A mostra pode ser conferida de quarta a sábado e tem agenda aberta para grupos e escolas

Vista por mais de 18 mil pessoas desde que entrou em cartaz, em outubro passado, a exposição Os Planetas do Ziraldo foi prorrogada e poderá ser conferida até 11 de maio na Casa Melhoramentos. Boa notícia também para grupos e escolas, a agenda para visitas será reaberta.

Baseada no fascínio do cartunista pelo Universo, a mostra tem curadoria da cineasta e dramaturga Daniela Thomas, filha de Ziraldo, e da produtora e fotógrafa Adriana Lins. O encantamento do escritor por planetas, estrelas e galáxias resultou, ao longo dos anos, em várias obras, como a recente coleção Os Meninos dos Planetas e, ainda, Flicts, O Planeta Lilás e O Pequeno Planeta Perdido – todas publicadas pela Editora Melhoramentos e retratadas na exposição.
Flicts, que completa 50 anos em 2019 e fala sobre a cor da Lua, surgiu na época da corrida espacial. A obra tem destaque na mostra devido a uma história curiosa: quando o astronauta Neil Armstrong visitou o Rio de Janeiro, Ziraldo providenciou uma versão do livro em inglês. Após ler a obra, Armstrong reconheceu: “The Moon is Flicts”.

O bilhete escrito por Armstrong a Ziraldo está na exposição, assim como os rascunhos do escritor. “Podemos ver todo o processo criativo, com originais e rabiscos, como ele constrói a história. É um processo que meu pai sempre guardou a sete chaves, mas nessa exposição permitimos que isso seja mostrado”, explica Daniela.

Ao preparar a montagem do espaço, Daniela atendeu às recomendações do cartunista: “Meu pai não é muito fã de exposições interativas ou virtuais, mas de certa forma criamos uma sensação de 3D com os visitantes podendo passear em diferentes planos da exposição, dando a sensação de uma viagem tridimensional entre as galáxias”, ilustra Daniela. Todas as janelas da mostra receberam uma impressão do cosmos Ziraldiano para imersão dos visitantes.
Confira a programação do Educativo Os Planetas do Ziraldo – Abril – sábados às 15h e 16h

20 de abril, sábado

15h – O livro como narrativa: Esculturas de Papel – com Sandro Bueno
A oficina convida a experimentar novos significados para o uso dos livros. Os participantes criam esculturas de papel que podem interagir com imagens e cores presentes nos livros da série “Os Meninos dos Planetas”, de Ziraldo, criando novos cenários e histórias.
Duração: máx. 60 min
Quantidade: 20 pessoas
Público-alvo: acima de 8 anos

16h – Pequeno Planeta Perdido – com Eloísa Arruda
Contação de história baseada no livro “O pequeno planeta perdido”, com cenário feito a partir de objetos do cotidiano. A experiência convida o público a pensar sobre empatia e reciprocidade.
Indicação etária: A partir dos 5 anos
Duração: 60 minutos
Quantidade de vagas: livre

27 de abril, sábado

15h – Cosmo Sonoro – com Sandro Bueno
Se há habitantes nos planetas do nosso sistema solar, como deve ser o ambiente sonoro desses corpos celestes? Há barulho de carros, construções ou pessoas falando? Cosmo Sonoro irá trazer a criatividade à tona e levar o público a uma viagem pelo mundo de sons imaginários e possíveis que os seres desses planetas possam nos propiciar.
Indicação etária: a partir de 10 anos
Duração: 60 minutos
Quantidade de vagas: 20

16h – O Céu que eu vejo – com Mainá Santana
Plêiades, Alfa Centauri, Cassiopeia, Três Marias… Você já parou para pensar sobre o porquê dos nomes das estrelas e constelações que olhamos no céu? E será que elas sempre tiveram esses nomes? Olhar para o céu é olhar para o passado e, nessa viagem, vamos descobrir um pouco de outras culturas a fim de criar nosso próprio mapa estelar.
Indicação etária: a partir de 6 anos
Duração: 60 minutos
Quantidade de vagas: 16

Agendamentos de escolas e grupos para a exposição devem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3874-0913, de segunda a sexta, das 10h às 17h.

Exposição Os Planetas do Ziraldo
Quarta a sábado, das 9h às 20h, inclusive nos feriados de 19 de abril (Páscoa) e 1º de maio (Dia do Trabalho). Entrada permitida até 19h e sujeita à capacidade do evento.

Casa Melhoramentos
Endereço: Rua Tito, 479 – Vila Romana – São Paulo – SP.
Entrada franca.

Exposição “Os Planetas do Ziraldo” é prorrogada até 11 de maiohttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/04/planetas-do-ziraldo-melhoramentos.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/04/planetas-do-ziraldo-melhoramentos-150x150.jpgRenato Lebeauagendaprograme-seMelhoramentos,Os Planetas do Ziraldo,ZiraldoFacebook Twitter Instagram Youtube A mostra pode ser conferida de quarta a sábado e tem agenda aberta para grupos e escolas Vista por mais de 18 mil pessoas desde que entrou em cartaz, em outubro passado, a exposição Os Planetas do Ziraldo foi prorrogada e poderá ser conferida até 11 de maio na Casa...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe