limites-do-humor-gibiteca-de-santos-1As charges e caricaturas incomodam e geram amor e ódio. O debate ‘Liberdade de Expressão e Os Limites do Humor’ reúne os pesquisadores Dani Marino e Gazy Andraus e o cartunista Oswaldo da Costa para um bate papo e reflexões sobre a forma e repercussão do desenho de humor na sociedade. O evento acontece no dia 20 de agosto, a partir das 17h na Gibiteca Marcel Rodrigues Paes – Posto 5 com entrada gratuita.

Para a idealizadora do evento, Dani Marino, “a proposta é apresentar alguns pontos de vista sobre a liberdade de expressão no mundo dos quadrinhos e do desenho de humor, tudo a partir do atentado terrorista ao Charlie Hebdo”. O objetivo do debate ainda passa pelo estudo acadêmico do assunto, já que os participantes responderão um pequeno questionário, “precisamos identificar se após a exposição dos pontos de vista dos debatedores a opinião do leitor pode mudar ou não”, completa Marino.

Dani Marino é pesquisadora de histórias em quadrinhos e mestranda em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP, onde também participa do Observatório de Histórias em Quadrinhos. Pesquisadora da ASPAS – Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial -, colaboradora dos sites Quadro-a-Quadro e Iluminerds.

Gazy Andraus é autor e pesquisador de histórias em quadrinhos. Produziu diversos fanzines e HQs, especialmente no que convencionou-se chamar de ‘quadrinhos poético-filosóficos’. Na área de pesquisa, publicou diversos livros e capítulos sobre quadrinhos. Foi vencedor do 19º Troféu HQ Mix na categoria de “melhor tese de doutorado” por sua pesquisa ‘As histórias em quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário’, defendida na Universidade de São Paulo.

DaCostaOsvaldo DaCosta é ilustrador, desenhista de humor, professor universitário e Mestre em Comunicação na Universidade São Caetano do Sul – USCS. Como professor, atualmente leciona no curso de Produção Multimídia na UNISANTA (Santos-SP). É membro do SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil. Já participou de inúmeros Salões de Humor, como o de Piracicaba, Muestra de Humor Gráfico de Valência (Espanha), PortoCartoon World Festival (Portugal), premiado em muitos deles. É organizador do Sketchcrawl Santos, maratona de desenhos que acontece na cidade desde 2009, publicou o livro O Berro da Ovelha Negra, sobre o jornal de São Caetano que foi protagonista no combate na Ditadura Militar durante a década de 70.

A Gibiteca Marcel Rodrigues Paes – Posto 5, equipamento da Secretaria de Cultura de Santos, fica na orla do Boqueirão, em Santos. Mais informações pelo telefone (13) 3288-1300.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/08/limites-do-humor-gibiteca-de-santos.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/08/limites-do-humor-gibiteca-de-santos-300x300.jpgRenato Lebeauprograme-seDani Marino,gazy andraus,Gibiteca de Santos,Gibiteca Marcel Rodrigues Paes,Oswaldo da CostaAs charges e caricaturas incomodam e geram amor e ódio. O debate ‘Liberdade de Expressão e Os Limites do Humor’ reúne os pesquisadores Dani Marino e Gazy Andraus e o cartunista Oswaldo da Costa para um bate papo e reflexões sobre a forma e repercussão do desenho de humor...IMPULSO HQ é um site que se propõe a discutir histórias em quadrinhos e assuntos derivados como cinema, games e cultura pop em geral.