Visto no Universo Fantástico

Algumas páginas dos quadrinhos Fabulas Panicas, criados pelo chileno radicado na França, Alejandro Jodorowsky, na segunda metade dos anos de 1960, estão expostos em São Paulo.

Os trabalhos constam da mostra A Era da divergência – Arte e cultura visual no México 1968 – 1997, em cartaz na Estação Pinacoteca.

O trabalho tem uma atração especial: apresenta Jodorowsky como artista, uma característica que se perdeu nos trabalhos que o consagraram – como a série Incal (lançada pela Devir no Brasil).

A série de HQs, cada uma com a dimensão de uma página de revista, foi criada entre 1967 e 1969 para o suplemento cultural semanal do jornal El Heraldo de México.

Na época, os primeiros jornais em cores estavam chegando àquele país.

A temática da série já adiantava algumas características do trabalho posterior de Jodorowsky, especialmente pela mistura de reflexões pessoais, psicanálise e budismo. Segundo a curadoria da mostra, a arte tinha toques da fantasia das HQs francesas.

Além das tiras expostas na parede, a exposição também conta com uma cópia do álbum mexicano Fabulas Panicas, que republicou a série na íntegra, para consulta dos visitantes.

A Era da divergência – Arte e cultura visual no México 1968 – 1997 também apresenta trechos de filmes de Jodorowsky (que tiveram retrospectiva recentemente), além de um apanhado precioso da arte mexicana do período.

A exposição fica em cartaz até 16 de novembro.

A Estação Pinacoteca fica no Largo General Osório, 66, a poucos quarteirões da Estação da Luz, em São Paulo – SP.

Visto no Universo Fantástico

Renato Lebeauprograme-seAlejandro Jodorowsky,Devir,El Heraldo,Era da divergência,PinacotecaVisto no Universo Fantástico Algumas páginas dos quadrinhos Fabulas Panicas, criados pelo chileno radicado na França, Alejandro Jodorowsky, na segunda metade dos anos de 1960, estão expostos em São Paulo. Os trabalhos constam da mostra A Era da divergência - Arte e cultura visual no México 1968 - 1997, em cartaz...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe