exposição-AMELY-Pryscila-VieiraAmely, uma das raras personagens desenhadas por uma mulher cartunista no Brasil, está completando 10 anos em 2015. Para comemorar a data, a cartunista Pryscila Vieira produziu uma exposição itinerante. A primeira, aconteceu na Gibiteca de Curitiba (julho até setembro). Agora é a vez da cidade de São Paulo receber a Amely.

amely-Pryscila-Vieira-crédito-Pablo-Contreras
Foto de Pablo Contreras

A exposição será inaugurada na única galeria de ilustrações do Brasil, a Ornitorrinco, no dia 18 de novembro, às 20h, onde ficará até janeiro de 2016. A mostra tem 60 tirinhas publicadas nos maiores jornais do país ao longo dessa década. Todas são impressas em azulejos emoldurados.

O destaque fica por conta de esculturas da personagem (30 cm de altura cada), esculpidas pela própria autora. Uma das bonecas é a «Amely em luto», vestida de preto, entristecida pelos cartunistas mortos no atentado contra o jornal Charlie Hebdo.

Na mesma data, acontecerá o pré-lançamento do livro em comemoração aos dez anos da boneca Amely, prefaciado por Ziraldo, fã incondicional da boneca.

Amely é uma boneca inflável encomendada através de um site mundial de vendas, que chega à casa de seu comprador com dois “defeitos” de fabricação: ela pensa e fala, como toda mulher de verdade. Então, Amely torna-se uma mulher real, com vontade própria, apesar de seus compradores não esperarem nada dela além do que um objeto sexual pode oferecer.

amely-Pryscila-VieiraHá outro personagem, José Ronaldo (Zero), interpretando o comprador da real doll Amely. Ele resolve adquiri-la porque simplesmente cansou de conviver com mulheres do mundo real. Ele planeja que sua compra traga a mulher que, para ele, seria perfeita: a que não tentará julgá-lo. E tudo isso por um preço módico… mas a solução para seu problema dura pouco, pois Amely recusa-se a ser um mero objeto. Ela quer ser seduzida, quer preliminares, atenção, amor e carinho… como toda mulher de verdade.

Os cartoons de Amely tratam dos sentimentos de alguém que não esperamos que os tenha, muito menos que os expresse tão veementemente. E num mundo em que a lógica dos relacionamentos só difere pelo endereço, muitos leitores deparam-se com situações semelhantes às dos quadrinhos. Amely faz comédia com a tragédia da vida das mulheres.

Confira a entrevista que o Impulso HQ fez com a cartunista em 2009 falando sobre a criação e processo de produção das tiras de Amely, clicando aqui.

Para mais informações, acesse www.amelyreal.com.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/11/exposição-AMELY-Pryscila-Vieira-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/11/exposição-AMELY-Pryscila-Vieira-1-300x300.jpgRenato Lebeauprograme-seAmely,Ornitorrinco,Pryscila VieiraAmely, uma das raras personagens desenhadas por uma mulher cartunista no Brasil, está completando 10 anos em 2015. Para comemorar a data, a cartunista Pryscila Vieira produziu uma exposição itinerante. A primeira, aconteceu na Gibiteca de Curitiba (julho até setembro). Agora é a vez da cidade de São Paulo...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe