O SESC Pompéia apresenta programação gratuita de férias, com destaque para o HQ Férias e entrega do Oscar dos quadrinhos na 20ª edição do evento.

A exposição História dos Quadrinhos no Brasil, que abre dia 5 de julho, no SESC Pompéia, com curadoria da dupla JAL e Gualberto Costa, a exposição tem a proposta de mostrar, em 20 painéis, os ícones e principais acontecimentos de Agostini até os dias atuais.

A idéia é traçar a história dos quadrinhos brasileiros, desde 1869 (quando foi publicada a primeira no Brasil, As Aventuras de Nhô Quim, de Agostini, também uma das primeiras do mundo) até os dias atuais, e seus grandes ícones, como Ziraldo, Maurício de Sousa, Angeli, J. Carlos, Henfil e Péricles, entre outros.

Haverá ambientação no local com os personagens que fazem parte desse histórico, que vai do gênero infantil ao adulto. Depois, no dia 23 será entregue o Oscar dos quadrinhos, o Troféu HQMIX.

Nas férias de julho, o SESC Pompéia apresenta a programação especial HQ FÉRIAS, formada por uma exposição contando a “História dos Quadrinhos no Brasil”, exibição de filmes de desenhos animados (“Cine Teatro HQ”), além de espetáculos de teatro de animação e narração de histórias. Para os espetáculos infantis e exibição de filmes é necessária a retirada de ingressos na Bilheteria da Unidade com 1 hora de antecedência.

EXPOSIÇÃO – A História dos Quadrinhos no Brasil
De 05/07 a 03/08. Terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 19h.
Área de Convivência. Grátis.

“O Brasil é pioneiro na publicação de Histórias em Quadrinhos. Em 30 de janeiro de 1869, Angelo Agostini publicou ‘As Aventuras de Nhô Quim’, em capítulos semanais na revista Vida Fluminense”, comenta Jal, completando que “desde então grandes desenhistas nacionais desenvolveram incríveis personagens que invadiram corações e mentes de milhares de leitores”.

Abaixo segue a programação completa:

VÍDEO – Cine Teatro HQ
De 05/07 a 03/08. Sábados, domingos e feriado, às 11h, 15h e 17h.
Na Área de Convivência. Retirada de ingressos meia hora antes de cada exibição. Grátis.

Programação de desenhos animados de sucesso e inéditos com personagens de quadrinhos brasileiros, como as tiras animadas, produzidas por Daniel Messias com personagens dos desenhistas Laerte, Angeli, Glauco, Caco Galhardo e Adão; seleção de animações de curtas da ABCA- Associação Brasileira dos Animadores; os longas “Wood e Stock – Sexo, Orégano e Rock’n’roll”, de Otto Guerra, com personagens de Angeli; “Rock e Hudson”, de Otto Guerra, com personagens de Adão Iturusgarai; e “Cinegibi”, “Uma Aventura no Tempo”, e os curtas inéditos do personagem Horácio, de Mauricio de Sousa, Princesas do Mar de Fabio Yabu entre outros curtas de animação brasileira. Ambientação de cinema e bar com proposta interativa ao público presente.

ESPETÁCULOS DE TEATRO DE ANIMAÇÃO

Peça As Aventuras de Nicolau
– com Cia Polichinelo Teatro de Bonecos
Personagem criado pelo cartunista Lucas Lima
Dias 8, 10 e 11 de julho, terça, quinta e sexta, às 11h e às 14h.
Área de Convivência

Personagem criado pelo cartunista Lucas Lima, de Araraquara/SP, Nicolau é um menino com uma imaginação muito fértil, construída pelo convívio familiar, na escola e com amigos de personalidades diversas. Possui, ainda, uma grande habilidade para entrar e sair de confusões. A montagem deste espetáculo respeita a plástica do HQ, colocando em cena uma apresentação apurada e fiel às tiras originais criadas pelo cartunista. Com a Cia Polichinelo Teatro de Bonecos, de Araraquara/SP. É necessária a retirada de ingressos na bilheteria da unidade com uma hora de antecedência, limitado a um ingresso por pessoa. Grátis.

Peça Teatro Imaginário – Cia de Teatro MeViTeVendo
Dias 15 e 16 de julho, terça e quarta, às 11h e às 14h.
Área de Convivência

Num lugar bem longe, há muitos e muitos anos, existia um castelo abandonado, onde viviam dois bufões solitários. Contam que quando o vento da guerra soprou, o rei e a rainha fugiram, deixando para trás aqueles que lhes trouxeram tanta alegria. Mas os bufões gostavam de acreditar que um dia os reis voltariam para buscá-los. E, assim, construíram um universo feito quintal mágico, cheio de surpresas e encantos. Teatro Imaginário é um trabalho de animação e experimentação cênica com escrita contemporânea, mesclando atores, máscaras, realidade e fantasia. Com a Cia de Teatro MeViTeVendo. É necessária a retirada de ingressos na bilheteria da unidade com uma hora de antecedência, limitado a um ingresso por pessoa. Grátis.

Peça O Valente Filho da Burra – Cia Articularte
Dias 17 e 18 de julho, quinta e sexta, às 11h e às 14h.
Área de Convivência

O Valente Filho da Burra é um tipo de gigante que foi amamentado por uma burra após a morte de seus pais. O espetáculo baseia-se no conto de mesmo nome de autoria de Câmara Cascudo. Trata-se de uma apresentação mágica e fantasiosa, que utiliza as técnicas do teatro de sombras e de manipulação indireta, feita com varas. Com a Cia Articularte. É necessária a retirada de ingressos na bilheteria da unidade com uma hora de antecedência, limitado a um ingresso por pessoa. Grátis.

Peça As aventuras de Urashima Taro – Cia Pé no Canto
Direção de André Capuano. Com a Cia Pé no Canto
Dias 22 e 23 de julho, terça e quarta, às 11h e às 14h
Área de Convivência

Baseada em um conto do folclores japonês, livremente adaptado pelo dramaturgo Paulo Rogério Lopes, esta história conta como, após uma fracassada pescaria, o pequeno Urashima Taro salva a vida de uma tartaruga, sem saber que este gesto mudaria para sempre a sua vida. Este espetáculo foi produzido em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Direção de André Capuano. Com a Cia Pé no Canto. É necessária a retirada de ingressos na bilheteria da unidade com uma hora de antecedência, limitado a um ingresso por pessoa. Grátis.

Peça Sítio dos Objetos –
Com Mariza Basso Teatro de Formas Animadas, Bauru/SP
Dias 24 e 25 de julho, quinta e sexta, às 11h e às 14h
Área de Convivência

Solitário, o caipira só tem os animais de seu sítio como companheiros: o cavalo chucro que se recusa a puxar a carroça, o cão Perrito que vive a pular sobre o seu dono, os pássaros que comem todas as sementes e a lagarta que come a plantação. Mas, no final da história, este conflito entre o Homem e a Natureza produz bons resultados. Os atores utilizam-se da técnica do teatro de bonecos para contar esta engraçada história. Com Mariza Basso Teatro de Formas Animadas, da cidade de Bauru/ SP. É necessária a retirada de ingressos na bilheteria da unidade com uma hora de antecedência, limitado a um ingresso por pessoa. Grátis.

SHOW – Troféu HQMIX
Dia 23 de julho, quarta, às 20h.

Entrega do vigésimo Troféu HQMIX, “o Oscar dos quadrinhos”, segundo seus criadores, os cartunistas JAL e Gualberto Costa. Trata-se do maior prêmio da América Latina para os melhores lançamentos de quadrinhos e de humor gráfico de 2007, em votação nacional, pela Associação dos Cartunistas do Brasil. Apresentação de Serginho Groisman e banda do programa Altas Horas, com a presença de desenhistas de todo o país. Retirada de ingresso no dia do evento nas bilheterias do SESC. Teatro. Grátis.

A 20ª edição do evento comprova seu histórico de sucesso. Reconhecido internacionalmente como um dos principais no mundo, realizou votação durante maio passado, após as indicações da Comissão de Organização capitaneada pela Associação dos Cartunistas do Brasil-ACB e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil – IMAG.

São cerca de 1.200 profissionais da área que votam nos 45 itens, escolhendo os melhores do ano que passou. A auditoria é feita pelo Dr. Edwin Ferreira Britto, do Tribunal de Ética da OAB. Neste ano a presidência do evento é da professora e escritora Sonia Bibe Luyten. Além dos criadores do prêmio, Jal e Gualberto Costa, já presidiram o evento Orlando Pedroso e Zélio Alves Pinto.

A cada ano os itens sofrem alguma modificação por conta do surgimento de novas plataformas de mercado e para isso foram formadas comissões de estudo. São 20 anos, iniciados no programa TV MIX(1988), da TV Gazeta em São Paulo, apresentado por Serginho Groisman, com a participação de Jal e Gual.

Jal é presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil-ACB e Gualberto é presidente do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil – IMAG. Juntos, trabalharam como editores, curadores de diversas exposições nacionais e internacionais. Escreveram ‘A história do futebol através do cartum’ e produziram documentários para a TV SESC e TV Cultura.

Homenagem a Cláudio Seto e desenhistas de mangá – Em pleno ano em que se comemoram os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, a figura que irá se transformar em troféu é o personagem SAMURAI, de Cláudio Seto. O sucesso do personagem nos anos 70, desenhado no clássico estilo mangá, foi o motivo da escolha. Como nos anos anteriores, a estatueta será esculpida pelo artista Olintho Tahara e se juntará à galeria de homenagens a Horácio (Mauricio de Sousa), Pererê (Ziraldo), Rê Bordosa (Angeli), Piratas do Tietê (Laerte), Amigo da Onça (Péricles), Sig (Jaguar), Madame e seu cachorro (Fortuna), Zeferino/Orelana e Graúna (Henfil), Lamparina (J.Carlos), Kactus Kid (Canini), Reco-Reco, Bolão e Azeitona (Luiz Sá) e Garra Cinzenta (Renato Silva).

Teatro do SESC POMPÉIA
Rua Clélia, 93. Telefone – 3871-7700
Para informações sobre outras programações, ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br

Renato Lebeauprograme-seGualberto Costa,JAL,Oscar dos quadrinhos,SESC Pompéia,Troféu HQMIXO SESC Pompéia apresenta programação gratuita de férias, com destaque para o HQ Férias e entrega do Oscar dos quadrinhos na 20ª edição do evento. A exposição História dos Quadrinhos no Brasil, que abre dia 5 de julho, no SESC Pompéia, com curadoria da dupla JAL e Gualberto Costa, a...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe