasileira em Quadrinhos, da editora Escala Educacional, são alguns dos quadrinistas que terão trabalhos publicados.

O conteúdo é integrado por um fanzine e três contos, dentre os quais a adaptação de Vilachã do conto Idéias do Canário, de Machado de Assis.
Além disso, haverá conteúdo voltado para os fãs de HQs, como artigos, tirinhas, dicas de leitura e de onde encontrar bons quadrinhos em Porto Alegre e na internet. Escolas da rede pública receberão exemplares da revista gratuitamente, reforçando a proposta do uso de HQ para formação de novos leitores. A publicação será distribuída, também, aos participantes do ciclo Mutação na Feira.

Palestras, oficinas, exposição de HQs e personagens e desfile de cosplayers também integram o evento.

No primeiro dia, os destaques são Marcatti, que quadrinizou A Relíquia, de Eça de Queiroz, e Rafael Grampá, vencedor do Prêmio Eisner, que participam de bate-papos às 15 e às 17 horas, respectivamente. Entre outros convidados do dia 8 estão Daniel HDR com a palestra Produção de HQ na Escola, e Rosana Rios, autora do livro HQ: Quando a Ficção Invade a Realidade. No dia 9, os destaques são a palestra HQ e Ilustração, com Gonzalo Cárcamo, e bate-papo com Ziraldo e Santiago.

O Conselho Jedi do Rio Grande do Sul participa da programação dos dois dias do evento, com exibição de filmes, fanfilms, entrevistas, desenhos e slide show, além de uma palestra sobre a história do sabre de luz.

Confira a programação:

8 de novembro:
– 9 às 13 horas: Conselho Jedi do RS – exibição de filmes, fanfilms, entrevistas, desenhos e slide show
– 14 horas: Diálogo com Tex Willer: a Mesma História, Nunca Antes Contada. Com Romir Rodrigues
– 15 horas: Bate-papo com Marcatti
– 16 horas: Produção de HQ na escola – Daniel HDR
– 17 horas: Bate-papo com Rafael Grampá
– 18 horas: Clássicos da Literatura Brasileira em Quadrinhos, com Francisco Vilachã
– 19 horas: HQ: Quando a Ficção Invade a Realidade, com Rosana Rios
– 20 horas: Bate-papo com Marcos Pinto

9 de novembro:
– 9 às 13 horas: Conselho Jedi do RS – exibição de filmes, fanfilms, entrevistas, desenhos e slide show
– 14 às 16 horas: Oficina de fanzine com Alex Doeppre, Denilson Reis e Marcelo Tomazi
– 16 horas: O ilustrador na Contemporaneidade – Bate-papo com Eduardo Müller
– 17 horas: HQ e ilustração – Bate-papo com Gonzalo Cárcamo
– 18 horas: Bate-papo com Ziraldo e Santiago
– 20 horas: Educação: Propostas e Metodologias – Bate-papo com Christian Arnold e Marcelo Tomazi

Visto no HQ Maniacs

Renato Lebeauprograme-seFeira do Livro,HQs,Mutação na Feira,ZinesVisto no HQ Maniacs Os fãs de histórias em quadrinhos contam com uma programação especial na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 31 de outubro a 16 de novembro. Trata-se do III Mutação na Feira - HQs, Zines e Outras Histórias, que reúne profissionais conhecidos nacionalmente e...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe