workshop_hq_ale_nagado

Atendendo a pedidos, o Instituto Cláudio Ayabe irá oferecer uma nova workshop de roteiro para quadrinhos com o autor Alexandre Nagado. A que foi realizada em 20 de junho esgotou suas vagas dois dias antes, com algumas pessoas à espera de nova data, que já foi definida.

A atividade é parte do evento “Feriado Útil”, uma maratona de workshops voltados à cultura e aprimoramento pessoal que o instituto vai oferecer, a preços acessíveis e para grupos reduzidos (15 a 25 pessoas), no feriado paulista de 9 de julho.

Com diversos trabalhos de HQ publicados tanto na área editorial (Street Fighter, Heróis da TV, Jaspion, Mangá Tropical) quanto institucional (Gov. do Estado de SP, Votorantim, Santander Banespa, Projeto Tietê), Nagado também é autor do Almanaque da Cultura Pop Japonesa (Ed. Via Lettera), uma compilação de materias que escreveu sobre mangá, animê e heróis japoneses.

Abaixo seguem as informações sobre o workshop:


Workshop de roteiro para quadrinhos

OBJETIVO

A arte de contar bem uma história, seja para quadrinhos ou qualquer outra mídia (como o teatro e o cinema), passa pela organização de idéias e criação de personagens. Nesta workshop, o aluno vai descobrir que contar bem uma história envolve disciplina e lógica, aliadas à liberdade criativa. E que existem conceitos que são comuns tanto aos quadrinhos ocidentais quanto aos mangás, os quadrinhos japoneses. Já quando o assunto é criação sob encomenda e comunicação institucional, a clareza da narrativa, tão importante para tornar a leitura agradável, faz uma história em quadrinhos se tornar uma importante ferramenta de comunicação de idéias e valores.A workshop vai abordar técnicas de roteirização para que o aluno entenda o briefing, plot, script, lay-out e storytelling. Tudo para começar a contar bem uma história ou transmitir uma mensagem.

FACILITADOR

Alexandre Nagado – Profissional da área de história em quadrinhos e ilustração há 20 anos, possui trabalhos publicados nas editoras Abril, EBAL, Escala, Trama e Via Lettera. Na área de quadrinhos institucionais, produziu histórias para o Governo do Estado de São Paulo (Projeto Tietê e DAEE – Depto. de Águas e Energia Elétrica), Pão de Açúcar, Santander Banespa, Votorantim, ABB, Fidelity Processadora e Serviços, Revista Paróquias e diversos outros clientes. Em 2008, visitou o Japão a convite do Ministério de Assuntos Estrangeiros daquele país como participante do programa de intercâmbio Jovens Líderes.

Site do autor: www.nagado.com

DIA/ HORÁRIO
09/07/2009 (quinta-feira, feriado em SP) – das 9h00 às 12h30

LOCAL
Instituto Cláudio Ayabe
Endereço: Alameda dos Guatás, 231 – perto da estação Praça da Árvore do metrô.
Tels.: (11) 2772-6213 e (11) 5589-8574

IDADE MÍNIMA
14 anos

Vagas limitadas – As reservas devem ser feitas com antecedência e o aluno deve chegar ao menos 10 minutos antes do início da atividade.

INVESTIMENTO
– Inscrição individual – R$ 45,00
– Inscrição em dupla – R$ 38,00 (cada um)

Inscrições e informações: www.ayabe.com.br

Renato Lebeauprograme-seAlexandre Nagado,Cláudio Ayabe,HQ,mangá,roteiroAtendendo a pedidos, o Instituto Cláudio Ayabe irá oferecer uma nova workshop de roteiro para quadrinhos com o autor Alexandre Nagado. A que foi realizada em 20 de junho esgotou suas vagas dois dias antes, com algumas pessoas à espera de nova data, que já foi definida. A atividade é...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe